Daman – Um pedacinho de Portugal em Gujarat

DSCN6343  Bem, como ninguém é de ferro, tirei uns 3 dias de férias juntando com o fim de semana em busca de um local tranquilo onde pudesse esquecer todo o stress acumulado no escritório de Mumbai nos últimos 6 meses.

Nossa principal intenção era viajar para Goa e descansar em Agonda. Porém, quem disse que conseguimos encontrar passagem para Goa?Nem avião, nem ônibus e nem trem. De carro seria muito cansativo. Então, uma semana antes das minhas mini-férias, acabamos sem saber para onde ir. Foi aí que eu comecei a fuçar na internet algum local próximo à Mumbai, que desse para ir de carro e onde pudéssemos relaxar.

A resposta? Daman!!

DSCN6587

Daman é uma território da união e fica no estado de Gujarat, fronteira com Maharashtra.

Daman, na verdade, foi colônia de Portugual por bastante tempo. Alguns anos depois de o nosso Brasil ter sido descoberto, o português Diogo de Melo enfrentou uma tempestade em alto mar e foi parar em Daman!

Parece que gostou da coisa, tanto que o local foi colônia portuguesa por mais de 400 anos.

Passeando pela cidade, você se sente super familiarizado com a arquitetura, já que há fortes e inúmeras igrejas, além das placas escritas em português.

DSCN6486DSCN6497 DSCN6498

Daman só foi incorporado à Índia em 1961, após uma pequena batalha entre portugueses e indianos.

Hoje, a cidade é um ponto turístico e refúgio para muitos, principalmente turistas de Maharashtra e Gujarat.

Após esta pequena apresentação, hoje você vai conhecer com a gente um local pouco divulgado, mas que conseguiu lugar cativo no meu coração: Daman.

DSCN6673

Se você está vindo de Mumbai, pegue a Western Expressway e dirija direto, sempre seguindo as placas para Ahmedabad ou Surat. Há também trens saindo de Mumbai. A estação mais próxima de Daman é Vapi. De lá, você terá que pegar um auto-ricksaw, o que leva cerca de 20 mins.

Você consegue aproveitar bem a cidade em 1, 2 dias. Não precisa mais que isso. Fiquei por lá 4 dias, mas se você tiver apenas 1 dia de folga, já é o suficiente.

Na estrada, você percebe que está no estado e Gujarat quando começa a ver algumas placas escritas em outro alfabeto. Sim, este é um dos encantos da Índia. Bastou menos de 2 horas de carro para entrar num local onde outro idioma é falado, se bem que todos entendem o hindi.

DSCN6329

Ao se aproximar da cidade, você vai se deparando com o oposto de Mumbai: a simplicidade e a tradição. Enquanto em Mumbai você mal consegue ver alguém vestindo roupa tradicional ou quando vê são as pessoas de classe mais humilde, em Daman praticamente só se usa roupa tradicional. Quase todas as mulheres estão de saree ou pelo menos, usando uma kurta, salwar kameez, etc. Até as crianças!

DSCN6333

Outro fenômeno: Enquanto em Mumbai a maioria das pessoas só quer falar em inglês, lá todos falam só gujarati entre si. E, não pense que são pessoas humildes e que não tem instrução, não!Pelas famílias no hotel você via que eles eram abastados. Porém, todos falando em seu próprio idioma. Incluindo os jovens. Modernos sim, usando jeans e bebendo, mas todos falando na língua local.

Mas, falando da parte turística…

Há muitos hotéis e resorts em Daman, de acordo com sua necessidade e bolso. Ficamos em um com um preço bem simpático e, pagamos cerca de 140 dólares por 3 noites par a 2 pessoas.O café da manhã também estava incluído. O nome do hotel é Princess Park Hotel. Fica aí a dica.

DSCN6350 DSCN6351 DSCN6352

Mas, há outros na mesma rua, como Cidade de Daman, Silver Sand Beach Resort, and um cujo nome me chamou muito a atenção: Shilton. Deve ser o primo pobre do Hilton.

Todos ficam próximos à Devka Beach.

Devka beach
Devka beach

Nos próximo posts, conheceremos as praias e pontos turísticos de Daman. Não percam!

Um abraço e até a próxima!

Anúncios

2 comentários sobre “Daman – Um pedacinho de Portugal em Gujarat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s