Muçulmanas em Mumbai

A comunidade muçulmana em Mumbai é bem grande e, na rua onde moro tem alguns prédios exclusivos para muçulmanos.
Ficar alheio a eles é impossível e, nestes meses em Mumbai, não sei se é coisa de mulher, mas tenho reparado muito nas vestimentas. Principalmente das mulheres.
Outra coisa que reparei nessas minhas andanças pela cidade é que as muçulmana aqui gozam de muito mais direitos do que em outros países muçulmanos, como a Arábia Saudita, por exemplo.
No banco onde tenho conta, uma das gerentes é muçulmana. No meu trabalho também tem algumas muçulmanas e, você pode vê-las em vários setores da sociedade, sempre atuando com muita competência.
hijabkarate
Aqui elas também saem sozinhas, com as amigas, com a família, etc. Outro dia, vi um cena não tão comum ainda: uma muçulmana estava dirigindo um carro. Não sei se em outros estados da Índia onde também há uma grande presença muçulmana, se elas gozam de toda esta liberdade.
Se você é conhecedor do assunto, compartilhe aqui com a gente!
Mas, voltando ao assunto, vamos às roupas mais usadas pelas muçulmanas aqui.
Quase todas usam a abaya, que é aquele vestido longo, geralmente na cor preta e que pode ter alguns detalhes brilhosos etc. Pelo menos aqui em Mumbai, por baixo da abaya, nós percebemos que as muçulmanas usam roupas indianas, como salwar kameez e aquela calça pantalona.

Abaya
Abaya

O que varia mais mesmo é o tipo de véu.
O tipo mais comum por aqui é o niqab, que seria aquele véu ou cobertura de cor preta (geralmente), onde somente os olhos ficam de fora. Vamos conhecer alguns modelitos. Já posso ouvir minha mãe vendo isso e dizendo: Meu Deus…coitadas…mas elas não sentem calor?
Acho que muita gente no Brasil deve pensar assim. Mas, fé é fé. Aliás, só fazendo uma pequena comparação, as freiras católicas se vestem de modo parecido, mas ninguém comenta se elas estão com calor ou acha que são umas pobres coitadas. Sentiu a diferença?
devotedxopressed
Na verdade, até eu mesma (que nem hijab uso) recebo estes comentários no Brasil sobre minhas roupas. Sempre perguntam se eu não sinto calor, etc. A verdade é que cada um escolhe o que quer da vida: Se voce é calorenta e se sente e mais confortável usando shorts e camisetas de alcinha, seja feliz assim. Se voce mesmo sentindo calor não gosta de mostrar determinadas partes do seu corpo, que assim seja. E, ninguém tem nada a ver com isso, não é verdade?
Continuemos com as roupas…Estes aqui são os niqabs mais usados por aqui.
niqab5
niqab6
niqab2niqab3
niqab4
niqab7

boushiya
Há também algumas que usam luvas negras, para que nenhuma parte do corpo esteja visível para outros homens. Vê-las usando luvas já é um pouco mais raro e também depende do nível de conservadorismo de cada uma.
SONY DSC
niqabgloves2
niqabgloves3
Tem um outro tipo de vestido usado pelas senhoras muçulmanas daqui, que é mais colorido, geralmente em azul, bege ou amarelo e com alguns bordados. O véu é feito do mesmo tecido e lembra bastante a vestimenta das freiras católicas.Infelizmente, não encontrei nenhuma informação a respeito desta vestimenta. Se alguém souber, ensina aqui para a gente, por favor!
E aí? Qual voce gostou mais?
Um abraço e até a próxima!
by Tabibito

Anúncios

3 comentários sobre “Muçulmanas em Mumbai

  1. Oi, Star!Obrigada pelo comentário. Olha, vou verificar aqui mais informações sobre as freiras na Índia. Ontem, por acaso, tinha uma no trem. Em relação aos colégios cristãos (convent schools), realmente têm uma ótima reputação entre os indianos. As minhas vizinhas, lá em U.P estudavam no melhor colégio da cidade que, por sinal, era cristão. Eu perguntei se elas tinham aula de religião e elas me falaram que não. De cristão, só o nome. Os professores em sua maioria eram hindus e no colégio se celebrava todos os festivais hindus, também. Aliás, uma das melhores faculdades aqui de Mumbai, o St. Xavier, é católica mas não tem nada a ver com religião. Mas, em relação às freiras, eu vou pesquisar. Aliás, tô preparando um post sobre as religiões da Índia e, com certeza, os seus blogs serão referência quando chegar na parte do Sikhismo. Um abraço!!

    Curtir

  2. Só uma correção antes que alguém queira me apedrejar rs porque eu não consegui apagar e editar: eu quis dizer que a Bíblia tem raízes no antigo Oriente Médio e não o cristianismo!
    Beijos!

    Curtir

  3. Eu não sei por que o povo se incomoda tanto né..várias pessoas já me perguntaram se eu preciso usar burca na Índia..Acho que isso é uma escolha, acho até bonito e é incrível como a pessoa se acostuma com as vestimentas, uma mulher que está acostumada a cobrir o corpo, se ela sair sem o véu ela se sente nua.

    Eu também me pego comparando essas roupas com as das freiras. Se olharmos direito, as roupas delas parecem o chador que muitas mulheres iranianas usam. As pessoas se esquecem que o cristianismo também tem raízes no oriente médio e na época de Cristo as mulheres também se vestiam assim. Aqui no Brasil é tudo ao contrário, mesmo! Parabéns pelo post!

    Já aproveitando o gancho, tenho curiosidade sobre as freiras na Índia. Como elas vivem? São bem aceitas pela sociedade? Porque uma coisa acho estranho..conheço alguns indianos que estudaram em colégios cristãos (eles falam convent school) mesmo sendo hindus, sikhs ou até muçulmanos porque dizem serem boas escolas. Será que é isso mesmo?

    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s