Dupatta e eu – Parte 1

dupatta5 “Dupatta? Quem seria essa? Sua vizinha indiana? Alguma parente?”– você deve estar se perguntando.
Dupatta, na verdade, é a minha mais nova amiga. Ou melhor: estamos tentando manter uma relação mais próxima há 1 mês e vejo qe nossa amizade está se aprofundando.
Chega de mistério! Dupatta, é na verdade, aquele véu, echarpe, estola, xale ou qualquer outro nome que você prefira, que acompanha as roupas tradicionais indianas (paquistanesas, também).
Geralmente, quando você vai comprar um punjabi suit ou qualquer outra roupa tradicional indiana, ela já vem incluída no kit.
No Japão, eu usava muitas echarpes. Adorava. meu armário é cheio delas. Na Tailândia, comprei várias echarpes também lindíssimas. Mas, até então, elas eram apenas um acessório para mim.
Porém, desde que a minha 1a visita à Índia, e percebi que a dupatta é muito mais que um acessório. Ela é um item indispensável no seu guarda-roupa e na hora que você sai às ruas. Como eu sempre digo, isto, claro, depende do lugar da Índia onde você more, mas, por regra, é sempre bom andar com ela, mesmo qe você esteja vestindo uma roupa ocidental.
Resolvi escrever este post,inspirada pelas aventuras que temos vivido juntas: Eu e a dupatta. Dupatta e eu. Vamos la!

dupatta

Para que serve a dupatta?
Como disse anteriormente, na nossa visão ocidental, ela não passa de um belíssimo acessório apenas. Porém, ela é muito mais que isso. Tem inúmeras funções:

1Te proteger do sol escaldante indiano.

dupattasun
Sim. É horrível a sensação do sol queimando o seu côco. Juro que eles deveriam incentivar o uso da dupatta no Rio de Janeiro, pois não foram poucas as vezes que passei mal no verão com aquele sol batendo direto na minha cabeça. Dupatta já!

2 – Te proteger do frio congelante que faz na Índia

dupattawinter
Frio? Na Índia? Fala sério! – você deve estar pensando. Sim, eu também achava que na Índia fazia calor de janeiro a dezembro, mas quando vim a 1a vez, quase morri congelada, mesmo debaixo do cobertor, edredon e tomando um porre de chai diariamente. Dependendo da regão, faz frio sim e, muuuuito! Onde moro, as temperaturas no inverno chegam abaixo de 0!!
Portanto, a dupatta é essencial para te aquecer e te proteger do vento congelante dos Himalaias. E, claro, que a dupatta de inverno é feita de lã o algum outro material que aquece bem.

3 – Para te proteger da poeira

dupattadust2 Aqui tem bastante poeira e, se você estiver andando de moto, por exemplo, aqula poeira vai vir direto pro seu olho, rosto, cabelos. Ninguém merece, não é verdade? Portanto, dupatta na poeira!A maioria aqui enrola a dupatta ou outro tipo de pano no rosto e fica só com os olhos de fora. Tanto homens como mulheres. No meu querido Rio de Janeiro, se eu saísse assim, já ia direto ver o sol quadrado.

dupattadust

 

Mas aqui, você pode usar este look, que ningém vai te prender.

4 – Para entrar em templos

dupattatemple
Assim como acontece nas mesquitas, a mulher deve estar com a cabeça coberta para entrar nos templos e gurdwaras (templos das religião Sikh). E, se você é cristã e acha isso o fim da picada, lembre-se que há uns 60, 70 anos atrás, no Brasil, as mulheres usavam véu para entrar nas igrejas e assistir a missa. E, até mesmo na Bíblia há uma passagem onde o Apóstolo Paulo defende o uso do véu durante os cultos. Esse assunto daria uma ótima pesquisa, mas como não é o objetivo no momento, vamos seguir em frente com o assunto dupatta.

dupattatemple2

5 – Para demonstrar respeito aos mais velhos e superiores

dupatta1
Superiores – Se você vai falar com algm oficial de justiça ou funcionário do governo, é de bom tom que use a dupatta para cobrir seus cabelos. Essa eu também não sabia. Aprendi na prática, no dia que fui registrar o casamento em cartório. Estava com a dupatta nos ombros, onde geralmente ela fica e, fomos chamados para conversar com o oficial do cartório. De repente, só vejo a minha dupatta que estava nos ombros, descansando, ir parar na minha cabeça. Coisas do esposo. Mas, não dava tempo de perguntar o porquê. Então, deixei as perguntas para depois que tivéssemos falado com o oficial. Mas, imaginei que fosse porque estávamos na presença de um funcionário do governo e de alto escalão. E, não deu outra: Quando tive oportunidade de perguntar, foi exatamente esta a resposta que veio.

Mais velhos – Desta, não tem como escapar. Uma vez que você vá na casa de alguém mais velho ou alguém mais velho vem te visitar, é de bom grado que se cubra a cabeça com a dupatta. Isto, claro, depende da família, da região e de outra série de fatores. Mas, é sempre bom saber antes disso antes de visitar uma família indiana. Principalmente, se tiver a possibilidade de esta família se tornar a sua!Você pode até achar um absurdo, mas, lembre-se de que muitos deles jamais saíram do vilarejo deles, nunca visitaram outros países, nunca tiveram contato com ocidentais. Portanto, é mais fácil nós nos adaptarmos a eles do que esperar que eles se adaptem a nós. Pelo menos, eu penso assim.
Esta foi apenas uma breve introdução sobre a dupatta. No próximo post, vou continuar falando das aventuras que vivemos juntas desde o nosso 1o encontro.

Nossa amiga do blog Cafe com Chai, tambem tem um post bastante esclarecedor sobre o uso da dupatta. Vejam:  http://cafecomchai.blogspot.in/2012/07/por-que-usar-dupatta.html

Um abraço e até a próxima!

dupattababy

By Tabibito

Anúncios

4 comentários sobre “Dupatta e eu – Parte 1

  1. Ahh eu adoro dupatta!! Mas ainda estamos nos adaptando rs me incomoda muito quando a dupatta escorrega o tempo todo. Tem uns tecidos impossíveis de serem usados na cabeça (não sei o nome do tecido) são levíssimos, toda hora preciso arrumar. Não sei como as indianas conseguem mantê-las no lugar. Mistério!
    Beijos!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s