Índia e Paquistão na moda?

  citzenkhan2
thekumars1
Se eles estão na moda, eu não sei, mas é o que parece quando você conecta em alguns canais que exibem seriados de comédia, como o Comedy Channel, por exemplo.
Não sei se esses seriados estão sendo exibidos no Brasil (alguém me atualiza, por favor), mas se não estão, vale a pena assistir. Não só pelo fato de serem engraçados, mas também porque mostram o olhar do Ocidente sobre a Ásia, mais precisamente sobre a Índia e Paquistão.
Claro que há coisas exageradas e que só poderiam ter saído da mentalidade norte-americana, mas mesmo assim, alguns dos shows são muito bem elaborados e hoje, eu venho compartilhar alguns deles com vocês.
Outsourced
outsourced2
Este aqui, acho que a maioria deve conhecer. Era um filme que virou seriado. Conta a estória de um americano que foi mandado para a Índia, mais precisamente para Mumbai, para trabalhar em uma empresa. Chegando lá, ou melhor, aqui, ele experimenta vários choques culturais e está sempre metido em algum rolo.
Olha, eu não gosto muito desta série, pois eles exageram demais e dão uma idéia totalmente errada do que é trabalhar na Índia. Só para vocês terem uma idéia, em um dos episódios, uma vaca aparece no escritório!! Para início de conversa, aqui em Mumbai (onde a estória se passa), quase não se vê vacas nas ruas. E, ver vacas dentro do escritório, é inimaginável! Também mostram a reação dos indianos ao serem tocados no ombro ou no braço pelo funcionário americano, como se o toque aqui fosse um grande tabu. Sim, ainda é em muitos lugares, mas certamente não em Mumbai.
Trabalho numa companhia em Mumbai, cheia de estrangeiros e, claro, indianos. Todo mundo se cumprimenta, se toca, conversa e ninguém considera isso como assédio sexual. Se você for para o interior do país, isso, com certeza vai mudar, mas acho que o diretor da série deveria passar um tempo aqui antes de colocar tanta asneira no ar.
Ou seja: Outsourced é cheia de estereótipos descabidos, bem típico da mentalidade americana.

The Kumars at No.42
thekumars1
Esta série foi criada na Inglaterra por volta do ano 2001 e ganhou ganhou 2 Emmys seguidos (2002 e 2003).
O roteiro fala de uma típica família de indianos que vivem em Wembley e investiram no sonho do filho Sanjeev, de se tornar apresentador de um talk show. Sendo assim, eles montam um estúdio no quintal de casa, onde Sanjeev apresenta o show e recebe diversos convidados de renome, como Stephen Fry e outros. As entrevistas são improvisadas e é isso que mantém o show interessante.
A série consegue mostrar bem aspectos da mentalidade e do conceito de uma família indiana. Eu achei o máximo e, até mesmo o cidadão Made in India aqui de casa achou ótimo e super fiel à realidade da cultura.
Essa série eu indico.Vale a pena ver.


The Mindy Project
mindy
Esta série é bem recente, criada pela Fox e tem como protagonista a atriz Mindy Kailing, que é também a criadora da série.
A estória conta as aventuras de Mindy Lahiri, uma ginecologista e obstetra. Mindy inspirou-se na vida de sua própria mãe (também obstetra e ginecologista) para criar a série.
O roteiro é legal, Mindy é super talentosa, mas não mostra muito diferenças culturais e nada dese tipo, uma vez que Mindy é totalmente americana. O inglês dela me dá nos nervos e eu não tenho paciência para assistir. Acho que estou ficando velha, gente.
Mas, vale a pena conferir para vocês tirarem suas próprias conclusões.

Citizen Khan
citzenkhan2
Esta, na minha opinião, é a melhor de todas. É uma série britânica, produzida pela BBC ano passado, cujo criador é Adil Ray, que é ninguém mais ninguém menos que o protagonista da estória.
Citizen Khan mostra a vida de uma família paquistanesa residente em Birmingham. A estrela da série é Mr. Khan (Adil Ray), um típico chefe de família paquistanês, que se auto-intitula líder da comunidade de exerce diversas funções na mesquita local.
Além de Mr, Khan, tem suas 2 filhas, Shazia e Alia, além de sua esposa, Mrs. Khan.
A série ficou bastante famosa no Reino Unido, mas também levantou diversas discussões. Alguns muçulmanos a acusam de estarem insultando o Islam de forma aberta. Outros, já acham que a série ajuda a dismitificar uma série de fatos sobre o Islam e para mostrar que apesar do que a mídia internacional mostra, eles vivem um vida normal como qualquer outro cidadão britânico, americano, brasileiro, etc.
O jornal paquistanês The News International, criticou a BBC por usar as bandeiras paquistanesas na série, além do fato de mostrarem a filha mais nova de Mr. Khan colocando um hijab e fingindo ler o Quran quando o pai chega em casa. Já o site The Pakistan News Watch incluiu Citizen Khan como uma série essencial nas sociedade multiculturais, alegando que esta série ajuda a colocar todas as comunidades em pé de igualdade.
Apesar de toda a polêmica, a série continua sendo um sucesso no Reino Unido e…aqui em casa, também!Vamos ver alguns episódios.


Mind your Language
mindyourlanguage
Esta é uma série britânica criada antes de alguns de nós vir ao mundo! (1977). Aqui na Índia, ela é exibida pelo canal Central Comedy. A estória se passa em Londres, em uma universidade que oferece aulas de inglês para estrangeiros. Dentre os alunos, temos indianos, japoneses, chineses, paquistaneses, gregos, franceses, etc.
Em seu 1º ano de exibição, a série fez bastante sucesso, mas foi cancelada por considerarem alguns dos estereótipos ofensivos.
Alguns anos depois, em 1986, a série voltou a ser exibida com alguns novos integrantes no time. Eu considero a série bem engraçada, no melhor estilo Escolinha do Professor Raimundo.
Vamos assistir!

E aí? O que você achou?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s