Mi casa su casa

Feliz 2014!!!Este é o nosso 1º post do ano!Hoje, vou tratar de algumas questões familiares e culturais da Índia e compartilhar um pouco do que vivi recentemente.

Mi casa Su casa

micasa

    Bem, no Brasil , é muito comum soltar a frase:- “Sinta-se como se estivesse em casa!” – quando recebemos uma visita. Por mais que isto não seja verdade e com certeza, seu humor mudará radicalmente se a visita realmente se sentir em casa e começar a abrir a geladeira e filar toda a sua comida. Porém, por educação, nós sempre utilizamos esta frase quando alguém vem à nossa casa, não é mesmo?

  Não sei como é o relacionamento e a formalidade entre noras e sogras no nosso país, mas uma coisa sei: quando você se casa e vai morar somente com seu esposo em algum canto, aquela casa é de vocês. Você é a dona da casa. Portanto, quando a sogra te visita, ela é exatamente uma VISITA e ponto final. Se ela começar a mexer nas suas coisas ou dar palpite no jeito que você lava louça ou limpa a casa….com certeza a coisa não vai acabar bem.\

  PapelHig.Sogra

 Sogra[6]

  Sendo esta a 1ª visita dos meus sogros à nossa casa em Mumbai, eu queria fazer fazer bonito e fazer com eles se sentissem super à vontade mesmo. Então, perguntei para uma amiga indiana do trabalho:

“Me diz aí uma frase legal em hindi para eu dizer para os meus sogros e que seja equivalente ao “Por favor, sinta-se como se estivesse em casa!”!

Minha amiga riu e disse: -“Não, Juliana. Jamais diga isso!

– “Como assim?”

–” Porque na cultura Indiana, para uma sogra, a casa da nora não é casa da nora, mas é casa da sogra, já que o filho dela mora lá. Então, não tem essa de querer que eles se sintam à vontade. Se você disser isso, mesmo que seja com a melhor das intenções, eles vão ficar muito sentidos com você.”

– “Uau!!!Ainda bem que você me disse, senão era capaz de eu cometer uma gafe!

Pois é, gente. Eu ainda querendo confirmar se era isso mesmo, perguntei pro meu esposo, que veio com a resposta:

-” Claro!Quando você casa aqui na Índia, os meus sogros passam a ser os seus pais. Então, não tem porque dizer a seus pais que se sintam à vontade em sua casa, né?É a mesma coisa. Você pode dizer: Sejam bem-vindos à Mumbai, mas nunca: -Sejam bem-vindos à minha casa!”

  Recado dado. E, acho que justamente por não ter soltado a tal frase, a visita deles aqui foi ótima e passamos momentos muito agradáveis. Depois de tantos anos morando sozinha e agora morando só com meu esposo, já havia me esquecido como era gostoso estar em família, comer uma comidinha caseira e feita com amor, etc.

  Nas 3 semanas que passaram aqui, eles realmente se sentiram como se estivessem na casa deles. Tanto que na 1ª noite, minha sogra já tomou o comando da cozinha e preparou um jantar para a gente.

chapati

  Outra coisa engraçada e ao mesmo tempo fofa, foi ela perguntar se eu não tinha uma roupa minha para emprestar, já que ela tinha trazido pouca roupa para ficar em casa. Foi engraçado vê-la vestindo minha roupa, se bem que ficou bem apertado nela. Ainda bem, porque se tivesse ficado largo, eu ficaria deprimida!Hahahaa…

  No outro dia, estávamos prestes a sair e, de repente, não encontro minha sandália. Adivinham onde estava?No pé da sogra.E vocês pensam que eu fiquei brava? Nem um pouco!

indiasandal

   Eu achei fascinante o fato de ela aceitar usar minha roupa e sapato sem questionar, sem sentir nojo e sem se sentir mal por estar usando algo que não é dela, como eu, talvez, sentiria. Então, para mim, foi uma grande lição de humildade, já que eu odeio usar as coisas dos outros, mas vejo que é uma questão cultural, também. Mas, aí é que está a diferença: Na cabeça da minha sogra, não é “coisa dos outros” e sim coisa de alguém da minha casa, portanto, eu posso usar sem problemas.

  Não é que eu queira me tornar a “nora indiana perfeita”, que você só encontra nos filmes de Bollywood, mas foi muito interessante para mim ver como as coisas funcionam dentro de uma família indiana e ver como eles são apegados a família, já que eles saíram daqui chorando e quando nos ligaram, do trem, também estavam quase chorando.

  Kabhi-Khushi_9822 kabhi-630

   Não quero dar uma de conselheira amorosa ou guru sentimental, mas acho que se você está interessada em um indiano, primeiro, se interesse pela família dele. Se você ganhar a família, pode ter certeza que ganhou ele, também. Por mais que muita gente não concorde, a família aqui ainda conta muito nas decisões da vida dos seus membros. Uma vez, um colega indiano me disse:

-“ Se você gosta de estar em família e de coisas relacionadas à família, você vai gostar da Índia. E a Índia vai gostar de você. “

humsaath

Mas, como diz o ditado: Quem casa, quer casa. E, continuo firmemente acreditando que para se ter uma boa e saudável relação com seus sogros e familiares que você ganhou de brinde, a melhor coisa é morar separado. Só você e seu esposo. Assim, quando vocês se encontrarem, o clima será sempre de festa e não de luta….ou luto.

Bem, é isso. Em breve eu abordarei mais algumas questões familiares indianas aqui.

Aqui, uma homenagem a todas as mães e sogras com o vídeo MaiyaYashoda.

Esta canção é baseada na estória de Lord Krishna e Radha, uma de suas namoradas. Nesta canção, Radha reclama para sua sogra sobre o comportamento de Krishna, mas no final, agradece por ela ter trazido o seu amado a este mundo.Ou seja: É uma canção de nora para sogra.

Belíssimos versos, belíssima canção e incrível coreografia.

Um grande abraço e….Feliz 2014!!!!!!

by Tabibito

Anúncios

3 comentários sobre “Mi casa su casa

    1. Ju, vc vai diretinho para o céu hahahahhaa
      Eu iria ficar muito p da vida hahha..so por Deus viu!

      Estou me preparando psicologicamente e emocionalmente para qdo meus sogros virem me visitar, e para quando eu for la passar alguns dias… :\ estou com medo! kkk

      bjus

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s