Após o maior festival da cidade, o Ganesha Chathurti, que celebra o deus-elefante, chegou a hora de celebrar as deusas do panteão de deuses hindus.
O Navratri é, como o próprio nome já diz, o festival das 9 noites, onde em cada um delas, uma deusa diferente ou, formas diferentes da mesma deusa são adoradas.
Nesse festival, além da tradicional visita aos templos e as oferendas, também recomenda-se que os devotos observem um jejum. Sempre que se fala em jejum, se pensa em algo assustador, quase uma penitência, mas pelo o que tenho observado,o jejum que as pessoas costumam realizar nestas ocasiões festivas, é até bem light.
A ingestão de alimentos presentes diariamente na mesa indiana, como daal, chapati, vegetais, etc, fica vetada e, no lugar deles, entram as frutas secas, doces e leite.
Quem já comeu os doces indianos, sabe que além de saborosos, eles te fazem sentir totalmente saciada. Se eu comer um ou dois doces indianos pela manhã, com certeza não terei fome no meu horário normal de almoço.
Além de todas as preces, festas e rituais, outro carro-chefe são as apresentações de danças típicas, como a Garba Dance, muito comum no estado de Gujarat.
Assim como o nosso Carnaval é celebrado de diferentes maneiras ao longo do país, aqui na India acontece o mesmo com os festivais. Cada região tem sua forma de celebrar, cada família tem seus rituais e isso faz com que a coisa se torne ainda mais rica e interessante.
Eu vivo em Mumbai. Então, as informações que eu vou passar aqui são baseadas naquilo que eu tenho visto e observado por essas bandas.
No próximo post, voce vai conhecer as 9 divindades adoradas neste festival. Por enquanto,voce fica com algumas cenas do Navatri, extraídas de filmes de Bollywood.
Esse aqui é um classico:
Para conhecer outros videos, veja esta matéria do Times of India.
http://timesofindia.indiatimes.com/videols/10171677.cms
Um abraço e até a próxima!
Bu Tabibito