A metrópole onde é proibido dançar

nodance2  Tóquio, é uma das metrópoles mais modernas do mundo e onde inúmeros eventos acontecem todos os dias. Porém, lá, uma onda de repressão tem acontecido. Adivinhem contra o que? Contra as drogas?Crimes? Pedófilos? (essa seria uma boa!) Não, contra o ato de dançar.

A polícia tem invadido várias danceterias, tudo por causa de uma lei de 65 anos da idade, originalmente criada para conter a prostituição na época.   Alguns já foram parar na cadeia por várias semanas e sem direito a fiança. Outros terminaram tendo seus estabelecimentos fechados. Geralmente, o toque de recolher acontece às 01:00. Se este era o horário que você costuma chegar numa balada…melhor arranjar outro programa para fazer em Tóquio, como um karaoke free time, onde você pode cantarolar, dançar e beber de portas fechadas até umas 5 da manhã.

Os frequentadores de boates que ficam em badalados bairros como Ginza, reclamam, pois para os estressados japoneses, esta era uma forma de mandar o stress embora e se sentir livre.

nodance1

Na verdade, quase ninguém sabia sobre esta lei anti-dança, já que ela não era colocada em prática por mais de meio século!
Alguns dizem que a polícia japonesa está usando esta velha lei para correr atrás de gangsters e traficantes. Mas, o mais estranho nisso tudo é que enquanto isso, os pachinko e casas de massagem continuam funcionando sem que a polícia os incomode, enquanto um carinha com um laptop, tocando música dentro da boate e animando o povo.

nodance3    E, esta lei não tem atrapalhado somente os djs e o pessoal que frequenta boates. Os profissionais da dança também estão enfrentando problema. Um bom exemplo disso, é o professor de tango, George Takahashi, cuja escola está na mira da polícia. Segundo ele, com essa lei, as escolas de dança não são autorizadas a funcionar, a menos que obtenham um documento provando a credibilidade da mesma, emitido por um órgão oficial. Porém, o caso de George é mais complicado, pois não há órgãos oficiais de tango. Portanto, segundo a lei, sua escola precisa fechar as portas.

tango    Mas, não pense que mais nenhuma dança pode ser executada lá. Há os estilos de dança que a polícia considera um pouco suspeitos. Além disso, alegaram que alguns tipos de dança poderiam fazer o homem e a mulher ficarem mais próximos do que realmente deveriam.
A imprensa internacional procurou dois órgãos da polícia de Tóquio, mas todos se negaram a atendê-los.

Aqui você pode assistir uma matéria a respeito.

http://www.abc.net.au/7.30/content/2013/s3751358.htm

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Anúncios

4 comentários

    • Olá, Mariel!Obrigada pelo comentário. Olha. quando saiu esta notícia, eu já não estava mais morando no Japão e não sei como o povo reagiu. Mas, você falou tudo: conservador, careta, etc.E, tem mais um detalhe: eles adoram regras e leis. Se esá escrito em algum papel que não pode determinada coisa, então, não pode. Eles são muito bem adestrados para isso, desde pequenos. Mas, pode até ser que tenhamos uma surpresa. Se acontecer, eu posto aqui no Tabibito. Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s