Bem, resolvi escrever este post depois que uma das moça do RH da empresa veio até a mesa de cada um e deu um chocolate de presente!!E, claro, dizendo: “Happy Valentines Day!”
Fiquei pensando em como ocidentalizados são estes indianos aqui do meu escritório. Então, me inspirei para o post!
Apesar de ter produzido algumas das estórias de amor mais belas do cinema e que são de tirar o fôlego, aqui na Índia, pode-se dizer que este tipo de festival ainda é totalmente comercial e atinge, sobretudo, o público jovem, solteiro e com alta renda per capita.
Sim, é coisa de indiano burguês. Deslumbrados com estas “novidades” ocidentais, eles se deixam levar pela cultura alheia e acham o máximo poder comemorar festivais como este.
Mas, voltando ao assunto…você se lembra que é Valentines Day aqui porque a tv, jornais e principais sites não te deixam esquecer, te bombardeando de propagandas de chocolates e estórias de amor.
Porém, tem muita gente poderosa aqui no país que não está nem um pouco satisfeito com esta estória.
Partidos políticos como o BJP (Bharatiya Janata Party ) e o Shiv Sena, extremamente conservadores e altos defensores da cultura hindu, começaram a protestar contra aquilo que eles consideram como uma conspiração do ocidente para aniquilar a cultura indiana.
Ano passado, queimaram e atacaram lojas que ousaram vender cartões de Valentines Day, bem como floristas que enviaram flores neste dia.
– “Nosso jovens têm celebrado este vergonhoso festival” – comentou o político Bal Tackeray.
E ainda acrescentou: “É totalmente contrário à cultura indiana! Nós deveríamos nos focar no bom trabalho, bons pensamentos, amor e harmonia em nossa sociedade e não deixar que os ocidentais nos estraguem!”
Já outros conservadores são da opinião de que este tipo de festival incentiva os jovens a praticarem o sexo pré-marital, o qual é considerado tabu na cultura hindu, bem como os incentiva a demonstrar afeto publicamente. (sim, ainda é um tabu aqui na Índia)
Outro ativista hindu, Pramod Muthalik, conhecido pelo seu machismo exacerbado, comentou:
“Os ocidentais estão tentando destruir o sistema familiar indiano. Dar flores nas ruas, demonstrar afeto e dar beijinhos em público, é errado. Qual a diferença entre nós e os animais?”

Apesar de todo o discurso nacionalista, não podemos esquecer das esculturas do Templo do Khajuraho, puramente hindus, todas mostrando explicitamente relações sexuais de todos os tipos e para todos os gostos.
O mais famoso, no entanto, é o mundialmente conhecido Kama-Sutra.
Já alguns jovens, pensam justamente o contrário: -“ Que cultura indiana? Nossa cultura se perdeu há muito tempo. E, o Kama-Sutra era a nossa cultura.”
Ano passado, muitos protestos foram feitos. Vamos ver como será este ano. A verdade é que há muitas outras coisas mais sérias e urgentes nesta sociedade para se protestar. Então, porque perder tempo com o Valentine’s ? Bem, esta é a minha opinião. E você? O que achou de tudo isso?
Extraído e adaptado do site www.ibtimes.com.