Burka Avenger – A 1a super heroína paquistanesa

Hoje, lendo o jornal, me deparei com uma notícia muito interessante e, na mesma hora pensei em compartilhar com nosso leitores.
O 1o desenho animado produzido no Paquistão acaba de se lançado. Mas, este desenho, chamou a atenção do mundo todo.
Primeiro, porque o protagonista não é um super-herói, mas uma super heroína, no estilo mulher maravilha, só que bem mais coberta.
E, segundo, porque a heroína usa uma burka preta no melhor estilo ninja, vestimenta que ajudou a criar seu nome: Burka Avenger.
burkavenger2
Além de todos estes fatos envolvendo o desenho, o que mais chamou a atenção foi o tema central da estória de Burka.
Burka é uma professora que vira super heroína e além de lutar conta seus inimigos usando artes marciais, ela tem algumas armas muito poderosas:
Livros e canetas.
Isso mesmo!As armas de Burka são os livros e as canetas!!
A brilhante idéia veio do pop star Haroon e o objetivo, claro, é transmitir uma imagem positiva, além de ser um modelo para as milhares de meninas que lutam a favor da educação feminina, firmemente contrária à ideologia do governo Taliban.
No desenho, a heroína luta contra o vilão Baba Bandook, cuja visão e ponto de vista muito se parecem com os do Taliban.A intenção de Baba Bandook é fechar a escola onde estudam as meninas e ficar com a grana.
O que as mulheres têm a ver com a educação? – diz o vilão. Elas deveriam ficar em casa, lavar, passar, limpar e cuidar da cozinha.
Então Super Burka retruca: As meninas de hoje são as mães de amanhã. Se as mães de não forem educadas, então nossa futura geração continuará analfabeta.

E assim, Burka parte para cima do vilão.
burkaavenger1É ou não a melhor heroína criada até hoje?
Vamos assistir o trailer de Burka Avenger.

Anúncios

2 comentários

  1. […] Há quase dois anos, escrevi um post sobre a 1a super heroína paquistanesa, Burka Avenger. Burka Avenger é um desenho animado criado no Paquistão cuja temática é muito inyeressante: uma heroína cujas armas são livros e canetas e protege os estudantes dos malvados homens que querem destruir as escolas. Quem é nosso leitor das antigas deve lembrar. Se você não lembra, vamos refrescar sua memória: https://tabibitosoul.com/2013/07/26/burka-avenger-a-1a-super-heroina-paquistanesa/ […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s