Iguarias da Ásia – Bife de…

   seekhkebab Após comer esta iguaria, fiquei inspirada a escrever este post. Do que seria a carne acima? Leia a matéria abaixo e descubra.

  Se há um setor que tem crescido muito na Índia nos últimos anos é o de exportação de carne. – “Carne?? Pera aí. Mas…a vaca não é sagrada?”– você deve estar pensando. A vaca é sim, mas estamos falando da carne de outro animal parecido: o búfalo!

bufalo

Só para vocês terem uma idéia, a Índia já superou a Austrália e até mesmo o nosso Brasil em matéria de exportação de bife! O enorme aumento no volume da carne de búfalo exportada têm trazido algumas preocupações na Índia, onde teme-se que no meio também tenha carne de vaca sendo importada. Como vocês devem saber, a vaca é considerada sagrada na Índia e, dependendo da província, o abatimento de uma vaquinha faria com que o pseudo-açougueiro fosse direto pra cadeia!

holycow2

  Contudo, a previsão é de que a Índia se torne o exportador líder de bife em 2012. Apesar das estatísticas apontarem que o consumo de bife está estagnado ou têm diminuído em muitos países desenvolvidos, a demanda pela carne bovina – incluindo boi e búfalo- tem crescido na Ásia, Oriente Médio e América do Sul.

   O boom da exportação de bife indiano têm conseguido substituir o fraco mercado nacional, no qual apenas muçulmanos, uma minoria cristã e algumas castas mais baixas da sociedade seriam os principais consumidores. Isto tem até causado problemas entre os açougueiros indianos, uma vez que as melhores peças têm sido exportadas e eles ficam apenas com o que sobra.

   Matéria do Financial Times (www.ft.com), traduzida e adaptada por Tabibitosoul.

  Agora a pergunta: E você? Comeria carne de búfalo?

  Eu comi outro dia pela 1ª vez e vou contar como foi a minha experiência.

  Estava numa fase onde não aguentava mais comer daal (lentilha), arroz e chapati todo dia. Mesmo que ainda tivesse algum outro legume acompanhando, como batata, cenoura, etc. Lamento informar, mas o que eu estava precisando mesmo era de….carne!!! Eu sabia que meu corpo estava precisando da bendita e eu já estava prestes a ter uma crise de abstinência. Foi quando compartilhei o meu sofrimento com meu esposo e, prontamente, ele foi até os “fornecedores” para pegar a “mercadoria”.Papo de viciado mesmo. E de amante de um bom churrasco.

  Então, ele me chega em casa com algumas pecinhas que mais pareciam o nosso famoso kibe! Na verdade, eram mini kebabs.

seekh2  Animadísima, perguntei se eram de carne de carneiro, que é sempre a salvação da pátria quando se quer comer carne na Índia. Mas….quase caí para traz quando ele me disse que era carne de….búfalo! Sim!!! Búfalo! – Deve ser dura pra caramba! –pensei.

  Mas, a fome e a falta de carne era grande e eu nem questionei muito. Já mandei o primeiro kebab pra dentro e…meu Deus! Qual não foi a minha surpresa a ver que a carne era macia, deliciosa e super bem temperada! De repente, era até de cachorro, mas estava tão bem temperada daquele jeito que só eles sabem fazer, que com certeza, eu jamais desconfiaria.

latido

 Então, posso dizer que a carne de búfalo é deliciosa. Que me perdoem os vegetarianos e toda a minha família hindu. Mas, após comer os kebabs, já me sentia outra!Mais bem disposta, animada…

  Mas, na verdade, saber que a carne de búfalo é consumida na Índia, para mim, foi uma novidade. Eu sabia que a vaca era sagrada. Então, na minha cabeça, automaticamente, todos os bichos que são parecidos ou parentes da vaca, também seriam. Não sabia que além de puxar todas aquelas carroças pesadas nas ruas, os búfalos viravam bife no final.

  Infelizmente, a foto do momento que vi a carne de búfalo pela 1ª vez ficou no computador do meu marido, lá na Índia. Então, fico devendo pra vocês. Mas, o Google está aqui para isso e ele nos deu estas fotinhos:

  kebab1 kebab2 kebab3

  Um abraço e até a próxima!

  by Tabibito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s