Delhi- Mumbai

rajdhani
O trajeto Delhi – Mumbai pode ser feito tranquilamente de avião em 2 horas. Porém, desta vez, já que ninguém aqui é rico, para não acabar com o orçamento, decidimos realizar este trajeto de ….TREM!!! E, foi uma ótima escolha! Agora, vocês vão saber o porquê.
Desde comecei a assistir filmes indianos, viajar nos trens da Índia sempre foi um desejo de consumo. O trem da vez é o famoso Rajdhani Express. Este trem tem diversas classes, como um avião. Econômica, business e 1ª classe. Na 1ª classe, você fica num quarto só para você. Na business, você vai numa cabine com 4 camas estilo beliche. Duas embaixo e duas em cima. Nós ficamos na business e, apesar de a viagem ser longa, você nem sente, porque eles não param de ter servir comida, chazinho e biscoitinhos. Além disso, o ambiente é super familiar e seguro até mesmo se uma moça quiser viajar sozinha. Eu viajaria sozinha numa boa naquele compartimento.
rajdhani2
O serviço
O serviço é nota 10 e deixa muita companhia aérea no chinelo. Assim que o trem parte, eles trazem garrafas pet de água mineral. Logo depois, vem o chá da tarde, composto de sanduíche de queijo, docinho indiano, suquinho de manga e um kit para fazer chá ou café.
DSCN5727
O trem parte umas 16:30. Até você terminar de comer, já são 18:00. 1 hora depois, eles já anunciam a janta. Mas, antes disso, eles passam de cabine em cabine perguntando se você prefere veg ou non-veg. Ou seja, comida vegetariana ou não vegetariana. Na mesma tacada, eles já perguntam o que você quer para o café da manhã.

Água quente e kit para café/chá
Água quente e kit para café/chá

Lá pelas 19:00 começam a servir a entrada do jantar, que é uma sopinha deliciosa com alguns biscoitinhos salgados.
DSCN5736

Mal você engoliu a sopa, eles já começam a trazer o jantar.
DSCN5739

Depois de comer o jantar, só te resta uma coisa: dormir! Ah, sim, claro! Escovar os dentes antes não faz mal, também. Como estava cansada há dias, tinha acabado de chegar do Brasil e ainda sob o fuso-horário, dormi feito uma pedra. No embalo do trem, como é gostoso dormir! Quando acordei, ou melhor, fomos acordados pelo garçom, já era a hora do café da manhã!!!
DSCN5741

E, o trem já havia passado de Gujarat. Já estava entrando em Maharashtra, estado onde fica o nosso destino final: Mumbai.
Não lembro se serviram mais alguma coisa depois do café da manhã, mas posso dizer que o serviço é excelente e os funcionários são extremamente eficientes, coisa até meio difícil de se ver por aqui. Nota 10 para o Rajdhani Express e nota 1000 para os funcionários que, apesar do baixo salário, tão bem nos servem. Fica aí a dica para quem quiser viajar pelo Rajdhani.
Um abraco e ate a proxima!
by Tabibito

Anúncios

6 comentários

  1. Tiveste sorte realmente… A minha experiência nos comboios no norte da India até delhi nao foi nada assim :S nao tivemos tempo de reservar entao fomos na classe normal que até baratas tinha! E nunca vi tanta gente junta… No sleepers classe que deve ser o tal business que falas também vai a abarrotar! Mas imagino que entre grandes cidades hajam comboios melhorzinhos…

    Curtir

    • Oi, Claudia!Obrigada pelo comentário!Eu tinha exatamente essa imagem dos trens indianos. Mas, acredito que como a linha ferroviária indiana é uma das maiores do mundo, deve ter tudo que é tipo de trem, né? Desde o chiquérrimo Maharaja Express até alguns trens extremamente precários e sem higiene alguma. Um abraço.

      Curtir

  2. Que bom se todos os trens interestaduais indianos oferecessem este serviço, mas isso é exceção. Em geral, o serviço é mais esculhambado, mesmo na AC 1 e 2. Comida eles oferecem o tempo inteiro, mas não desta maneira, infelizmente. De qualquer forma, eu adoro viajar de trem lá e tive a oportunidade de viajar sozinha, tudo correu muito bem. Vou anotar a dica deste trem para a próxima, mas a realidade é que não se tem muita escolha quando se tem tanta gente viajando, especialmente entre Delhi e Mumbai.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s