Artista de hoje – Nazia Hassan

naziahassan2Este ano, se estivesse ainda entre nós, uma grande estrela asiática estaria completando 48 anos de idade. Estamos falando da grande estrela Nazia Hassan, desconhecida no Ocidente, mas que deixou a Ásia, principalmente Índia e Paquistão a seus pés durante as décadas de 70 e 80.

Seu estrelato veio com o hit Aap Jaisa Koi, canção que fez parte do filme indiano Qurbaani, transformando-se em um dos maiores hits da história de Bollywood.

Nesta época, Nazia tinha apenas 15 ano e foi a 1ª cantora playback no Paquistão a lançar seu próprio álbum, o Disco Deewane, o qual também contou com a colaboração de Zohaib, seu irmão.

naziahassan1

nazia

Entre 1982 e 1992, ela lançou 4 álbuns, incluindo Young Tarang, de 1984, o qual transformou-se no 1o vídeo clipe musical no Paquistão.

Nascida em Karachi, em 1965, em uma família de posses, não apenas seu talento musical, mas também sua extrema beleza Nazia era conhecida como a Princesa do Paquistão. Na época, a temida Shariah, a lei islâmica, foi instalada no país e sua música severamente criticada.

nazia2

”Eles dizem que só a música clássica é música. Mas,toda vez que eu vou a algum recital de música clássica, eu me sinto como se tivesse participando de um funeral. Você tem que ficar sentada e tranquila, além de não poder tossir, falar..senão a pessoas vão achar que você é um sem educação”.- disse uma vez Nazia em uma entrevista.

Apesar dos olhares de desaprovação de várias figuras religiosas do seu país, Nazia vendeu mais de 60 milhões de discos no mundo todo.

nazia3

Porém, uma grande tragédia surpreendeu a todos e à própria Nazia: Ela foi vítima de câncer de pulmão, doença que a levou ao óbito em Londres, no ano de 2000, com apenas 35 anos e uma vida toda pela frente.

Logo após seu falecimento, o jornal Guardian publicou que Nazia foi sempre independente e nunca teve medo de dizer o que pensava. Além disso, muito do dinheiro que ganhou foi dado para caridades. Ela mesma montou uma instituição para ajudar os pobres e mesmo no auge de sua popularidade, ela fez apresentações especiais na tv para doar o cachê para crianças. Nazia passou a maior parte de sua breve fase adulta na Inglaterra, mas regularmente voltava à sua casa, no Paquistão.

nazia4

Até hoje Nazia é lembrada e continua viva na memória dos milhares de fãs. A razão é simples: Ela possuía qualidades que iam além do talento musical. Ela foi uma estrela de verdade e que nunca teve medo de dizer a verdade. Ela também foi uma pioneira e abalou os pilares da música ortodoxa de seu país.

No ano passado, seu irmão Zohaib deu um depoimento ao Pakistan Tribune sobre a devastadora perda de sua irmã. Segundo ele, ele sempre a aconselhou a não virar uma cantora, mas ela sempre acreditou que através da música poderia conquistar o coração de milhões de pessoas , além de poder fazer um bom trabalho humanitário.

”Ela morreu infeliz e com muito sofrimento. Foi uma realidade devastadora para nós. Ver a pessoa que você ama morrer sofrendo é a experiência mais assustadora de todas.” – disse ele.

Nazia jamais será esquecida. Prova disso, é que o grande hit Disco Deewane, do filme Student of the year, canção original de Nazia, mas com roupagem nova E, para a alegria dos fãs, a voz no refrão cantando Disco Deewane ahan…ahan...é da própria Nazia. Vamos curtir alguns momentos inesquecíveis desta super estrela e também curtir o grande hit Disco Deewane.

Student of the year – Disco Deewane

Musicão!Dá vontade de levantar da cadeira e não parar mais de dançar!!

Um abraço e até a próxima!

By Tabibito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s