Como achar um apê em Mumbai

mumbaiUltimamente, estamos na busca de um novo apartamento para alugar.

E, nesta busca pelos apês, além de aprender muita coisa, também me deparo com alguns anúncios muito interessantes.

ape2 ape3

Como vocês sabem, na Índia, principalmente em Mumbai, é um aglomerado de gente de tudo que é canto da Índia, cada um com sua religião, idioma, costumes, etc.

Como já falei num post antigo, aqui na Índia, na hora de procurar um local para alugar, geralmente vocês vai ter que incluir na lista não só o tipo de apartamento que você quer ou o preço, mas se eles aceitam (a tal da society) ou não alugar o imóvel para você. Como vocês já devem saber, aqui na Índia é tudo no estilo gueto.

No prédio onde eu moro, vivem hindus e cristãos. Hindus e sikhs também vivem numa boa e alugam apartamentos um para o outro. Mas, você não vê nenhuma muçulmano no meu prédio e nem nos prédios vizinhos. Mas, basta ir até o final da minha rua e você se sentirá  no Paquistão: Só muçulmanos, tudo escrito em urdu, mesquitas, etc.

muslimmumbai

Falando nisso, vou contar um causo engraçado que aconteceu conosco há algumas semanas. Vimos um apê aqui perto com preço simpático. Ligamos para perguntar. Pelo jeito do cara falar, meu esposo logo disse: – Não sei não, mas pelo jeito dele falar, acho que o cara é muçulmano.

Isso para mim, não quer dizer nada, mas para uma família hindu ….Bem, abafa o caso!

Também não me perguntem como que ^sacar^que alguém e muçulmano pela fala. Meu hindi ainda está bem longe desse nível. Mas, acredito que seja a mesma sensação de quando alguém fala com algum cristão de alguma denominação mais radical. Basta trocar 3 palavras para saber que tipo de igreja o cara frequenta, né: Entao, deve ser mais ou menos nesse nivel, acredito eu.

Mas, voltando ao assunto…marcamos de ver o apartamento. Achamos estranho que o prédio ficasse tão proximo e fomos lá ver. Quando chegamos lá, só Allah mesmo para fazer meu esposo entrar!! E,claro…não deu outra! Prédio só de muçulmanos. Pelas plaquinhas dos nomes dos proprietários, deu para perceber que  90% tinha sobrenome Khan.

Citizen Khan, BBC1 sitcom

Entramos, vimos o apartamento. Ainda estava sendo pintado e passando por alguns reparos. Gostei do apê e fomos muitíssimo bem recebidos por uma moça de niqab e sua mãe. Em seguida, chegou o pai, dono do apê. Coincidentemente, o nosso sobrenome e o deles é o mesmo, apesar de não sermos muçulmanos. Mas, como aqui na Índia pode se usar qualquer sobrenome que lhe dê na telha, não dá para saber quem é quem, né?

Eles acharam o máximo o fato de eu ser brasileira e estar aprendendo hindi e toda aquela coisa. Estava me sentindo muito bem e feliz quando de repente, meu esposo me cutuca e faz com o dedo algo do tipo: “Nem pensar!”

Bem, eu estava conversando com a moça mais jovem e ele com a mãe. Bem que eu ouvi a mãe falar algo sobre gujaratis, punjabis, hindus etc e que os filhos dela se sentiam muito bem neste nosso bairro e que aqui era muito seguro e bla bla blá. Mas, como meu hindi ainda está capengando, eu ´perdi a parte mais importante da conversa. Segundo o meu esposo, a senhora disse: – “Ahn..vocês vão gostar muito desse prédio e da vizinhança. É muito seguro. Não tem esses gujaratis, hindus, punjabis. Todos nós aqui somos iguais (=muslim).Vai ser muito bom para vocês.

