Índia – Viva a beleza natural

Quem nasceu e sempre viveu no Brasil sabe que normalmente, a maioria das mulheres não sai toda maquilada pelas ruas, ainda mais na minha querida cidade, Rio de Janeiro. Primeiro, porque é um calor do cão e ninguém quer parecer um pierrô.

pierrot

E, segundo, porque geralmente a maioria gosta de mostrar um look diferente quando sai à noite ou vai à alguma festa. Isto não impede, claro, de a maioria usar um protetor solar facial, um batonzinho ou um lápis de olho durante o dia. Mas, maquilagem pesada, é coisa de balada ou festa.

makeup

No Japão, porém, o uso da maquilagem é algo cultural. A maioria anda bem e tão maquilada que se você as encontrar sem maquilagem nenhuma, com certeza não reconhecerá. Aliás, esta é uma das constantes reclamações de muitos homens japoneses, que saem com a moça de um jeito e, depois, ao vê-la acordar ou sair do banho pela 1ª vez, levam um susto!

A estrela japonesa Yuko Oshima (camisa branca) sem maquilagem
A estrela japonesa Yuko Oshima (camisa branca) sem maquilagem
Aqui a estrela toda montada
Aqui a estrela toda montada

Na maioria dos locais de trabalho no Japão, a maquilagem é uma parte do seu vestuário e, algo que não pode faltar. Já vi alguns chefes e supervisores reclamando que a mulherada estava com a cara lavada demais e que aquilo seria um desrespeito aos clientes e visitantes.

Mas, e na Índia? Bem, com certeza você deve ter visto aquelas maquilagens maravilhosas da Juliana Paes na novela ou, mais marailhosas ainda em algum filme de Bollywood. Mas, no dia-a-dia, fora da telona, a coisa é bem diferente. A maioria das mulheres, incluindo as estrelas do cinema indiano, usam nenhuma ou pouquíssima maquilagem.

Você acreditaria se eu te dissesse que esta no centro da foto é a diva Aishwarya Rai?
Você acreditaria se eu te dissesse que esta no centro da foto é a diva Aishwarya Rai?
Maquilagem faz uma grande diferença, mas mesmo sem ela, a diva Deepika é linda, né?
Maquilagem faz uma grande diferença, mas mesmo sem ela, a diva Deepika é linda, né?

Aqui em Mumbai, por exemplo, raramente você verá uma moça toda maquilada. Você pode ver sim, ela usando uma roupa super bacana, tradicional e cheia de brilho. Porém, a cara estará lavada e sem nenhuma maquilagem. No máximo, talvez, ela use um kajal para realçar os olhos. Mas, mais que isso, não se vê muito.

Dependendo do local onde você esteja na Índia, a maquilagem pode ser considerada algo bastante vulgar. Então, se você pretende se aventurar por aqui e não larga sua maleta de maquilagem, acho melhor dar uma segurada. Se não, poderá ser mal-interpretada.

Aqui em Mumbai não vemos tanto, mas dependendo do local do país, você vê muitas mulheres que nem raspam a perna. Na cidade onde morei antes de Mumbai, cansei de ver várias vizinhas minhas com as pernas cabeludas.

depilacaodepilacaozero

A princípio fiquei chocada quando vi as pernas da minha vizinha mais próxima. Porém, fiquei admirada por se tratar de um casal jovem e por ver que o marido não parecia se importar  muito com isso.

Porém, raspar os pêlos do braço, por exemplo, é uma prática bastante difundida aqui na Índia. E, muitos dos homens, depilam as axilas, também.

