Tocando os pés do povo – Índia – Parte 2

touchingfeet5Olá, pessoal!Depois de alguns dias ausente devido a uma virose ou sei lá o que que ganhei de presente no Brasil e a qual me fez chamar o Raul diversas vezes, eis que ressuscitei!E, com muitos posts!!!Vamos lá!

Na Parte 1 do Tocando os pés do povo, nós aprendemos um pouco mais sobre como o interessante costume de tocar os pés dos mais velhos e superiores na Índia. Nesta 2ª parte, e quero contar para vocês sobre o dia que eu tive que tocar os pés do povo pela 1ª vez (2ª, 3ª, etc) e, também a minha singela descoberta de que este simples gesto não é tão simples quanto parece.

touchingfeet3

A 1ª vez – Como tudo tem sua 1ª vez, para tocar os pés do povo na Índia também teve. Foi na ocasião na qual conheci meus sogros pela 1ª vez. Já tinham me dito: “Na Índia, como você sabe, nós tocamos os pés dos mais velhos, mas se você tiver alguma objeção ou não quiser, não tem problema. Basta dizer “Namaste”, daquele jeito que você está acostumada.”

 Eu sou do time que acha que a 1ª impressão é a que fica. Ainda mais se tratando se asiáticos. Isso sempre funcionou no Japão e, com certeza, não seria diferente na Índia. Portanto, para causar uma boa impressão, eu decidi que iria tocar os pés dos sogros, tios e quem mais aparecesse na minha frente!

E, dito e feito!Acho que os sogros não esperavam que eu fizesse isso. Quando cheguei e fiz o tal gesto, a comoção foi geral!

Se é algo que vai contra a sua religião e crença, você pode explicar e não tocar os pés de ninguém. Mas, se você não tem nada que te amarre, vai por mim: Toque os pés deles e eles ficarão muuuito felizes!

touchingfeet2 touchmenfeet

Depois da 1ª, este gesto virou uma constante cada vez que eu encontro os sogros e a parentada toda. Porém, lá estava eu achando que jpa tinha me acostumado a este aspecto da cultura, quando me chega um tio de longe na casa da sogra e eu vejo minha cunhada fazendo algo que ainda não havia visto ninguém fazer. Tio veio de longe, é velho, irmão da sogra….já mirei logo os pés do homem e fui lá! Ele, imediatamente, colocou suas mãos sobre a minha cabeça e me abençoou. De repente, vem minha cunhada, abaixa para tocar os pés e…meu Deus!!!O que ela está fazendo?? Quantas vezes ela está tocando nos pés do tio? Ih!!!Será que e tinha que tocar mais vezes?? Como é essa parada aí?

sotrue   Só para vocês terem uma idéia do gesto ao qual me refiro, minha cunhada agachou e tocou cada pé do tio umas 3 vezes, além de beijar a mão, colocá-la no coração e fazer mais uns sinais. Essa coreografia realmente era nova para mim e, nem nos filmes de Bollywood eu havia visto!

sonali

Como vocês podem ver, muitos pontos de interrogação se instalaram na minha cabeça. Eu não entendi muito bem o que estava acontecendo ali e também não tinha mais ninguém para perguntar. Então, esperei encontrar alguém que pudesse responder adequadamente às minhas questões. Na verdade, até agora não encontrei ninguém. A última pessoa que me explicou é da minha família, mas é jovem e até hoje disse que nunca tocou os pés de ninguém. Mas, me explicou que além desse, ainda tem um outro jeito de tocar os pés dos mais velhos. Ou melhor, das mais velhas: Quando alguma senhora mais velha chegar, você abaixa, tocar os pés e massageia mas 3 vezes as pernas dela. Parece que este gesto tem muita popularidade e os idosos ficam felizes. Esse me parece bem mais fácil que a complexa coreografia da minha cunhada. Quem sabe um dia eu tento esse aí da massagem, né? Mas, por enquanto, vou ficar com o kit basicão mesmo.

Esse é high-level demais!!Sem contar que precisa de certa flexibilidade, também!
Esse é high-level demais!!Sem contar que precisa de certa flexibilidade, também!

Se bem que eu acho que prefiro este aqui:

touchingfeet6

Enfim, viver num outro país e numa outra cultura é um aprendizado diário. Até o dia que você está tão, mas tão acostumado, que nada mais te assusta ou te surpreende e tudo se torna comum. No Japão foi assim. E na Índia? Será que isso é possível?

rani

Um abraço e até a próxima!

By Tabibito

 

 

 

Anúncios

11 comentários

  1. Oi, Nina!!Ótima pergunta!Olha, até onde sei, os hindus, jainistas e sikhs têm este costume de tocar os pés, sim. Porém, tratando-se das outras religiões como Cristianismo e Islamismo, eu acho que depende muito do grupo ou denominação a qual pertencem. Se for m cristão ou muçulmano mais radical, é quase impossível que eles aceitem este costume. Mas, se for de um grupo mais flexível, é bem provável qe tenha incorporado este costume à sua vida diária. Um bom exemplo são os atores de Bollywood, com Sharukh Khan e outros, que são e se denominam muçulmanos, mas que também tocam os pés e têm outros costumes típicos dos hindus. Mas, para o outro grupo de muçulmanos, eles já consideram estes atores como pseudo-muçulmanos, pois já absorveram muita coisa dos costumes hindus. Aqui mesmo no Brasil, nós temos este tipo de coisa. Há tantas denominações cristãs e cada uma tem uma doutrina diferente, que há cristãos que participam de festivais tradicionais brasileiros como Festa Junina e outros que ja fazem ate campanha contra. Esta questão religiosa é bem complicada. Mas, se alguém tiver algum comentário a acrescentar….por favor!!!Beijos!

    Curtir

    • Isso é verdade. Entre os sikhs isso também acontece, eles absorvem os costumes hindus. Por exemplo, de acordo com a doutrina sikh só existe um único Deus mas eles absorveram tanto os costumes dos hindus que é muito comum ver sikhs (não-radicais) devotos da deusa Durga, Kali Mata, Krishna, fazendo pooja, celebrando festivais hindus etc

      Curtir

      • Obrigada pela colaboração, Star!Eu antes achava que os sikhs eram mais no estilo dos muçulmanos, visto que são monoteístas, mas depois que eu me mudei para a Índia, percebi que não é bem assim. Na região onde moro tem muitos sikhs, também, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer nenhuma família desta religião. Um abraço!

        Curtir

      • É muito complicado! até hoje entro em parafuso para entender o estilo de vida de um sikh. Eles carregam muito essas particularidades do hinduísmo e também do islamismo (o islamismo acredito que seja devido a invasão mughal no Punjab) além dos costumes que se difundiram enquanto não existia o Paquistão. Pra ter uma ideia o meu sogro nasceu em Lahore mas durante a divisão veio morar do lado da Índia. Da mesma forma foi o que aconteceu com muitos deles que pertencem a religiões “diferentes” mas carregam os mesmos costumes porque sikhismo é considerada uma religião nova perto do hinduísmo e islamismo. Uii que bagunça que eu fiz aqui rs me empolguei! Beijos!!

        Curtir

      • Oi, Star!!!Obrigada pela colaboração!Adoro ler e conhecer estas peculiaridades. Realmente a Índia, seus costumes e suas religiões são uma colcha de retalhos. É isso que a faz tão encantadora, né? Agora eu ando lendo sobre as tribos indígenas da Índia e, em breve vou postar aqui. Beijos.

        Curtir

  2. Ahh amei seu post!! Vejo o quanto é importante pra eles esse gesto de tocar os pés. Como eu estou longe toco os pés pelo telefone dizendo “peri pena” hehe. Realmente isso é muito importante para os indianos, ainda mais quando uma ocidental toca os pés deles, pois a maioria não espera isso de nós! Beijos!!

    Curtir

      • Sim entre os sikhs também! Inclusive a esposa toca os pés do marido. Não são todas, devido a “modernidade” mas esse gesto de tocar os pés do marido ainda é muito prestigiado. Beijos!!

        Curtir

  3. Não gosto dessa “coreografia”, como diz você, de tocar os pés, fazer um namaste é tão mais fácil rs… Mas seguindo a cartilha, toco muito rapidamente os pés de meus sogros e, no máximo, alguns tios, o resto vai de namaste mesmo. rs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s