Um beijo do gordo!

Eu já estava para escrever sobre esse problema aqui na Índia quando me deparei com esta notícia hoje, no jornal O Globo:

http://oglobo.globo.com/saude/obesidade-em-paises-emergentes-quadruplica-em-20-anos-11201311

Bem, quando a gente pensa em Índia, a 1ª coisa que vem à mente é aquele estereótipo do indiano bem moreno, cabelo preto, lisinho e beeeem magrinho, não é mesmo? O protótipo do grande ator Dhanush.

dhanush

Eu também tinha essa idéia até pisar na Índia pela 1ª vez, em 2012. Para começar, não indo muito longe, vamos dar o exemplo da minha família:

Todos, com exceção de mim e do meu esposo, são vegetarianos. Não comem nem ovo. Mas, estão todos acima do peso. Meu sogro é o que parece estar em melhor forma na família, uma vez que ele é alto e dá para disfarçar bem a barriga. Minha sogra é bem gorducha, tem problema de pressão, coração e diabetes. Totalmente vegetariana. Nunca colocou nem ovo na boca!

no-eggs

Meu marido, que até os 22, 23 anos nunca havia comida nada não-vegetariano e nem bebido álcool, é o mais gorducho da família. E, eu, que desde que  cheguei aqui já devo ter aumentado mais de 5 quilos, os quais, depois dos 30 anos sao beeem penosos para se perder.

Tirando eu e meu esposo que adoramos um KFC e Mc Donalds, o resto da família nunca come fora e só come comida caseira. Então, como podem ser tão gordos?

Mas, este fenômeno não acontece apenas na minha família. Na maioria das famílias indianas de classe média alta é possível ver uma geração inteira de gorduchos.

indianoverweight

Aqui em Mumbai, a coisa é ainda pior, devido a grande quantidade de não-vegetarianos e mais todas as guloseimas do mundo que nos são oferecidas.

Além do mais, a maioria das famílias de classe média/média alta em Mumbai tem carro, o que já faz com que cada vez menos as pessoas caminhem.

Mas, no caso das famílias vegetarianas, como a minha, como podem ser tão gorduchos comendo somente legumes e vegetais?

indiadiabetes

Bem, a verdade é que usa-se muita, mas muita manteiga na culinária indiana, além de todos os derivados do leite. Sabe aquela nata do leite que a mãe da gente costumava jogar fora porque não servia para nada?

Aqui na Índia serve. E, muito! Usa-se para passar no pão, colocar dentro do feijão, do prato com lentilha e por aí vai.

Outra delícia do cardápio indiano e uma bomba de calorias é a ghee, traduzida em português como manteiga clarificada.(leia mais neste link: http://ayurvedicamente.blogspot.in/2013/01/ghee-ghi-ou-manteiga-clarificada.html)

ghee1 pureghee2

A ghee não pode faltar na mesa indiana, sendo usada para cozinhar alimentos, para colocar no feijão, lentilhas e outros depois de prontos, para passar no pão, para colocar no noodles, etc.

Isso, claro, sem contar o nosso delicioso amigo Chai, feito de leite, chá preto e açúcar. Lá em casa, geralmente eu faço sem açucar, mas geralmente vem com muito, mas muito açúcar!É uma delícia, mas mais uma pequena bombinha para o corpo.

chai

E, claro, a parte mais calórica da culinária indiana, que são os incríveis e deliciosos doces!!!Meu Deus…cada doce melhor que o outro!Eu não sou tão chegada em doces. Gosto mesmo é de filar um prato de lentilhas com chapati, mas não posso negar que os doces aqui são divinos!Divinos e, claro, cheeeeeios de açúcar. Você come um docinho e por um mês inteiro pode passar sem nenhum doce, pois já recebeu a injeção de glicose que seu corpo precisava. Vamos conhecer alguns.

Ras malai
Ras malai
ladoo
ladoo
Kheer
Kheer

 

Na Idade Média e até bem depois, ser rico era sinal de riqueza, de opulência. Hoje, praticamente a mesma coisa está acontecendo na Índia. Venha visitar Mumbai e você se sentirá uma modelo!

idademedia

Um grande abraço!!!

Tabibito

Anúncios

4 comentários sobre “Um beijo do gordo!

  1. Muito bom!! Eu reparo que existem muitos indianos bem barrigudinhos. A minha cunhada está super acima do peso, minha sogra também está acima do peso. Meu marido fez um regime antes de nos casarmos porque os amigos cobravam muito.

    Eles usam muito sal na comida, muita manteiga como você disse (meu marido passa manteiga no roti, no miojo, em tudo!!) e o doce é extremamente doce,..sem falar no chai que é de meia em meia hora sempre com muito açúcar…

    Adoramos jantar na casa de um amigo nosso, ele cozinha muito, comida caseira indiana no Brasil é luxo, adoro o sabor exótico, mas tem muito óleo, pimenta, sal e o chá é extremamente açucarado.

    Meu marido sempre fala quando viajarmos para a Índia eu vou voltar acima do peso porque eu vou querer experimentar de tudo e todo mundo que volta da Índia volta gordinho..inclusive ele..toda vez que volta da Índia ele precisa fazer um regiminho aqui para perder o que ganhou aí!!

    Curtir

    1. Ola, Star!Obrigada pelo comentario. É verdade.A comida é mraravilhosa, mas tudo muuuuito calórico. Sim, vejam à Ìndia e, não deixem de passar por Mumbai para nos fazer uma visita!Meu esposo ficou todo animado em saber que tenho uma amiga casada com alguém do Punjab! Um abraco e tudo de bom!

      Curtir

      1. Engraçado que ontem eu me lembrei do seu post e falei para meu marido..”a maioria dos indianos são vegetarianos, e mesmo assim muitos estão acima do peso..o que você me diz? Ele respondeu na mesma hora: é o ghee!!! ” rsrsr

        Com certeza vou fazer uma visita! Meu marido ficou também muito feliz quando soube que tenho uma amiga brasileira que é casada na Índia. Estávamos planejando ir agora em janeiro para ir no casamento do primo, mas como ficou em cima da hora e difícil de planejar, decidimos que ficaria para uma outra oportunidade. Se Deus quiser, um dia estaremos aí na Índia para tomarmos juntas muitos chás com samosas!!
        Abraço e tudo de bom pra você também!!

        Curtir

      2. Hahahaa…sim…o/a ghee é maravilhosa mesmo e minha família aqui jura que é super saudável. Se é tão saudável, então preciso descobrir qual comida é a vilã que faz minha família toda estar acima do peso!Hahahaa..Sim, voce e seu esposo serão muito bem vindos aqui em casa. Um grande abraco e tudo de bom!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s