Mas, voltando ao assunto da maquilagem…como a maioria aqui está de “cara limpa”, é fácil ver quem é bonito mesmo ou não é. E, a verdade é que tem muita gente bonita neste país. Se você entrar nos trens, verá a quantidade de meninas lindas, naturais, sem nenhuma química no cabelo e sem nenhum luxo. Simples, mas muito bonitas.

beauty1 beauty2 belaimagem beauty3

A maioria, com certeza, se recebesse um banhinho de loja, se tornaria, facilmente, uma estrela de Bollywood. Ainda mais porque a maioria das estrelas de Bollywood não são bonitas sem aquele monte de pancake, salvo raras exceções.

E os cabelos? Não tem que não babe na beleza do cabelo indiano. Algumas usam até óleo de mostarda para hidratar o cabelo e evitar queda. Não sei se é o óleo de mostarda ou o de côco, muito difundido aqui, mas o que eu sei é que os cabelos delas são muito bonitos mesmo. Cabelos longos e cheios ainda são a preferência nacional de homens e mulheres. O cabelo indiano é exportado para vários locais do mundo para produzir perucas de cabelos naturais, negócio que gera milhões e milhões de dólares.

hair hair2

Porém, muitas das meninas de classe média, média-alta, querem ser ser diferentes e acabam pintando os cabelos de loiro, ruivo, etc. De vez em quando você se depara com uma indiana loira, o que, para mim, ainda é muito estranho e feio, ainda mais se elas têm a pele mais morena. Vejam o exemplo de Gauri Khan, a esposa do astro Sharukh Khan.

Gauri nos primórdios de sua carreira junto com Sharukh Khan
Gauri nos primórdios de sua carreira junto com Sharukh Khan
Aqui, ela ainda tinha traços de indiana
Aqui, ela ainda tinha traços de indiana
Hoje, praticamente a versão indiana da JLo!
Hoje, praticamente a versão indiana da JLo!

A Índia também me fez mudar em muitos aspectos. Já praticamente não uso mais maquilagem. Quando uso, só mesmo o lápis de olho e um leve batom ou gloss. Dei até um tempo com as lentes de contato e assumi de vez os meus óculos. Lentes de contato, só quando vou sair mesmo para algum local especial ou me canso dos óculos.

E as pernas, Juliana?Não me diga que…Não, gente. As pernas não estão cabeludas. Continuo com meu antigo processo de depilação de braços e pernas. Porém, sinto que na Índia estou mais livre, mais de bem comigo mesmo e menos pressionada a ser uma boneca escrava do padrões estéticos estipulados pela mídia. E, viva a beleza natural!!!!!!!

indianbeauty2

Para você, que às vezes se sente feia, eu preparei este pequeno presente. Veja e sinta-se a mulher mais bela do planeta!

http://in.omg.yahoo.com/photos/celebs-with-and-without-makeup-slideshow/

Um abraço e até a próxima!!!

by Tabibito

3 comentários sobre “Índia – Viva a beleza natural

  1. Isso aconteceu comigo também! Hoje sou mais desencanada e admiro a beleza natural. Meu marido prefere quando eu não uso maquiagem, deixo a make up pesada só para sair à noite. De dia só passo um protetor solar, rímel e kajal. Ele diz que prefere meus olhos “pink” (natural, sem kajal – meus cílios são bem clarinhos, então ele fala que dá pra ver a linha d’água, o que ele chama de pink rs).

    Antes eu achava que a mulher indiana vivia montada na maquiagem e nas jóias mas nunca vi minha cunhada com maquiagem e nem minha sogra. Elas só usam maquiagem em casamentos. O visual diário delas é bem básico. Eu como ocidental uso muito mais coisa do que elas!!

    Adorei o post! Isso vale para as mulheres que pretendem conhecer a Índia sem passar por constrangimento.

    Abraços!

    Curtir

    1. Oi, Star!Obrigada pela visita mais uma vez!Sim, aqui em casa é a mesma coisa. Meu esposo diz que quando uma mulher se maquia demais de dia, fica parecendo uma hijra! Kakakaa…Pior que é mesmo!!Sim, eu também hoje só sou adepta ao protetor solar e kajal.
      Um abraco!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s