Casando em Brunei

 brunei2 brunei3  Brunei, reino vizinho da Malásia, tem costumes bem interessantes de casamento. Ano passado, por exemplo, o Sultão de Brunei casou-se em uma cerimônia suntuosa, digna de contos de fadas.

bruneiwedding1

  Alguns jovens preferem ter um casamento mais simples e menos longo. Eles desejam apenas ter o chamado akad nikah, que seria o pronunciamento oficial de marido e mulher, feito pelo kadi (jurista religioso do governo).

   Porém, o casamento em Brunei é muito mais complexo do que o desejo dos jovens casais. Ele consiste em 9 etapas, as quais vamos apresentar aqui para vocês.

bruneiwed2

1a etapaBerjarum- jarum. No passado, sua finalidade era descobrir se o noivo seria aceito pela família da noiva. Hoje em dia, tornou-se um encontro oficial entre as famílias de ambos. Se neste encontro a coisa caminhar bem, a data do noivado será marcada. Berjarum- jarum é considerado o 1º passo oficial para os noivos rumo à vida de casado.

Alguns meses depois do Berjarum Jarum vem outra etapa:

bruneiwed6 bruneiwed7

2ª etapa – Bersuroh

O Bersuroh seria o pedido de casamento feito pelo noivo. Esta etapa pode ser mesclada com a cerimônia de noivado, na qual o noivo daria vários presentes à noiva como anéis e dinheiro.

bruneiwed8

3a etapaMenghantar Berian e Mas Kahwin. Nesta etapa, a noiva ganha ainda mais presentes. Os presentes são, geralmente, aqueles que foram acertados durante a cerimônia de noivado, além de outros presentes comprados para agradá-la.

bruneiwed3 bruneiwed5

 No passado, a noiva respondia com gestos de bondade e carinho, caso ela quisesse casar-se com o rapaz. Hoje, as noivas modernas geralmente dizem o SIM, respondendo aos agrados com outros presentes ao noivo. Esta parte dos presentes tem um papel importante e há uma grande cerimônia para isso, já que os presentes são enfeitados, colocados em uma bandeja de prata e carregados pelos membros das famílias dos noivos.

4ª etapaMalam Berbedak é um evento luxuoso, no qual os noivos são enfeitados com roupas tradicionais. A roupa da noiva deve ter como acessório, uma espécie de coroa, geralmente em ouro e cheia de detalhes. Além disso, tanto o noivo como a noiva usam braceletes, tornozeleiras e colares de ouro. Durante o evento, os convidados abençoam os noivos, aplicando uma mistura feita de farinha de arroz e vários óleos nas palmas das mãos de ambos. Quem participa deste evento são os familiares e amigos próximos.

bruneiwed9 bruneiwed10bruneiwed11
5ª etapaMalam Berinai

bruneiwed14

bruneiwed13

  Malam Berinai, também conhecido como a noite da henna era um evento separado. Hoje em dia, para ter menos gastos, ele é feito junto com o Malam Berbedak (4ª etapa)

6ª etapaAkad Nikah

akadnikah1 akadnikah2

  Depois de tanta pompa, chegou a hora dos noivos finalmente serem declarados marido e mulher. Esta cerimônia, a mais importante, claro, é a Akad Nikah. Geralmente os noivos usam roupas brancas. Para oficializar a cerimônia, vem um jurista religioso do governo (kadi)

   Guiado pelo jurista religioso, o noivo deve recitar e pronunciar o seu casamento na frente dos convidados, usando um microfone. Os convidados aplaudem calorosamente e a união está selada. Deste evento, participam apenas os familiares e amigos próximos.

akadnikah3 akadnikah4

7ª etapa – Balik Tiga Hari

balik

Este evento marca a mudança do noivo para a casa da família da noiva, até que eles construam sua própria casa. O Balik Tiga Hari, pode ser, também, simplesmente, a visita formal dos recém-casados à casa da família do noivo.
Estas etapas todas, claro, são seguidas à risca pelas famílias mais tradicionais. Hoje em dia, os casais têm uma visão mais aberta da coisa e de como um casamento é organizado.Entretanto, tais decisões na mudança dos rituais depende dos pais de ambos os noivos, uma vez que em Brunei se diz que o casamento dos noivos é o casamento de duas famílias.
**Matéria extraída do Brunei Times e adaptada por Tabibitosoul.

  Aqui, fotos do casamento do sultao de Brunei.

bruneisultan bruneisultan2 bruneisultan3

  Um abraço e até a próxima!

  by Tabibito

Publicidade

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo de 13 anos no incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração, continuo compartilhando informações do continente com vocês!

Um comentário em “Casando em Brunei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: