O trajeto Delhi – Mumbai pode ser feito tranquilamente de avião em 2 horas. Porém, desta vez, já que ninguém aqui é rico, para não acabar com o orçamento, decidimos realizar este trajeto de ….TREM!!! E, foi uma ótima escolha! Agora, vocês vão saber o porquê.
Desde comecei a assistir filmes indianos, viajar nos trens da Índia sempre foi um desejo de consumo. O trem da vez é o famoso Rajdhani Express. Este trem tem diversas classes, como um avião. Econômica, business e 1ª classe. Na 1ª classe, você fica num quarto só para você. Na business, você vai numa cabine com 4 camas estilo beliche. Duas embaixo e duas em cima. Nós ficamos na business e, apesar de a viagem ser longa, você nem sente, porque eles não param de ter servir comida, chazinho e biscoitinhos. Além disso, o ambiente é super familiar e seguro até mesmo se uma moça quiser viajar sozinha. Eu viajaria sozinha numa boa naquele compartimento.
O serviço
O serviço é nota 10 e deixa muita companhia aérea no chinelo. Assim que o trem parte, eles trazem garrafas pet de água mineral. Logo depois, vem o chá da tarde, composto de sanduíche de queijo, docinho indiano, suquinho de manga e um kit para fazer chá ou café.
O trem parte umas 16:30. Até você terminar de comer, já são 18:00. 1 hora depois, eles já anunciam a janta. Mas, antes disso, eles passam de cabine em cabine perguntando se você prefere veg ou non-veg. Ou seja, comida vegetariana ou não vegetariana. Na mesma tacada, eles já perguntam o que você quer para o café da manhã.
Lá pelas 19:00 começam a servir a entrada do jantar, que é uma sopinha deliciosa com alguns biscoitinhos salgados.
Mal você engoliu a sopa, eles já começam a trazer o jantar.
Depois de comer o jantar, só te resta uma coisa: dormir! Ah, sim, claro! Escovar os dentes antes não faz mal, também. Como estava cansada há dias, tinha acabado de chegar do Brasil e ainda sob o fuso-horário, dormi feito uma pedra. No embalo do trem, como é gostoso dormir! Quando acordei, ou melhor, fomos acordados pelo garçom, já era a hora do café da manhã!!!
E, o trem já havia passado de Gujarat. Já estava entrando em Maharashtra, estado onde fica o nosso destino final: Mumbai.
Não lembro se serviram mais alguma coisa depois do café da manhã, mas posso dizer que o serviço é excelente e os funcionários são extremamente eficientes, coisa até meio difícil de se ver por aqui. Nota 10 para o Rajdhani Express e nota 1000 para os funcionários que, apesar do baixo salário, tão bem nos servem. Fica aí a dica para quem quiser viajar pelo Rajdhani.
Um abraco e ate a proxima!
by Tabibito
Tiveste sorte realmente… A minha experiência nos comboios no norte da India até delhi nao foi nada assim :S nao tivemos tempo de reservar entao fomos na classe normal que até baratas tinha! E nunca vi tanta gente junta… No sleepers classe que deve ser o tal business que falas também vai a abarrotar! Mas imagino que entre grandes cidades hajam comboios melhorzinhos…
CurtirCurtir
Oi, Claudia!Obrigada pelo comentário!Eu tinha exatamente essa imagem dos trens indianos. Mas, acredito que como a linha ferroviária indiana é uma das maiores do mundo, deve ter tudo que é tipo de trem, né? Desde o chiquérrimo Maharaja Express até alguns trens extremamente precários e sem higiene alguma. Um abraço.
CurtirCurtir
Deu uma vontade imensa de viajar. E bateu uma super fome.
CurtirCurtir
Obrigada pelo comentário!Na verdade, essa foi a minha 1a viagem de trem aqui na Índia. Gostei muito, Vou até pesquisar outros trajetos feitos por esse trem.
CurtirCurtir
Que bom se todos os trens interestaduais indianos oferecessem este serviço, mas isso é exceção. Em geral, o serviço é mais esculhambado, mesmo na AC 1 e 2. Comida eles oferecem o tempo inteiro, mas não desta maneira, infelizmente. De qualquer forma, eu adoro viajar de trem lá e tive a oportunidade de viajar sozinha, tudo correu muito bem. Vou anotar a dica deste trem para a próxima, mas a realidade é que não se tem muita escolha quando se tem tanta gente viajando, especialmente entre Delhi e Mumbai.
CurtirCurtir