Povos da Ásia – Conheça o paraíso dos homens

mosuo1  Imagine só um local onde as mulheres cuidam das crianças, as crianças recebem apenas o sobrenome da mãe, a chefe da casa é a mãe e onde as mulheres tomam todas as decisões. Gostou? Saiba que este lugar existe e, há muito tempo! Este é o estilo de vida da comunidade Mosuo, que vive nas províncias de Yunan e Sichuan, na China. A sociedade é totalmente matriarcal e tem chamado a atenção do mundo inteiro.

“O que os homens fazem, então?” – Você deve estar se perguntando. Bem, o papel dos homens é mais o de reprodutor, já que não têm nenhuma voz ativa em casa. Eles trabalham fora sim, e passam até semanas e meses longe de suas casas. Mas, de forma geral, eles praticamente não participam da criação dos filhos e nem das finanças.

Os próprios homens desta comunidade descrevem a vida deles como um paraíso masculino.

Outro fator interessante e que tem chamado a atenção do mundo todo, é que o sistema de sociedade deles não tem nenhum traço do sistema de casamento comum na Ásia, no qual um homem e uma mulher se casam, a esposa vai para a casa do marido e ele vira o chefe da família. No sistema dos Mosuo, não há casamento.

mosuo2

 Geralmente, as adolescentes da tribo Mosuo, quando chegam aos 13 anos, adquirem seu próprio quarto. Ela então, encontra um pretendente e, se ele se interessa por ela, a visitará no tal quarto à noite. O sinal de que alguém do sexo masculino está no quarto é o chapéu que é deixado no lado de fora da porta.

mosuo4

 Na manhã seguinte, ele parte. Isto acontece praticamente todas as noitas durante a época da côrte. No dia em que a mulher já não está mais interessada nele, ela simplesmente fecha a porta e não deixa ele entrar. Devido a forma simples e prática, este relacionamento ganhou o nome de walking marriage.

 Para muitos, pode soar promíscuo e frívolo, mas segundo pesquisas, 90% dos Mosuo permanecem fiéis a seus parceiros uma vez que a relação é estabelecida.

Nas casas dos Mosuo, quem manda e decide tudo é a matriarca da família e, é dela também a primazia na hora de comer. Após ela terminar, aí sim, os outros membros da família podem se servir e iniciar as refeições.

Recentemente, um documentário foi feito, mostrando o interessantíssimo estilo de vida dos Mosuo, bem como suas crenças e costumes.

mosuo3

Aqui vai o link para você conhecer mais sobre este povo.

http://www.silkrainmedia.com/kingdomofwomen/

 E aí? O que acharam do estilo de vida dos Mosuo?

Em breve, apresentaremos mais povos desta imensa Ásia para vocês.

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s