Povos da Ásia – Sindhi

sindhi2

sindhi3

sindhi4

Comecei a escrever este post ainda no Brasil há mais de 1 mês, mas ontem, depois de ter conhecido uma sindhi, eu vi que era a hora de publicá-lo.
Os sindhis são um grupo étnico oriundo da província do mesmo nome (Sindhi), a qual, hoje, depois da partilha da Índia, encontra-se no Paquistão.Porém, muitos deles fugiram para a Índia depois da divisão, sendo a maior comunidade em Hyderabad. Já no Paquistão, a maioria vive em Karachi.
sindhi1

Os sindhis são um povo muito antigo e sua cultura e língua receberam não só influência hindu, mas também árabe. Eles possuem sua própria língua, a qual é considerada a 3ª mais falada no Paquistão. Apesar de a língua dos sindhis ter status de língua nacional no Paquistão, sendo a única usada pelo governo deste país para a confecção da carteira de identidade, ao invés do urdu, ela não dispõe do mesmo status na Índia. Na Índia, o idioma dos sindhis não chega a ser considerado o idioma oficial de nenhum estado.
Só para curiosidade, a língua sindhi é escrita em árabe, mas a maioria de seu vocabulário provém do sânscrito.
sindhi2

sindhi3

Muitos não consideram os sindhis como indianos. Como disse no início do post, recentemente conheci uma sindhi. Ela mesma se auto-apresentou como sendo sindhi o que para mim, claro, não faz a mínima diferença. Esta senhora sindhi é especialista em Hindi e Urdu. Ela disse que resolveu se tornar especialista em hindi porque sempre disseram que um sindhi jamais poderia ensinar hindi. Sendo assim, ela resolveu se formar professora nesta matéria. Ensinou hindi por mais de 40 anos para milhares de indianos e hoje, ela ensina hindi e urdu para os estrangeiros que querem aprender estas duas belíssimas línguas. Esta senhora, por acaso, é a minha professora de hindi e marathi.
Além da minha digníssima professora, dentre os sindhis famosos , eu citaria a grande 1ª ministra Benazir Bhutto, a estrela dos filmes tamil e telugu Tammanah Bhatia.

benazir

tammanah

Assista a ese vídeo e conheça um pouquinho mais da história deste povo.

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo destes 12 anos neste incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração.

2 comentários em “Povos da Ásia – Sindhi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: