Povos da Ásia – Karen

povosasia1 povosasia2 povosasia3 povosasia4 povosasia5 Hoje vamos inciar uma nova série aqui no nosso blog. Vamos conhecer mais sobre os povos e tribos que vivem no continente asiático. Afinal, o mais interessante de um local e de uma viagem é ter contato com as pessoas, seu modo de pensar, viver e agir.

Hoje vamos conhecer uma tribo bastante famosa aqui na Ásia. A tribo Karen – Padeung.

A tribo Karen vive principalmente no Myanmar e tem cerca de 70.000 pessoas.Também vivem na Tailândia, porém, em menor número.

Talvez você não esteja ligando o nome à pessoa. As mulheres da tribo Karen são conhecidas também como Pescoços de girafa. Confira na foto abaixo o porquê.

karen2

Os anéis no pescoço são usados apenas pelas mulheres da tribo e, os 1os anéis são colocados no pescoço a partir de 5 ou 6 anos de idade. Outra curiosidade é que o dia no qual a menina receberá seu 1º anel é meticulosamente pesquisado e escolhido com base no zodíaco, feito pelo xamã da tribo.

Antes dos anéis serem colocados na menina, se pescoço é besuntado com um bálsamo e massageado por várias horas. Após o monge colocar pequenas almofadas sob o 1º anel para prevenir inflamação. As almofadinhas são removidas posteriormente e, a cada 2 anos, o mesmo processo é repetido.

karen5

O alongamento de pescoço pode ser feito usando uma espiral de metal, a qual dá a impressão de englobar anéis individuais.O peso de algumas destas espirais pode chegar a 22 kgs.

karen1karen7

Segundo informações, esses anéis não deformam o pescoço.O pescoço em si, não se altera. Porém, a clavícula e as costela superiores acabam sendo comprimidas, o que, após longos anos de uso, ocasionaria o enfraquecimento do pescoço, devido o atrofiamento dos músculos. Este assunto tem sido debatido com furor na mídia internacional e pelas ongs de direitos humanos. Porém, a tradição ainda continua.

Agora, vamos a algumas curiosidades em relação a este costume da tribo.

 Porque o uso dos anéis?

karen3

1. Há várias teorias. Uma delas diz que começaram este costume para deixar as mulheres da tribo menos atraentes para os compradores de escravas.

2. Evitar a atenção dos homens de tribos diferentes.

3. Proteger as mulheres de serem mordidas por tigres, ameaça constante naquela região.

4. Para atrair um esposo

5. Para evitar que maus espíritos se aproximem

karen8

Outro fato que vale ressaltar aqui é que a taxa de divórcio e adultério na tribo são baixíssimas. O adultério é punido severamente e, no caso da mulher, ela fica condenada a passar o resto de seus dias confinada a uma cama, pois a retirada dos anéis é obrigatória e, sem o suporte adequado e com os músculos do pescoço e clavícula atrofiados, ela ficaria impossibilitada de caminhar devidamente.

Outros costumes interessantes:

karen9

– Pulseiras de prata nos braços e pernas. As pulseiras do pés, vão da canela até o joelho e dos braços, do pulso ao cotovelo.

karen11

– As casadas usam um piercing bem grande e largo na orelha. Por causa do material com o qual é confeccionado, o piercing  vai, aos poucos, puxando o lóbulo da orelha para baixo, fazendo com que as orelhas delas fiquem cada vez mais longas. Interessante é que este costume também pode ser visto em muitas das nossas tribos indígenas.

karen10

Um fato triste envolvendo este povo é que o governo de turismo da Tailândia explorou bastante eles e, os turistas, claro, com sua ávida curiosidade, transformaram o vilarejo quase num zoológico humano, o que trouxe bastante consequências negativas para os Karen-Padeung.

karentourism

Parece que algumas medidas foram tomadas e hoje a coisa está um pouco melhor. É impressionante a maneira como os seres humanos se comportam como se não fossem seres racionais. Os animais, muitas vezes, dão de 10 a 0 na gente.

Realmente deve ser interessante conhecer a tribo e o povo que lá vive, assim como deve ser interessantíssimo ter contato com os nossos índios, coisa que eu nunca tive, mas não podemos esquecer o principal requisito para qualquer relação humana: o respeito.

Vamos assistir a este belo vídeo com imagens das mulheres da tribo.

E aí, gostaram? Em breve apresentaremos mais alguma outra tribo aqui no Tabibito.

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Anúncios

5 comentários sobre “Povos da Ásia – Karen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s