Indianos, casamento e afins.

Indian Family - Man, Woman and Child - Vintage Print

A inspiração para escrever este post veio durante o meu horário de trabalho, quando uma colega japonesa insistia para que uma amiga indiana trouxesse seu marido para o workshop de salsa (!) que nossa empresa estará promovendo. A indiana, coitada, tentou de todas as formas explicar que esse tipo de atividade não rola, mas a japonesa não entendia e ainda disse: – Você deve tentar mudá-lo aos poucos. Se não, você vai acabar sempre só dentro de casa!

salsa

A indiana, desolada, apenas disse que ia tentar mudar o marido aos poucos, só para encerrar a conversa, mas virou para mim e disse: – Aaai…eles nunca vão entender!

Sim, dependendo da pessoa, nunca vai entender mesmo, seja ela do Japão, do Brasil ou da Antártida.

Japoneses e indianos têm uma visão completamente diferente do que é casamento e vida a dois, por mais que compartilhem algumas semelhanças. Portanto, por mais que você explique, dificilmente eles irão entender ou aceitar.

Na verdade, acredito que no caso dos brasileiros, a visão de casamento e vida a dois seja completamente diferente da indiana.

Big_Bollywood_w5810casamento

Não é a minha praia e nem quero bancar a conselheira amorosa para casos indo-brasileiros, mas se você pretende levar adiante o seu relacionamento com o príncipe indiano que surgiu na sua vida, considere alguns dos pontos que citarei abaixo.

No Brasil, as pessoas se casam mais tarde do que na Índia. E, a maioria não casa sem antes conhecer bem a pessoa com quem vai dividir o teto. Depois que começam a dividir o teto, é comum que o casal tenha vida social parelela, o que não é mal-visto pela sociedade e mostra o quão saudável a relação deles é. Os rapazes, por exemplo, adoram um futebolzinho e uma cervejinha com os amigos. Outros, menos ligados aos esportes, já curtem outras atividades. As moças, por sua vez, gostam de sair com as amigas para o shopping, eventos culturais e tomar um bom cafezinho. Conheço vários casais brasileiros que lidam muito bem com isso e estes programas sem o cônjuge, segundo eles, são ótimos para relaxar e manter a vida a dois num nível saudável . Na minha família do Brasil , praticamente todos os casais seguem esta receita e se dão muito bem.

amigas

Mas, e na Índia, gente? Bem, antes de mais nada, preciso lembrar a todos que quando falamos de Índia, é muito vago, já que aqui a cada estado não só a língua muda, mas também os costumes e o jeito de pensar.

Mas, voltando ao assunto…para a grande maioria dos indianos, a vida familiar é muito importante e a honra e decência estão acima de tudo. Portanto, pode tirar seu cavalinho da chuva se você pensa que ele vai achar super legal a idéia de você ir no fim de semana no shopping sozinha ou com suas amigas e deixar ele em casa. Talvez, ele até concorde, mas se você realmente for, quando voltar, se prepare para encontrar um bico daquele tamanho!

malhumorado

Mas, não pense que eles fazem isso só porque você é mulher e ele é machista. Na verdade, a maioria deles curte mesmo é estar com a família e fazer programas juntos.

Aliás, se você for em algum país árabe, também verá que essa cultura da família é muito forte.

Mas, não pense que ele tem ciúmes de outros caras olharem para você ou medo de você ir sozinha e conhecer alguém. Não, não. É que simplesmente na cabecinha indiana dele, casal andar separado e fazer qualquer atividade separado não é normal.

Lembre-se que não estou generalizando e, cada cabeça é uma sentença. Porém, isto ainda é muito forte aqui na Índia e, se você pretende vir morar aqui com o seu “bofe”, pode começar a preparar seu coração. Se tudo isso te oprime e você sente até falta de ar, leve seu amado para o Brasil. Assim,quem sabe, tendo contato com uma cultura como a nossa, ele comece a mudar um pouco o pensamento.

Mas como todos sabemos, por mais que os casais se amem e sejam super amigos, eles são dois indivíduos diferentes e têm gostos diferentes. Ele ama cricket. Você odeia e não entende nada daquele jogo (nem eu!). Você ama programa culturais e ele não entende nada de cultura, não sabendo nem sequer diferenciar um balé de uma ópera! Como driblar as diferenças?

ballet opera

Muitas das esposas indianas não têm esse negócio de hobby, já que elas foram programadas para serem donas de casa, esposas e mães. Claro que algumas são mais “prendadas” que outras, mas no geral, elas não saem muito. Tiro pela minha própria família. E, elas são bem felizes com a vida que levam.

E, dependendo da cidade onde você more na Índia, realmente não há muitas opções para se manter um hobby. A vida gira em torno das famílias e pronto. Em Mumbai, por exemplo, é comum ver as indianas passeando nos shoppings, indo ao cinema, eventos culturais, mas se for para alguma cidade mais tradicional, dificilmente verá esta cena. Principalmente mulheres batendo perna sozinha a não ser que seja para ir ao mercado ou algo do tipo.

indianfamily Indian-families

Já em grandes centros como Mumbai, Delhi, etc, você tem uma série de programas variados para fazer. Tudo, claro, depende de uma boa conversa com o cônjuge e fazê-lo compreender que você é esposa e mãe sim, mas que continua sendo a mesma pessoa com os mesmos gostos de antes. Talvez os dois tenham que gastar um booom tempo discutindo sobre isso, mas com o tempo, ele provavelmente vai entender (temos fé que sim!) e ver que não tem nada demais em, às vezes, mudar um pouco a rotina.

E as aulas de salsa do marido da indiana? Nem preciso te dizer que não aconteceram, né?

Mas, como eu sempre digo e torno a repetir…tudo depende da família e da mentalidade deles. E, boa sorte para quem vai embarcar nessa!

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.