Mumbai meri jaan – Haji Ali Dargah

hajiali
Hoje eu inicio uma nova seção aqui no nosso blog: Mumbai meri jaan, que significa Mumbai- meu amor. Realmente, eu me apaixonei pela cidade desde o 1o dia e, nos fins de semana, quando tenho tempo, vou visitar algum local da cidade. Hoje eu visitei um local muito famoso da cidade: Haji Ali Dargah. Haji Ali Dargah fica no Mar da Arábia e atrai pessoas de todo o país. É um famoso ponto de pregrinação. Vamos conhecer um pouco mais deste local.
Haji Ali Dargah é uma mesquita, mas também é a tumba (dargah) do muçulmano Ali Shah Bukhari. Ali Shah Bukari foi um comerciante que deixou para trás tudo o que possuía e foi em direção à Mecca.Há vários relatos com relação à vida dele. Depois de muitas viagens, ele fixou residência em Mumbai.
Há vários relatos de milagres que pessoas que rezaram para Haji Ali.Hoje, não só muçulmanos, mas pessoas de várias religiões e castas visitam o local para oferecer orações e fazer algum pedido especial.
hajiali2
Se Haji Ali é santo ou não, não cabe a mim julgar, mas existem vários fatos interessantes envolvendo o local:
1. Na época das monções (bem agora, diga-se de passagem), a mar torna-se bastante revolto e, o caminho que conduz as pessoas até a mesquita fica impossível de passar. Porém, apesar de todos estes anos e da fúria do mar, o caminho até a mesquita nunca sofreu danos a ponto de impedir que seus fiéis visitem o local. Quem mora em Mumbai sabe que com a força das chuvas, as ruas ficam cheias de crateras e destruídas. Até prédios caíram recentemente por causa da chuva, mas o Haji Ali Dargah continua imponente no meio do mar.
hajiali3
2. Em 1949 houve um temporal em Mumbai, onde as ondas eram tão fortes que mais lembravam um tsunami. Segundo os relatos das pessoas que estavam no local no dia, elas acharam que fossem morrer engolidas pelo mar, junto com a mesquita. Porém, não se sabe como, as ondas bateram nos muros das mesquita e baixaram, como se submetessem a algum comando.
Infelizmente, eu escolhi uma péssima época para visitar o local e não pude chegar até a mesquita. Sendo assim, me restou apenas apreciar a belíssima paisagem de longe. Mas, quando a época das chuvas terminar, eu volto lá e tiro muitas fotos para o nosso blog. Deixo aqui com vocês a foto de hoje e um vídeo do youtube onde dá para ver bem como é local.
DSCN5961
Ano passado, se não me engano, chegaram a cogitar a proibição de mulheres no local, mas parece que essa idéia não vingou. Como não pude chegar no local hoje, não deu para conferir, mas da próxima, se eu conseguir entrar, conto para vocês.


Um abraço e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s