Enfim, não preciso nem dizer que não rolou, né? Falamos que íamos discutir mais a fundo e demos o fora. Eu, sinceramente, não me importo. Mas, segundo o meu esposo, eles se importariam se descobrissem que eu não sou muçulmana. Se é verdade ou não, não tenho como dizer para vocês. Prefiro acreditar que não.

citizenkhan1

No outro estado que morávamos, em Uttar Pradesh, algumas pessoas bateram a porta na nossa cara quando fomos alugar um imóvel porque nós não éramos vegetarianos. Então, começamos a dizer que éramos vegetarianos. Mas, nem assim ajudou muito, pois quando encontramos um proprietário jain (veja o post), ele disse que alugava, mas só se não cozinhássemos usando cebola, alho, batata, etc. Tô fora!

jain1

 Outro fato a se considerar e que pode ser um empecilho para muitas pessoas é se você é solteiro e quer alugar um apartamento na Índia. Ser solteiro pode ser uma escolha, pode ser que a pessoa esteja namorando e com planos de casar ano que vem, pode ser que não queira se casar tão cedo, queira dar prioridade na carreira. Sim, isso existe na Índia, ainda mais em Mumbai. Porém, dependendo do condomínio, elas não serão aceitas como moradores. Não falo só de mulheres solteiras, mas homens, também.

Se em Mumbai é assim, imagine em outras cidades, né?

Para os solteiros que são rejeitados pelos condomínios, há a opção do PG, a famosa Guest House, onde você divide um apartamento com outras pessoas.

Outros, mais sortudos, têm o apoio da empresa e um flat alugado pela própria, como acontece na empresa onde eu trabalho. Geralmente, os solteiros ficam no flat da empresa e dividem com algum outro funcionário.

Bem, mas, voltando ao assunto…vamos ver alguns anúncios interessantes aqui de Mumbai:

ape1

Its a 2 BHK converted into 3 BHK. Semi Furnished Flat Kitchen is furnished. Available for rent only for Jain Party.

Quando você ler Jain Party, entenda: – Vegetariano que não come ovo, batata, alho,. cebola, etc.

Apartment –Oshiwara

This flat is in Goregaon on linking rd.Very nr. To oshiwara depot and lokhandwala complex. Even its very near to oshiwara bus depot, And other basic amenities. This area is very much suitable for our muslim commuities and medial and film line sector.

Apartment for sale in Navi Mumbai

This property available for sales in sector-9 Tripartite plot loan available all leading bank flat on fifth floor road facing 24 hrs water with 2 lift parking common no reserved parking any one. immediate move no need to wait for vacate the flat Rate is negotiable on meeting Hindu & Muslim no issue all are welcome.

Esta é para os solteiros:

3BHK on rent for bachelors

Ready possession, 1650 sqft flat on rent, 3bhk with all attached toilet
all master bed.
cross ventilation east west open flat.
ready to move in
only vegetarians
ready with lights n fan.

only for 12months agreement.
5 to 6 bachelors are ok.
35k rent n 1.5final deposit
above rent n deposit are non negotiable

1 BHK Exclusively done Fully Furnished Flat available on rent at Malad West

1BHK exclusively well maintained Fully Furnished Flat with area 630 sq ft available on Rent for Family, Individual or Couples.

1 bhk flat available for family -rent 12000 –only keralites transfd to mumbai — Thane
(Keralites significa pessoas que vieram do paradisíaco estado do Kerala.)
One BHK flat around 600 sq ft / Mukund society nr Anand park
2.5 kms from Thane station. 0.5 kms from Majiwade Junction.
Brindaban bus depot – 5 mins walk
Rent Rs 12000 Electricity charges Gas Charges
Deposit Rs 1 lac
Pipeline gas available
Water available
only families who are getting transfered from kerala to mumbai for job purpose, will be preffered.

