Casamento entre pessoas no mesmo sexo – Ásia

gaym Enquanto no Brasil a união civil de pessoas do mesmo sexo ainda gera calorosas discussões, na Ásia, um continente extremamente tradicional e moralista, não poderia ser diferente.

Cada leitor nosso, com certeza, deve ter uma opinião formada acerca deste assunto. Porém,é  sempre bom sabermos a quantas anda este assunto pelo mundo e como os países da Ásia o enxergam.

Para quem não sabe, até hoje, nenhum país na Ásia reconhece legalmente o casamento de pessoas do mesmo sexo.

Em alguns países da Ásia, devido a questões religiosas, ser homossexual não é apenas ilegal, mas também considerado pecado grave e digno de punição. Na Malásia, ser homossexual pode fazer a pessoa pegar até 20 anos de prisão. Na Indonésia, 52 regiões do país adotaram a Shariah, que condena a homossexualidade. Porém, lá, estas leis são aplicadas apenas para os muçulmanos.

Entretanto, esta semana, na Malásia, foi realizada a 1a festa de casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. O casal Ngeo Boon Lin (Malásia) e Phineas Newborn III (EUA), casaram-se nos EUA no ano passado  Mas, decidiram realizar as comemorações na Malásia, terra natal de Ngeo. Para causar ainda mais furor entre os conservadores, Ngeo é pastor e Phineas é produtor musical da Broadway.

malaysiagm

O casal, claro, tem enfrentado a oposição até mesmo do governo malaio, mas, mesmo assim, a festa foi realizada com mais de 200 convidados, incluindo diversos repórteres ávidos por novidades e polêmica.

Até mesmo em Cingapura, considerada tão moderna, o casamento entre pessoas de mesmo sexo é ilegal, mesmo com o alto número de homossexuais no país.

Nas Filipinas, por exemplo, o 1o casamento deste tipo foi realizado em 2005, mas não foi reconhecido pelo governo e, a situação continua a mesma até hoje.

No Camboja, o rei Norodum Sihanouk anunciou em 2004, que apoia a lei que dá direito a pessoas do mesmo sexo de contrair matrimônio. Entretanto, dizem que nenhum esforço da parte dele e dos demais foi feito para que isto se tornasse realidade.

Na Índia, este tipo de união também continua sendo ilegal, mas em Gurgaon, foi realizado e reconhecido o 1o casamento entre duas mulheres. Leia abaixo:

indiagm indiagm2

http://articles.timesofindia.indiatimes.com/2011-07-29/gurgaon/29828761_1_gurgaon-court-lesbian-marriage-legal-marriage

No Japão, por exemplo, apesar de ter morado 6 anos consecutivos lá, NUNCA  ouvi ou vi algum esforço sendo feito ou este assunto sendo debatido abertamente como no Brasil.

Porém, recentemente, a Tokyo Disneyland anunciou que apóia a união entre pessoas do mesmo sexo e que elas podem realizar seu casamento e festas dentro do parque temático, junto com Mickey e seus colegas. Ninguém joga para perder. E, já teve gente que adorou a idéia e fez seu casamento por lá!

Os otimistas dizem que o Japão será o 1o país da Ásia a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo, uma vez que em março de 2009, o Ministro de Justiça estava com planos de aprovar este tipo de casamento entre japoneses, caso fosse realizado no exterior, em países onde o mesmo é reconhecido por lei. O casamento das moças na Disney, talvez tenha sido o 1o grande passo para que isso se torne realidade.

No Nepal, por exemplo, há 2 anos, duas americanas se casaram em uma cerimônia religiosa hindu, a qual chamou a atenção da mídia mundial e colocou um pouco de pressão no governo nepalês para legalizar a união de pessoas do mesmo sexo no país. Porém, as coisas lá ainda continuam na mesma.

Courtney e Sarah se casaram no Nepal em 2011
Courtney e Sarah se casaram no Nepal em 2011

    E aí? Qual será o 1o país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmno sexo? Em quem você aposta?

   Um abraço e até a próxima

   by Tabibito

3 comentários sobre “Casamento entre pessoas no mesmo sexo – Ásia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s