Enquanto no Brasil a união civil de pessoas do mesmo sexo ainda gera calorosas discussões, na Ásia, um continente extremamente tradicional e moralista, não poderia ser diferente.
Cada leitor nosso, com certeza, deve ter uma opinião formada acerca deste assunto. Porém,é sempre bom sabermos a quantas anda este assunto pelo mundo e como os países da Ásia o enxergam.
Para quem não sabe, até hoje, nenhum país na Ásia reconhece legalmente o casamento de pessoas do mesmo sexo.
Em alguns países da Ásia, devido a questões religiosas, ser homossexual não é apenas ilegal, mas também considerado pecado grave e digno de punição. Na Malásia, ser homossexual pode fazer a pessoa pegar até 20 anos de prisão. Na Indonésia, 52 regiões do país adotaram a Shariah, que condena a homossexualidade. Porém, lá, estas leis são aplicadas apenas para os muçulmanos.
Entretanto, esta semana, na Malásia, foi realizada a 1a festa de casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. O casal Ngeo Boon Lin (Malásia) e Phineas Newborn III (EUA), casaram-se nos EUA no ano passado Mas, decidiram realizar as comemorações na Malásia, terra natal de Ngeo. Para causar ainda mais furor entre os conservadores, Ngeo é pastor e Phineas é produtor musical da Broadway.
O casal, claro, tem enfrentado a oposição até mesmo do governo malaio, mas, mesmo assim, a festa foi realizada com mais de 200 convidados, incluindo diversos repórteres ávidos por novidades e polêmica.
Até mesmo em Cingapura, considerada tão moderna, o casamento entre pessoas de mesmo sexo é ilegal, mesmo com o alto número de homossexuais no país.
Nas Filipinas, por exemplo, o 1o casamento deste tipo foi realizado em 2005, mas não foi reconhecido pelo governo e, a situação continua a mesma até hoje.
No Camboja, o rei Norodum Sihanouk anunciou em 2004, que apoia a lei que dá direito a pessoas do mesmo sexo de contrair matrimônio. Entretanto, dizem que nenhum esforço da parte dele e dos demais foi feito para que isto se tornasse realidade.
Na Índia, este tipo de união também continua sendo ilegal, mas em Gurgaon, foi realizado e reconhecido o 1o casamento entre duas mulheres. Leia abaixo:
No Japão, por exemplo, apesar de ter morado 6 anos consecutivos lá, NUNCA ouvi ou vi algum esforço sendo feito ou este assunto sendo debatido abertamente como no Brasil.
Porém, recentemente, a Tokyo Disneyland anunciou que apóia a união entre pessoas do mesmo sexo e que elas podem realizar seu casamento e festas dentro do parque temático, junto com Mickey e seus colegas. Ninguém joga para perder. E, já teve gente que adorou a idéia e fez seu casamento por lá!
Os otimistas dizem que o Japão será o 1o país da Ásia a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo, uma vez que em março de 2009, o Ministro de Justiça estava com planos de aprovar este tipo de casamento entre japoneses, caso fosse realizado no exterior, em países onde o mesmo é reconhecido por lei. O casamento das moças na Disney, talvez tenha sido o 1o grande passo para que isso se torne realidade.
No Nepal, por exemplo, há 2 anos, duas americanas se casaram em uma cerimônia religiosa hindu, a qual chamou a atenção da mídia mundial e colocou um pouco de pressão no governo nepalês para legalizar a união de pessoas do mesmo sexo no país. Porém, as coisas lá ainda continuam na mesma.

E aí? Qual será o 1o país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmno sexo? Em quem você aposta?
Um abraço e até a próxima
by Tabibito
Usually I do not read post on blogs, but I wish to say that this write-up very forced me to try and do it! Your writing style has been amazed me. Thanks, very nice post.
CurtirCurtir
esse assunto sempre vai causar polêmica …não concordo mais respeito ……
CurtirCurtir
Eu apoio o casamento entre pessoas do mesmo sexo, de sexos diferentes e os indiferentes ao sexo. O que ninguém aguenta mais é essa discussão.
CurtirCurtir