Como prometido no último post, agora sim, o ponto alto do programa: Hari ki Paudi e Shri Ganga Mandir (Ganga Ji Temple). O Har Ki Paudi é o nome da escadaria (ghat) que te leva em direção ao rio.
O local, como não poderia deixar de ser, é considerado sagrado por vários motivos, como:
1. O templo é famoso pelas marcas naturais dos pés do deus Vishnu.
2. Acredita-se que neste local, dois dos grandes deuses do panteão hindu, Shiva e Vishnu apareceram durante a Era Védica.
Há outros motivos não menos importantes, mas depois você pergunta pro Google.(rs)
Para ser bem sincera, foi a parte do passeio que eu mais gostei. Sentar às escadarias (ghat) do Ganges e ver as pessoas de vários locais da Índia (você podia perceber pelas vestimentas delas), é algo fascinante.Acho que as fotos falam por si só.
Voltando um pouco em direção à ponte, você encontra a rua que te leva ao mercado. São várias lojinhas onde você encontra não só artigos religiosos, mas túnicas, roupas típicas, acessórios, etc.
Há inúmeros templos em Haridwar e o bom é ir com todo o seu roteiro traçadinho para não rodando lá à toa. Não deixe de incluir na sua visita, os templos que ficam na montanha, como o Chandi Devi e o Mansa Devi. Outra boa pedida é o Daksha Mahadev Temple, belíssimo, mas onde aconteceu aquilo que não poderia jamais ter acontecido: a bateria da máquina acabou. Portanto, não esqueça, também, de recarregar a bateria da sua máquina ou, levar uma de reserva, para não ficar na mão que nem eu.
Mas, antes que a bateria acabasse, ainda deu para tirar umas fotinhos.
Mas, nada se compara a este local:
Infelizmente, não pude ficar para o outro ponto alto do programa, que é o Ganga Aarti, aquele ritual noturno feito à beira do Ganges. Da próxima vez, o roteiro será:
Tarde – Haridwar para conhecer os templos das montanhas
Noite- Ganga Aarti e ir à Rishkesh para pernoitar
Dia seguinte: Rishkesh e volta para casa.
Assim, dá para aproveitar bastante.
Mas, para você que não conhece o Ganga Aarti, aqui vai um vídeo.
Haridwar, incluindo os templos das montanhas e o Ganga Aarti foram mostrados no programa O mundo segundo os brasileiros – Delhi. Se você não assistiu, aqui vai o link:
Se você quer obter mais informações sobre o local e ler as experiências de outros brasileiros que já estiveram no loca, eu indico:
Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo de 13 anos no incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração, continuo compartilhando informações do continente com vocês!
Ver mais posts