Brunei, reino vizinho da Malásia, tem costumes bem interessantes de casamento. Ano passado, por exemplo, o Sultão de Brunei casou-se em uma cerimônia suntuosa, digna de contos de fadas.
Alguns jovens preferem ter um casamento mais simples e menos longo. Eles desejam apenas ter o chamado akad nikah, que seria o pronunciamento oficial de marido e mulher, feito pelo kadi (jurista religioso do governo).
Porém, o casamento em Brunei é muito mais complexo do que o desejo dos jovens casais. Ele consiste em 9 etapas, as quais vamos apresentar aqui para vocês.
1a etapa – Berjarum- jarum. No passado, sua finalidade era descobrir se o noivo seria aceito pela família da noiva. Hoje em dia, tornou-se um encontro oficial entre as famílias de ambos. Se neste encontro a coisa caminhar bem, a data do noivado será marcada. Berjarum- jarum é considerado o 1º passo oficial para os noivos rumo à vida de casado.
Alguns meses depois do Berjarum Jarum vem outra etapa:
2ª etapa – Bersuroh
O Bersuroh seria o pedido de casamento feito pelo noivo. Esta etapa pode ser mesclada com a cerimônia de noivado, na qual o noivo daria vários presentes à noiva como anéis e dinheiro.
3a etapa – Menghantar Berian e Mas Kahwin. Nesta etapa, a noiva ganha ainda mais presentes. Os presentes são, geralmente, aqueles que foram acertados durante a cerimônia de noivado, além de outros presentes comprados para agradá-la.
No passado, a noiva respondia com gestos de bondade e carinho, caso ela quisesse casar-se com o rapaz. Hoje, as noivas modernas geralmente dizem o SIM, respondendo aos agrados com outros presentes ao noivo. Esta parte dos presentes tem um papel importante e há uma grande cerimônia para isso, já que os presentes são enfeitados, colocados em uma bandeja de prata e carregados pelos membros das famílias dos noivos.
4ª etapa – Malam Berbedak é um evento luxuoso, no qual os noivos são enfeitados com roupas tradicionais. A roupa da noiva deve ter como acessório, uma espécie de coroa, geralmente em ouro e cheia de detalhes. Além disso, tanto o noivo como a noiva usam braceletes, tornozeleiras e colares de ouro. Durante o evento, os convidados abençoam os noivos, aplicando uma mistura feita de farinha de arroz e vários óleos nas palmas das mãos de ambos. Quem participa deste evento são os familiares e amigos próximos.
Malam Berinai, também conhecido como a noite da henna era um evento separado. Hoje em dia, para ter menos gastos, ele é feito junto com o Malam Berbedak (4ª etapa)
6ª etapa – Akad Nikah
Depois de tanta pompa, chegou a hora dos noivos finalmente serem declarados marido e mulher. Esta cerimônia, a mais importante, claro, é a Akad Nikah. Geralmente os noivos usam roupas brancas. Para oficializar a cerimônia, vem um jurista religioso do governo (kadi)
Guiado pelo jurista religioso, o noivo deve recitar e pronunciar o seu casamento na frente dos convidados, usando um microfone. Os convidados aplaudem calorosamente e a união está selada. Deste evento, participam apenas os familiares e amigos próximos.
7ª etapa – Balik Tiga Hari
Este evento marca a mudança do noivo para a casa da família da noiva, até que eles construam sua própria casa. O Balik Tiga Hari, pode ser, também, simplesmente, a visita formal dos recém-casados à casa da família do noivo.
Estas etapas todas, claro, são seguidas à risca pelas famílias mais tradicionais. Hoje em dia, os casais têm uma visão mais aberta da coisa e de como um casamento é organizado.Entretanto, tais decisões na mudança dos rituais depende dos pais de ambos os noivos, uma vez que em Brunei se diz que o casamento dos noivos é o casamento de duas famílias.
**Matéria extraída do Brunei Times e adaptada por Tabibitosoul.
Aqui, fotos do casamento do sultao de Brunei.
Um abraço e até a próxima!
by Tabibito
Um comentário em “Casando em Brunei”