Favelas da Ásia – Orangi Town

orangi1

Apesar de nunca ter visitado uma, favelas não são exatamente uma novidade para mim, uma vez que fui criada no Rio de Janeiro e convivemos com esta realidade desde que nascemos, por mais que muitos queiram escondê-las como tem feito o nosso governo local, usando tapumes para que os turistas não as vejam, na Copa do Mundo e nas Olimpíadas.

Algumas de nossas favelas, sempre estão no ranking de maiores favelas do mundo. Porém, hoje eu quero falar de favelas sim, mas não das nossas. E sim, das favelas da Ásia.
Quando se fala em favelas na Ásia, a maioria das pessoas deve lembrar de Dharavi, a maior favela da Índia. Não ligou o nome ao local? É a favela mostrada no filme Slumdog Millionaire. Até recentemente, esta era a maior favela da Ásia. Porém, devido aos investimentos feitos nela, ela se urbanizou e hoje, a maior favela da Ásia está no Paquistão.

Seu nome é Orangi Town, fica em Karachi e tem cerca de 1,5 milhões de habitantes.

orangi3  Sua população é composta por dezenas de grupo étnicos,como punjabis, muhajiris, sindhis, kashmiris,  balochis e outros. O grupo étnico predominante, porém, é o Bihari.

orangi4

Orangi, na verdade, foi o centro de um violento conflito étnico nos anos 90, no qual Pathans e Mohajiris (imigrantes da Ìndia) lutaram pelo controle da cidade. Hoje,  existem áereas Pathan e áreas Mohajir e moradores sabem muito bem onde cada uma fica.

Cerca de 99% da população é de Orangi é muçulmana. Apesar de ter uma população de aproximadamente 2,5 milhões, os registros do governo dizem que são apenas 700.000.

Nos últimos 15 anos, a demografia de Orangi Town têm mudado drasticamente, uma vez que muitos refugiados da etnia pashtun fugidos da guerra no Afeganistão e dos conflitos com a milícia Taliban no norte do Paquistão, adotaram a favela como sua residência.

O governo municipal iniciou o projeto Shahrah-e-Orangi, para a reconstrução da estrada que conecta o complexo de Orangi com outras partes da cidade. Além disso, há outro projeto chamado K-III, que visa levar água potável aos moradores da favela.

Porém, dentre os projetos que visam trazer melhorias à favela, o mais famoso deles é o Orangi Pilot Project, criado em 1980 pelo Dr. Akhtar Hameed Khan.

akhtarkhan

O objetivo do projeto é levar educação e desenvolvimento para a comunidade local. Tem obtido bastante sucesso desde então, já conseguindo construir encanamentos, estradas e clínicas. Porém, a recente guerra no Afeganistão fez de Orangi Town um dos locais mais perigosos do mundo.

orangi6

orangi5

Em 2010, houve uma disputa entre dois partidos políticos. Tiros foram ouvidos por vários dias, criando pânico e medo entre os moradores. Muitos vendedores fecharam suas lojas e as ruas ficaram desertas. Todos ficaram confinados em suas casas. Ataques de homens-bomba, sequestros e assassinatos viraram fatos corriqueiros desde então.

Para completar, há pouco mais de 2 meses, a diretora do Orangi Pilot Project foi assassinada à queima roupa enquanto voltava para casa, após mais um dia de trabalho.
Em compensação, na mesma Karachi….

karachi2 karachi4 karachi5 karachi6

Dispensa palavras.

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Anúncios

Um comentário

  1. JULIANA …eu não imaginava que existia ,uma favela dessa dimensão
    é impressão ,ou é povoada por imigrantes??? é o contraste ,das cidades …choca porque a gente imagina apenas o lado bonito de tudo ,mas não é assim né…..beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s