
Se você nunca esteve em um país islâmico, não é muçulmano e não tem o mínimo de contato com a cultura islâmica, talvez você faça esta pergunta ao chegar em Mumbai: – “Que música é essa?” ou…”De onde vem essa música”?
Essa “música “ nada mais é do que o Adhan, chamado de Azam aqui, e se refere a chamada da oração a qual é repetida 5 vezes ao dia.

Tanto aqui em casa quanto no escritório onde trabalho, é possível ouvir a chamada da oração vinda de alguma mesquita próxima. Para quem não está acostumado e não sabe do que se trata, as reações podem ser as mais diversas. Uma japonesa do meu escritório, a cada vez que ouvia o azam, reclamava e dizia que era muito chato e irritante. Bem, para os japoneses, qualquer som é irritante. Eles são extremamente sensíveis a sons e também a cheiros. Então, não dá para tomá-los como exemplo.
Bem, eu gosto da chamada da oração. Transmite paz e acho que é ótimo para te fazer lembrar de tirar uns 5 minutinhos para se isolar e ficar em silêncio. Só você e Deus. Ou, só você e você mesmo, se você não acredita em Deus. Independente da fé de cada um, se a cada chamada dessas a gente fosse para o banheiro ou qualquer outro canto e ficasse tranquila, falando com Deus ou com nosso consciente, tenho certeza que nos faria sentir melhor e mais em paz para continuar o ritmo frenético de cada dia. Ainda mais quando se vive numa cidade caótica como Mumbai!!
Se você nunca ouviu, aqui eu mostro para vocês o Adhan, azan ou como você preferir.
Como eu disse, as reações são as mais diversas. Este famoso vídeo, por exemplo, mostra a emoção de uma jornalista inglesa ao ouvir a chamada.
O Azan também virou nome de filme há alguns anos: Azam, a call to pray. O documentário conta a estória de Fazaila, uma adolescente muçulmana de Londres, na busca por si mesma, enquanto sua mãe pensa que a menina está “britânica demais”.
Vamos assistir:
E aí? O que acharam do Azan?
Um abraço e até a próxima!
by Tabibito
Sim,sim. É muito interessante!Obrigada pela visita!
CurtirCurtir
Eu não conhecia o ritual. E gostei
CurtirCurtir