Índia – Tocando os pés do povo – Parte 1

touchingfeet4Quem gosta de assistir filme indiano já deve ter visto esta cena diversas vezes. Como vocês devem saber, é muito comum e bem visto o ato de tocar os pés dos mais velhos na Índia.

Antes de contar um pouco sobre as minhas experiências neste assunto, vamos deixar claro quando, para quem e porque este ato deve ser feito.

1.   O ato de tocar os pés demonstra respeito e submissão aos mais velhos.

touchingfeet3

2.   Deve-se tocar os pés dos mais velhos e dos superiores. Membros mais velhos da família, idosos em geral e líderes religiosos.

3.   Quando se deve tocar: Quando alguém chega ou está de partida, casamentos, ritos religiosos e algumas festividades.

touchingfeet2

4. Também é comum tocar os pés dos considerados grandes mestres, como monges, músicos, professores de dança clássica indiana. Nas aulas de dança Kathak, por exemplo, a cada aula, você inicia com um cumprimento que é tipo uma prece e, em seguida, toca os pés do professor, pedindo para que ele abençoe sua performance. Também toca os guizos amarrados à canela (ghungroo), pedindo para que os deuses da dança te abençoem e te capacitem para tal.

touchingfeet

5. Algumas famílias ainda mantém a tradição de a esposa tocar os pés do marido todas as manhãs. Afinal, na Índia, o marido é deus e o outro nome que pelo qual ele é chamado é Pati Devi (Deus marido). Mas, até hoje, apesar de saber que isso existe, ainda não vi ninguém tocando os pés do marido e muito menos chamando ele de deus. Já vi sim, é a mulherada dando bronca no marido e mandando ele comprar as coisas direito no mercado!!!

6.   Você toca os pés e a outra pessoa faz o quê? Você toca e, automaticamente, a pessoa tocada deve colocar as mãos sobre a sua cabeça te abençoando.

7.   Vale lembrar que antigamente, no Brasil, tínhamos o costume de pedir a benção dos mais velhos e dos líderes religiosos, como padres.Na época da minha mãe, era muito comum beijar as mãos dos mais velhos da família e outros conhecidos, além de ter que beijar a mão do padre. Hoje, poucas famílias ainda utilizam este costume. E, na Índia, percebe-se também que cada vez menos os jovens estão tocando os pés dos mais velhos. Na minha família mesmo, tem vários primos que me falaram que nunca tocaram os pés dos pais ou dos sogros. Porém, se a família indiana a qual você pertence ou a qual estará visitando for bem tradicional, acredite que eles ficarão muito, mas muito felizes se você realizar este ato.

touchingfeet5

Na verdade, há vários tipos de cumprimentos e gestos que os seguem, sobre os quais eu escreverei mais detalhadamente em outro post. Porém, parece que segundo os Vedas, o tocar os pés seria um ato de transferência do pecados. Segundo a teoria, se um jovem toca os pés de uma pessoa mais velha, automaticamente ele estaria transferindo seus pecados para o mais velho. Este último, por ser mais velho, teria mais força para aguentar o peso dos pecados. O mais velho então, tocaria a cabeça do mais jovem para transferir virtude e coisas boas para ele e para ajudá-lo a seguir pelo caminho correto. Infelizmente, os Vedas não são a minha especialidade. Portanto, se você entende bastante do assunto, pode compartilhar seu conhecimento aqui com a gente.

Se você nunca viu a cena do tocar os pés, você pode tentar assistir o filme Hum saath saath hain, que retrata bem as tradições e costumes de uma família indiana. Lá, você vai entender e aprender quando e como deve tocar os pés. Outro vídeo bastante famoso onde podemos ver esta cena, é o Om Shanti Om, onde várias estrelas de Bollywood aparecem e, numa delas, entra um ator muito famoso e mais velho que Sharukh Khan. Na mesma hora, Sharukh Khan se abaixa para tocar os pés do ator.

humomshanti

No próximo post, vou contar um pouco das minhas experiências na Índia tocando os pés do povo. Um abraço e até a próxima!

By Tabibito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s