Mulher virtuosa….quem a achará?

 

 

Antes de começar, quero deixar claro que a intenção deste post não é denegrir a crença de ninguém, mas apenas compartilhar minha opinião a respeito do assunto tema deste post.

Mulher virtuosa….quem a achará?
redola

Minha melhor amiga na empresa é uma indiana do sul da Índia e costumamos trocar muitas idéias sobre o dia-a-dia e assuntos em geral. Aprendo muitas coisas com ela e sempre faço muitas perguntas, também. Muitos dos assuntos, claro, são dignos de serem postados aqui no blog e, o tema de hoje é, exatamente, um desses assuntos.

Falávamos sobre o dia-a-dia de uma esposa indiana e ela me disse: – Você conhece as 6 nobres virtudes de uma esposa para o hinduísmo?

– Não. Quais são?

Bem, não só ouvi, como também pedi que ela me mandasse por escrito. Mal imagina ela que isso seria postado online, mas…vamos lá!

indian-wife

Segundo um famoso poeta que escreveu o Neet Sastra, uma coletânea de dizeres sobre boa-moral e costumes, estas são as 6 virtudes que toda mulher deve ter. Claro, todas elas foram escritas por um homem:

Karyeshu Dasi, Karaneshu Manthri; Bhojeshu Mata, Shayaneshu Rambha, Roopeshu lakshmi, Kshamayeshu Dharitri, Shat dharmayukta, Kuladharma Pathni.

Agora, vamos ver o que cada um significa:

1) Karyeshu Dasi: Aquela que trabalha como uma serva

2) Karaneshu Mantri : A conselheira

3) Bhojeshu Mata: Aquela que o alimenta como uma mãe

4) Shayaneshu Ramba :  Aquela que o satisfaz sexualmente como a bela Rambha.

5) Roopeshu Lakshmi : Aquela cuja beleza é semelhante a Deusa Lakshmi

6) Kshmayeshu Dharitri : Aquela cuja paciência é semelhante ao planeta Terra

O poema acima ainda termina com mais duas “virtudes”

7) Shat dharma yuktah: Aquela mulher que possui as 6 virtudes

8) Kula dharma Patni : A boa esposa, aquela que não trabalha fora de casa.

indian woman1

Assim que ela me mostrou estes versos, imediatamente eu lembrei de várias partes do que é  considerado o livro sagrado dos cristãos: A Bíblia.

Se você fizer um estudo profundo da Bíblia e começar a procurar pelos versículos e passagens que citam a mulher e seus deveres, vai perceber que não se difere muito dos citados acima.

rebeca e eliezer

Vejamos alguns dos conselhos dados no Novo Testamento quanto ao comportamento das mulheres casadas.

  1. “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor…. Como, porém, a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido” (Efésios 5:22,24).
  2. “Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor”(Colossenses 3:18). As mulheres mais velhas sejam orientadas para ensinar as mais novas a serem
  3. “…sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada” (Tito 2:3-5). “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido…” (1 Pedro 3:1).
  4. “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Coríntios 11:3). 
  5. “A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio” (1 Timóteo 2:11-12).

E a explicação para este versículo se encontra em:

“Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão” (1 Timóteo 2:13-14).

A pior, na minha opinião é esta pérola aqui:

1Timóteo2:15 – Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.

Então quer dizer que as mulheres que não podem dar à luz por problemas de infertilidade são amaldiçoadas e vão para o inferno? E aquelas que optaram por não serem mães?

Bem, apesar de ser contraditória em muitos pontos, o mais interessante na Bíblia é que ela cita alguns dos deveres não só da mulher, mas sim, dos homens. Isto, claro, no Novo Testamento, já que no Antigo, a lei era bastante parecida com o talebã. Alguns dos dizeres abaixo são frequentemente citados em cerimônias de casamentos cristãos:

couple

Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Colossenses 3:19

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25

Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.Efésios 5:28

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.

A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. I Corintios 7:3,4

Porém, apesar de todo o machismo bíblico, a passagem mais poética e talvez mais simpática em relação a uma mulher, eu diria que está em Provérbios. Vamos ver:

 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas. Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho;seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo,e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Provérbios 31:10

mulher virtuosa blog preciso aprender

Ou seja: A mulher virtuosa trabalha e muito!Segundo o provérbio… Levanta cedo, sabe avaliar, negociar, investir e ainda pratica caridade. A parte boa é que o marido confia nela de olhos fechados e não lhe deixa faltar nada. Interessante….

Resumindo…Pelo provérbio acima, podemos ver que a mulher virtuosa descrita pela Bíblia assemelha-se bastante à mulher de hoje, que dá duro no emprego, dá duro em casa, cuida dos filhos e do marido e se vira nos 30 para cumprir todos os papéis que lhe foram designados.

Multitasking Housewife

 

Não sou feminista de carteirinha, tão pouco faço parte ou apoio grupos como o Fêmen, mas a verdade é que mesmo hoje em dia, seja no Brasil ou na Índia, as mulheres continuam sofrendo contra a pressão imposta pela sociedade e pelos dogmas religiosos.  Porém,  felizmente, continuam superando seus próprios limites, e escrevendo sua própria estória como heroínas em meio a hostil sociedade da qual fazemos parte. Ao conversar com minha amiga indiana, percebi que por mais que tenhamos sido criadas dentro de culturas distintas, somos muito mais parecidas do que imaginávamos.

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

 

Anúncios

4 comentários sobre “Mulher virtuosa….quem a achará?

  1. Maior exemplo de mulher e esposa que o mundo deve seguir tem um simples nome, mais diz tudo Maria Mãe de Jesus e da humanidade digo isso porque no silencio ela sofreu e sofre e simplesmente acolhe a todos sem descriminação …

    Curtir

  2. Excelente tema e muito bem colocadas as passagens bíblicas. Salomão, grande sábio, nos deixou aprendizado para a vida toda. A mulher de hoje é essa mulher que está em provérbios, cabe agora todas essas mulheres virtuosas encontrarem os homens virtuosos. Tantas tarefas dadas às mulheres, tantas expectativas para uma mulher ser virtuosa e pouco se disse ou fez para moldar um homem…e agora quem se desvirtua são eles..

    Quanto aos mandamentos da esposa no hinduísmo, o sonho do meu marido é o número 7!! Ele exalta a mulher paciente, e sempre mostra o quanto a mãe dele é paciente, doce…Ele pode falar o que quer, do jeito que quer…mas quando sou faço qualquer coisa, escuto..”ahhh você é muito impaciente!!”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s