Hijras- Quem são elas? – Parte 2

hijragodess hijra2
Apesar do lado sobrenatural que é atribuído às hijras, a verdade é que na Índia, elas têm poucos ou quase direitos nenhum. Não são reconhecidas pela lei indiana. Sendo assim, não podem votar, não podem adquirir propriedade, não podem se casar e nem pedir documentos como passaporte e carteira de motorista. Sendo assim, o acesso à educação e saúde torna-se impossível.
Não sei se é algo bom ou ruim, mas em 2006, o estado de Bihar contratou diversas hijras como coletoras de impostos, para cantar bem alto e anunciar as dívidas de alguns, até que eles se sentissem envergonhados e obrigados a pagar.Na verdade, este foi um dos métodos mais eficientes para coletar impostos já implantado na Índia. Porém, muitas acabam é mendigando ou indo pelo caminho da prostituição.Ser uma hijra já é ir contra a lei, já que no artigo 377 do Código Penal Indiano diz que “relações sexuais que vão contra a ordem da natureza”. Ou seja, se não for sexo entre homem e mulher,e cuja finalidade não for a reprodução, é aberração. Até rimou.

Porém, graças ao apoio de inúmeros grupos internacionais que estão crescendo em grandes cidades da Índia, parece haver esperança para as hijras e outras minorias. Um dos grupos mais ativos em prol das hijras é o Sangama, fundado em 1999 pela Fundação Bill Gates e pelo Fundo para Direitos Humanos Mundais. Além das passeatas, o grupo organiza constantes reuniões e encontros. 2/3 de sua renda vai para campanhas de conscientização sobre o HIV e distribuição de camisinhas. Segundo o Sangama, cerca de 18 a 20% das hijras é HIV positivo. “Há 5 anos eram de 3 a 5 mortes por Aids cada mês. (em Bangalore). Hoje, são de 3 a 4 por ano.“
Mas, as coisas começam a mudar. No ano de 2000, Shabnam Mausi, foi a 1ª hijra a ser eleita para o parlamento indiano e após ela, muitas outras entraram para a carreira política.
Em 2008, o governo de Tamil Nadu reconheceu as Hijras como T (transexuais) em suas carteiras de identidade e o mesmo está sendo planejado para os passaportes e carteiras de motorista.
Leia mais a respeito no link abaixo:
http://archive.tehelka.com/story_main38.asp?filename=hub190408The_Rationing.asp
Eu sou daquelas que acha que todo o ser humano tem o direito e deve ser respeitado não baseado em sua raça, crença ou opção sexual, mas sim, pelo simples fato de ser um indivíduo como eu e você. Se as hijras são eunucos, transex, bruxas ou seja lá o que for, pouco me interessa. Me interessa sim, é o fato de serem indivíduos e não poderem ter a mesma oportunidade que outros.
Outra coisa que me me deixou bastante desconfortável no meu 1º encontro com uma hijra, é que ela tocou meus pés. Talvez as pessoas pensem que elas façam de tudo para ganhar uma graninha, mas a verdade é que eu me sinto mal se alguém toca os meus pés, então, eu já peço para não fazerem isso e não deixo nem a pessoa completar o ato. Se alguém tinha que ter os pés tocados ali eram elas, pois para fazer o que elas fazem ter que ser muito macho mesmo!
Para terminar, leia a linda estória de Asha Khan, uma hijra que adotou uma menina órfã. Muitas vezes você se julga melhor ou mais limpo que elas, mas será que você teria coragem de praticar tal ato de amor? Afinal, criar e amar alguém que não nasceu de você é só para quem tem uma alma muito, mas muito iluminada.
A estória de Asha Khan
hijra4
http://edition.cnn.com/2005/WORLD/asiapcf/09/07/india.eye.eunuch/
Se você se interessou pelo assunto, eu deixo aqui alguns links de artigos e reportagens sobre as Hijras.
Recentemente, no Festival de Cinema GLS de Mumbai apresentaram este filme: Between Two.
http://buskfilms.com/community/festivals/kashish/
Hijras em Mumbai:
http://petercaton.co.uk/recentwork/hidden-lives-homosexuality-in-bombay
Outros:
http://www.merinews.com/article/eunuchs-vulnerable-or-extortionists/155024.shtml
http://web.archive.org/web/20010602023507/http://eurogay.co.uk/lifestyle/0301/hijra.html
Em português
http://www.radharaman.com.br/wordpress/2010/05/04/hijra-o-terceiro-sexo/
http://deva-dani.blogspot.in/2009/10/hijras-nem-homens-e-nem-mulheres.html
http://virusdaarte.net/india-hijras-homens-ou-mulheres/
http://biografiasgls.blogspot.in/2013/05/hijras.html
Documentários
Documentários a respeito das Hijras
Between the two





E aí, gostaram? Um abraço e até a próxima!
by Tabibito

Anúncios

2 comentários sobre “Hijras- Quem são elas? – Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s