Povos da Ásia – Tribo Tharu – Parte 2

Casamento na tribo Tharu
tharu2
Continuando o post sobre a tribo Tharu…Os Tharu têm uma tradição bem peculiar no que diz respeito a casamento. Vamos entender mais o assunto.
Imagina só você já ter alguém para casar mesmo antes de nascer? Para algumas pessoas que estão à busca de um companheiro, pode ser a solução, mas não é o que acontece com as mulheres da tribo Tharu.
E, não foi o mesmo sentimento que nasceu em Phoolmati Chaudary (nome fictício), quando descobriu que mesmo antes de ela vir ao mundo, seus pais já tinham arranjado o seu casamento com o filho de um amigo. Como sabemos, casamentos arranjados não são novidade no Nepal e na Índia. E, na tribo Tharu, essa tradição é seguida à regra.
tharu3
Quando confrontei meus pais e disse a eles que não queria um casamento já marcado antes de eu nascer, eles não me ouviram“- conta Phoolmati, uma adolescente de 15 anos.
Phoolmati entrou em depressão quando descobriu que já estava prometida, mas hoje ela tem um namorado com o qual deseja se casar de verdade.
Quando ela recusou, os pais do noivo prometido começaram a pressioná-la e persegui-la.
Eu descobri que ele têm alguns maus hábitos, como fumar e beber e eu não quero passar a minha vida com alguém assim. Mas meus pais pareciam estar mais preocupados com a promessa feita aos amigos do que com meus próprios desejos.”
Phoolmati conta que sua família não sabe que ela tem um namorado que ama e com o qual quer se casar. Se eles descobrirem, eu estarei em apuros, diz ela.
A pressão por parte dos seus pais e dos pais do noivo continuou. Então, Phoolmati ameaçou a todos, dizendo que cometeria suicídio, caso a forçassem a se casar com o noivo prometido. Assustados, seus pais, então, a levaram para Kathmandu, a capital, para que passar um tempo na casa de uns parentes.
Os parentes, no momento, estão tentando matricular Phoolmati numa escola, já que ela é semi-analfabeta. Seus pais também prometeram que de agora em diante vão deixar Phoolmati tomar suas próprias decisões sobre casamento e família.
Os nepalenses dizem que a tradição do mangni, o famoso casamento arranjado, se desenvolveu a partir do desejo que os pais têm de proteger seus filhos de casamentos pouco apropriados e para manter e estreitar as relações com os amigos.
tharu4
Mas, os jovens da tribo Tharu têm tentado mudar esta tradição, recusando os casamentos arranjados por seus pais quando ainda eram apenas fetos.
Esperamos que esta tradição caia em desuso e que as jovens tenham o direito de escolher com quem querem casar e se querem casar.
Um abraco e ate a proxima!
by Tabibito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s