Além destes, você pode encontrar outros como comunidade cristã, sindhi, punjabi, etc etc. Tem para todos os gostos.
Isso faz sim, a busca pelo apê mais interessante. Porém, um pouco mais trabalhosa.
Recentemente, houve uma grande polêmica aqui, pois um anúncio claramente dizia que alugava o apartamento para qualquer um, exceto muçulmanos. Isso chamou a atenção da mídia (finalmemente!) e agora estão tentando proibir qualquer especificação como esta. Mas, num local onde tanta diversidade coexiste, acho difícil acabar. Porém, anúncios de cunho preconceituoso devem, claro ser sempre evitados e se usados, banidos!
Mas, ainda acho mais justo que no Japão, onde eles te fazem acreditar que você vai conseguir entrar no apartamento e, no final, te ligam dizendo, com uma desculpa esfarrapada qualquer, que não poderão lugar para você. E, claro, quem mora lá, sabe bem o motivo: Porque você é estrangeiro. E, para completar, ainda é brasileiro. Aí, o cerco aperta.
Pelo menos, aqui, as regras do jogo estão claras. Se você não é e não gosta do meu gueto, não venha morar nele. E viva a diversidade e o respeito mútuo!!

brasileira_asia
 
 

Anúncios

7 comentários sobre “Como achar um apê em Mumbai

  1. Ola interessante seu post , mas pode por favor colocar os precos em Dolar ou real ?
    casas
    Flat
    kitinetes
    Lojas para alugar para quem deseja firmar um negocio ?
    ou mesmo uma casa aonde se possa usar como algum tipo de negocio

    casas em lugares afastados do centro uns 40 minutos~ 1 hora

    Curtir

  2. Adorei o post!!! Como você disse, pelo menos você já sabe se será bem vindo ou não. Aqui em São Paulo a burocracia é tão grande, foi um estresse enorme para conseguir alugar um apê, o povo quer checar até quantos bens você tem, precisa de fiador, comprovar renda, até o nome no SPC eles checam. Só faltou exame de sangue. Isso mostra as prioridades de cada cultura, de fato na Índia a moral e a religião prevalecem. Já aqui no Brasil a gente nem sabe que tipo de vizinho tem, pode ser drogado, criminoso etc..é só ter dinheiro que aluga fácil e sem estresse nenhum. 😡

    Quanto ao vegetarianismo alguns são mesmo radicais. Minha sogra é vegetariana e nunca entrou ovo dentro da casa, e nem usa a mesma panela que tocou algo não veg. Mas era só ela viajar que meu sogro ia correndo fazer um butter chicken rsrsrs

    Sobre a religião…ahhh sei bem o que é isso…você sabe meu marido é sikh e eles tem um certo rancor dos muslins de um passado muito distante desde a época do imperio mughal. Duas vezes ele recusou emprego aqui quando soube que o rapaz que ia contratar era muçulmano, arrumou algumas desculpas. Ao mesmo tempo ele arrumou emprego para um paquistanês que conhecemos no shopping, esse rapaz estava procurando emprego. Mas a amizade fica sempre só nisso. Para mim é muito confuso a forma que eles se tratam…Eles se tratam cordialmente, conversam, às vezes até se ajudam mas não estreitam os laços de amizade, acho que é assim que funciona.
    Adorei o post!!
    Beijos!!

    Curtir

    1. Oi, Star!Obrigada pelo comentário. Sim, você disse tudo: Eles conversam e tal, mas nunca há um estreitamento de laços, com algumas raríssimas exceções. Quando meus sogros souberam que o filho deles (meu esposo) queria se casar com uma estrangeira (eu), eles só deixaram uma coisa bem clara: “Você em certeza de que ela não é muçulmana? Se ela for muçulmana, eu me mato!”
      Imagina só o drama!!!Eu não sou, mas só para você sentir o nível da coisa! Para nós que não temos uma história como a deles, realmente fica difícil de entender, mas aqui a coisa é bem séria. Um abraço e tudo de bom!

      Curtir

      1. Você me lembrou a primeira pergunta que minha cunhada fez quando me conheceu pelo skype..”ela é muçulmana??” Meu marido, brincando, disse que sim..na hora ela ficou em estado de choque, ficou calada por alguns segundos e soltou um “ooohh”.. rsrs . Mas é verdade, graças a Deus nós brasileiros não passamos por problemas tão sérios desse tipo, são apenas casos isolados, mas na Índia a coisa é séria. Tem um filme com uma história bem bonitinha sobre um sikh que se apaixona por uma muçulmana durante a divisão da Índia e Paquistão, o nome é “Entre dois mundos”. Quando puder dê uma expiada desse filme no youtube.
        Beijos!!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s