Comecei a escrever este post ainda no Brasil há mais de 1 mês, mas ontem, depois de ter conhecido uma sindhi, eu vi que era a hora de publicá-lo.
Os sindhis são um grupo étnico oriundo da província do mesmo nome (Sindhi), a qual, hoje, depois da partilha da Índia, encontra-se no Paquistão.Porém, muitos deles fugiram para a Índia depois da divisão, sendo a maior comunidade em Hyderabad. Já no Paquistão, a maioria vive em Karachi.
Os sindhis são um povo muito antigo e sua cultura e língua receberam não só influência hindu, mas também árabe. Eles possuem sua própria língua, a qual é considerada a 3ª mais falada no Paquistão. Apesar de a língua dos sindhis ter status de língua nacional no Paquistão, sendo a única usada pelo governo deste país para a confecção da carteira de identidade, ao invés do urdu, ela não dispõe do mesmo status na Índia. Na Índia, o idioma dos sindhis não chega a ser considerado o idioma oficial de nenhum estado.
Só para curiosidade, a língua sindhi é escrita em árabe, mas a maioria de seu vocabulário provém do sânscrito.
Muitos não consideram os sindhis como indianos. Como disse no início do post, recentemente conheci uma sindhi. Ela mesma se auto-apresentou como sendo sindhi o que para mim, claro, não faz a mínima diferença. Esta senhora sindhi é especialista em Hindi e Urdu. Ela disse que resolveu se tornar especialista em hindi porque sempre disseram que um sindhi jamais poderia ensinar hindi. Sendo assim, ela resolveu se formar professora nesta matéria. Ensinou hindi por mais de 40 anos para milhares de indianos e hoje, ela ensina hindi e urdu para os estrangeiros que querem aprender estas duas belíssimas línguas. Esta senhora, por acaso, é a minha professora de hindi e marathi.
Além da minha digníssima professora, dentre os sindhis famosos , eu citaria a grande 1ª ministra Benazir Bhutto, a estrela dos filmes tamil e telugu Tammanah Bhatia.
Assista a ese vídeo e conheça um pouquinho mais da história deste povo.
Suas informações são maravilhosas, continue sempre postando. Abraços do Brasil
CurtirCurtir
Muito obrigada, Eunice!Seja bem-vinda ao blog. Um grande abraco!
CurtirCurtir