Valentine’s Day na Índia

 

bollywood1

Bem, resolvi escrever este post depois que uma das moça do RH da empresa veio até a mesa de cada um e deu um chocolate de presente!!E, claro, dizendo: “Happy Valentines Day!”

Fiquei pensando em como ocidentalizados são estes indianos aqui do meu escritório. Então, me inspirei para o post!

Apesar de ter produzido algumas das estórias de amor mais belas do cinema e que são de tirar o fôlego, aqui na Índia, pode-se dizer que este tipo de festival ainda é totalmente comercial e atinge, sobretudo, o público jovem, solteiro e com alta renda per capita.

Sim, é coisa de indiano burguês. Deslumbrados com estas “novidades” ocidentais, eles se deixam levar pela cultura alheia e acham o máximo poder comemorar festivais como este.

aashiqui

Mas, voltando ao assunto…você se lembra que é Valentines Day aqui porque a tv, jornais e principais sites não te deixam esquecer, te bombardeando de propagandas de chocolates e estórias de amor.

Porém, tem muita gente poderosa aqui no país que não está nem um pouco satisfeito com esta estória.

Partidos políticos como o BJP (Bharatiya Janata Party ) e o Shiv Sena, extremamente conservadores e altos defensores da cultura hindu,  começaram a protestar contra aquilo que eles consideram como uma conspiração do ocidente para aniquilar a cultura indiana.

222121-activists-of-bajrang-dal-burn-greeting-cards-shout-slogans-during-prot

Ano passado, queimaram e atacaram lojas que ousaram vender cartões de Valentines Day, bem como floristas que enviaram flores neste dia.

valentine4

– “Nosso jovens têm celebrado este vergonhoso festival” – comentou o político Bal Tackeray.

E ainda acrescentou:  “É totalmente contrário à cultura indiana! Nós deveríamos nos focar no bom trabalho, bons pensamentos, amor e harmonia em nossa sociedade e não deixar que os ocidentais nos estraguem!

Já outros conservadores são da opinião de que este tipo de festival incentiva os jovens a praticarem o sexo pré-marital, o qual é considerado tabu na cultura hindu, bem como os incentiva a demonstrar afeto publicamente. (sim, ainda é um tabu aqui na Índia)

Outro ativista hindu, Pramod Muthalik, conhecido pelo seu machismo exacerbado, comentou:

“Os ocidentais estão tentando destruir o sistema familiar indiano. Dar flores nas ruas, demonstrar afeto e dar beijinhos em público, é errado. Qual a diferença entre nós e os animais?”

Protestando contra a cultura ocidental com pôster escrito em inglês.
Protestando contra a cultura ocidental com pôster escrito em inglês.

valentine3 valentine2

Apesar de todo o discurso nacionalista, não podemos esquecer das esculturas do Templo do Khajuraho, puramente hindus, todas mostrando explicitamente relações sexuais de todos os tipos e para todos os gostos.

O mais famoso, no entanto, é o mundialmente conhecido Kama-Sutra.

khaj1 khaj2 khaj3

Já alguns jovens, pensam justamente o contrário: -“ Que cultura indiana? Nossa cultura se perdeu há muito tempo. E, o Kama-Sutra era a nossa cultura.”

Ano passado, muitos protestos foram feitos. Vamos ver como será este ano. A verdade é que há muitas outras coisas mais sérias e urgentes nesta sociedade para se protestar. Então, porque perder tempo com o Valentine’s ? Bem, esta é a minha opinião. E você? O que achou de tudo isso?

Extraído e adaptado do site www.ibtimes.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s