Cinema na Índia

 yehjawaani1
Quem é fã de Bollywood, no mínimo, deve ter o sonho de consumo de assistir um filme indiano na íntegra, não é mesmo? Pois é. Comigo também não era diferente. Meu sonho de consumo foi realizado na semana passada, quando fui, pela 1ª vez, a um cinema na Índia.
O filme? Yeh Jawaani hai Deewani, com os astros Ranbir Kapoor e Deepika Padukone. Este filme estreiou há pouco mais de 1 semana nas telonas, mas as ótimas canções do filme já martelavam na nossa cabeça há mais de 2 meses. A propaganda em cima do filme foi muito grande e lembro de ter visto o clipe de Badtameez Dil, a canção carro-chefe do filme, mais de 20 vezes em um dia só na tv indiana. Só para vocês terem uma idéia!Mas, no mínimo, devem ter passado umas 50 vezes.
Sempre ouvi muitos boatos e li em vários blogs japoneses que, toda vez que os clipes apareciam na telona do cinema, o público se levantava e começaca a dançar e a cantar junto. Bem, eu não sei dizer em que cinema e de qual província essas pessoas foram, mas a verdade é que, pelo menos na cidade grande, os cinemas são exatamente como no Rio, Tóquio e outras metrópoles. Ou seja: Todo mundo quietinho e sentado assistindo o filme. Quando a música carro-chefe do filme tocou….nada aconteceu! Acho que eu era a pessoa mais animada ali dentro, pois estava super feliz em ver tudo aquilo na telona. Estava que nem pinto no lixo.
yehjawaani3

O filme é bastante longo, até longo demais para o meu gosto, já que a estória poderia ser resumida, tranquilamente em 2 horas de filme. O filme trata, basicamente, de amizade, amor e das escolhas que fazemos na juventude.
yehjawaani2

Além de Ranbir e Deepika nos papéis principais, também temos outros dois talentos: Aditya Roy Kapoor e Kalki Koechlin. Aditiya é um jovem e competente ator, que está estrelando o filme Aashiqui 2, que também foi um grande sucesso por aqui. Kalki Koechlin nasceu na Índia, mas pela sua carinha, dá para ver que não tem sangue indiano nenhum ali. Seus pais são hippeies franceses e se conheceram aqui na Índia. Kalki tem atuado em importantes papéis em Bollywood e, o mais interessante é que, apesar de sua fluência em hindi nos filmes, quando chegou aqui, ela não falava o idioma. Afinal, Kalki foi criada em Tamil Nadu, onde se fala tamil. Ela teve que aprender hindi e, fez muito bem a lição de casa!
Outra participação no filme que não pode ser esquecida, é a da grande diva Madhuri Dixit, que continua arrasando com sua beleza, carisma e talento. Bem no início do filme, a diva aparece neste vídeo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=7IS8yw3NV60

Mas, o ponto alto de assistir um filme no cinema indiano, não foi bem o filme, na verdade. Foi algo que eu não sabia que tinha nos cinemas da Índia e que me surpreendeu. Poucos minutos antes do filme iniciar, uma voz anuncia:
“Por favor, queiram ficar de pé para a execução do hino nacional indiano.”
Com todos de pé, eis que aparece na telona, um vídeo com vários cantores cantando o belíssimo hino nacional indiano. Não é por nada não, mas o hino indiano é um dos mais belos que já ouvi. É do estilo do nosso hino nacional brasileiro, que quando toca, dá até arrepio! Aqui, para quem não conhece, o hino nacional indiano, o Jana Gana Mana.

Conheçam aqui as duas canções mais famosas do filme Yeh Jawaani hai Deewani:

Balam Pichkari

https://www.youtube.com/watch?v=9o1rWMtfPsc

Badtameez Dil
https://www.youtube.com/watch?v=F7k_U1ZXybo

Um abraço e até a próxima!
by Tabibitosoul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s