Após fazer uma boquinha em uma das lanchonetes à beira do Ganges, era hora de seguir o caminho rumo aos inúmeros templos da região. Fica difícil enumerar aqui todos os templos e, acabamos não indo em 2 dos principais templos: Mansa Devi e Chandi Devi, que ficam no alto da montanha.
A nossa 1a parada não foi bem num templo, mas num local chamado Shanti Kunj. Shanti Kunj é um enorme ashram, onde vivem vários estudantes de desenvolvimento espiritual, sânscrito, etc. Este ashram já tem até a sua própria universidade e oferece diversos cursos e congressos de yoga, meditação, entre outros assuntos. Pessoas vêm do mundo inteiro para participar destes eventos.O local é interessante, bem tranquilo e vale uma visita se tiver tempo.Vejamos algumas fotinhos:

Caso tenham interesse, aqui vai o link deste famoso ashram.
Depois de lá, seguimos para um templo chamado Bharat Mata, também muito famoso. Na verdade, é um prédio de 6 andares, onde são homenageados não só os deuses do panteão hindu, mas também, inúmeros líderes religiosos, políticos e mártires que fizeram a história da Índia.

O templo, na verdade, está mais para um museu, na minha opinião. É um local bem famoso e popular entre os indianos, mas não é tão imperdível assim em termos de ponto turístico. Mas, em matéria de história, realmente vale a pena.
Para conhecer mais do templo, clique aqui:
http://www.swamisatyamitranand.net/html/bharat_mata_mandir.html
Depois desse, lembro que fomos parar numa outra rua também cheia de templos. Um deles, bem famoso, é em homenagem ao deus Hanuman:
Outro templo próximo:
Como não levamos nenhum guia, nem nenhuma informação por escrito, fomos no boca a boca mesmo, perguntando aos povo local quais templos eles nos indicavam. O que aliás, é uma ótima opção. Então, fomos parar neste templo que não sei o nome, mas que é cheio de túneis e cavernas e mais parece um parque temático. A decoração não é de muito bom gosto e a cada caverna que você decide se aventurar, você tem que comprar um novo ingresso. Ou seja: Saímos de lá com a impressão de que o tal local não se passava de business e uma forma de ganhar dinheiro em nome dos deuses.Vejam algumas fotos.
Ninguém consegue me informar o nome deste templo. Nem mesmo quem estava comigo no passeio. No Google também não consegui encontrar. Portanto,se você esteve em Haridwar e visitou este templo, por favor, queira nos informar o nome dele!
Na mesma rua, você encontra alguns templos com uma decoração que me fez lembrar os carros alegóricos do Carnaval do Rio.
No próximo post, a melhor parte do passeio!
Um abraço e até a próxima!
by Tabibito
Reblogged this on O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtir