O que se come na Índia?

holycow2holycow3 Uma das coisas que mais me perguntam sobre o dia-a-dia na Índia, é sobre a comida, principalmente pelo fato de a maioria aqui ser vegetariana. E, quem me conhece sabe que eu não dispenso uma boa picanha. Holy Cow que me perdoe!!

holycow

Já falei um pouco a respeito deste assunto num outro post, sobre a minha 1ª vez na Índia, mas vivendo e cozinhando diariamente aqui, fiquei inspirada a escrever mais a fundo sobre o assunto.

Uma das coisas que mais me perguntam é: O que eles comem todos os dias?

Bem, eu estou morando no norte da Índia e, como o país é imenso e cheio de grupos étnicos e religiosos, com certeza a alimentação de cada região e grupo varia bastante.

No distrito onde vivo tem muitos muçulmanos, mas o bairro onde moro, 80% hindu e 20% sikh. E, a maioria dos restaurantes, vegetarianos. Mas, devido a grande concentração de muçulmanos e sikhs, indo ao centro da cidade, você encontra frango e carne. Carne?? Sim, de carneiro.

mutton

Aqui onde moro, pelo menos, o que não pode faltar no prato do povo é: lentilha, feijão (eles têm uma variedade imensa de grãos!!), arroz e chapati (paozinho parecido com pão sírio, feito de farinha e água).

Vários tipos de lentilha
Vários tipos de lentilha

daal2

Na casa da minha sogra, por exemplo, eles comem lentilha praticamente todos os dias. Passei uma semana lá e comi lentilha todo santo dia. Claro que cada dia era uma lentilha diferente, mas era lentilha. E, eles parecem bem satisfeitos comendo isso todos os dias. Lá em casa (no Brasil), cada dia minha mãe cozinhava um prato diferente e, estava sempre pensando em algo novo para que não ninguém enjoasse. Eu também sou assim. Todo dia quero fazer algo diferente, mas parece que só a lentilha ou feijão já deixa o povo feliz!Melhor para as donas de casa, né?

Quando estava no Japão, os japoneses sempre diziam que indiano comia curry todos os dias. Depois que cheguei aqui, percebi que curry é meio coisa de restaurante,porque até agora, não vi ninguém fazer curry. E, olha que já perguntei para várias indianas vizinhas aqui. Ninguém faz curry.

A verdade é que nem no Brasil eu comia tanta lentilha e feijão com arroz como como na Índia.

Tem carne no supermercado?

 

Bem, até agora só conheci 2 mercados. Um mercadinho, com cara de mercearia e outro, com cara de Extra, porém, em menor tamanho. Não, em nenhum deles você encontra carne ou frango congelado. Provavelmente, em grandes centros, como Delhi, Mumbai, Bangalore, talvez seja possível encontrar frango congelado no mercado. Mas, nunca visitei um mercado nestas cidades e, não posso afirmar. Se algum leitor do nosso blog tiver alguma informação, por favor, compartilhe seu conhecimento conosco.

O bom é que quando se quer comer frango, indo no aviário, eles matam o frango na hora e, o sabor, não tem como comparar com os frangos congelados que eu comprava lá no Japão.

 Não dá vontade de comer carne?

fome

Dá. Mesmo tendo o arro, feijão e chapati, eu sinto a falta de um franguinho frito ou algo qualquer outra carne para acompanhar. Claro que às vezes nós compramos frango e fazemos frango empanado, frango frito, frango ao curry, etc. Aliás, cozinhar frango ou qualquer outra carne aqui é uma missão para os fortes. Porque? Porque nossos vizinhos são todos vegetarianos e acham que também somos. E, vizinhos indianos podem aparecer na sua cozinha de repente. Outro dia, isso aconteceu. Me senti como se estivesse preparando uma bomba para um ataque terrorista. Eu temperando o frango e, meu esposo na porta, na espreita para ver se nenhum vizinho aparecia de surpresa. Quando alguém se aproximava, ele já gritava meu nome e, era hora de esconder o frango.

wanted

 

Então, perguntei a ele: – Mas, mesmo que eles não vejam, eles podem sentir o cheiro de frango. E aí?

Meu digníssimo esposo, entao, me diz: – E como eles vão saber se é cheiro de frango se nunca comeram isso na vida?

frango2

É verdade. E, outro detalhe: misturando todas aquelas especiarias, fica com cheiro de qualquer outra comida indiana vegetariana. Pronto!

 Mas é proibido cozinhar comida não –vegetariana?

Bem, aqui onde moramos, os donos da casa não têm essa regra. Porém, como eles são todos vegetarianos, não queremos causar problemas maiores. Então, é tudo feito na surdina. Mas, quando meu esposo foi procurar uma casa para alugar, alguns proprietários tinham como regra, a proibição de qualquer comida não vegetariana e, alguns, mesmo vegetarianos, proibiam até o uso de ovo!!! E, um outro louco mais radical ainda, disse que não podia nada das coisas citadas acima e, com mais um detalhe: O uso de alho e cebola também estava proibido. Alho?? Cebola?? Mas o que eles têm a ver com isso? O ovo, a gente até entende, porque minha sogra também é contra comermos ovo. Mas, alho e cebola??

cebolaindiana

Fiquei encucada com isso e fui perguntar ao nativo da casa: – Ahn..parece que em algum lugar dos livros sagrados tem algo escrito sobre isso. – respondeu ele.

surangama

Não, não era suficiente. Eu precisava de dados mais concretos. Então, fui pesquisar, para não falar nenhum besteira aqui.

Pois bem, realmente há um trecho no Surangama Sutra que diz que todas as criaturas buscam por 3 tipos de sabedoria e, portanto, deveriam evitar comer 5 tipos de alimentos, entre eles, alho, cebola, cebolinha, etc. Segundo a explicação do livro, esses alimentos fariam você sentir desejo sexual se comidos cozidos e, raiva, se comidas crus. Segundo os jainistas, uma religião hindu com mais restrições que a maioria, esses alimentos seriam considerados impuros, pois são retirados diretamente da terra, onde vários seres vivos minúsculos fazem morada, e estes sofreriam quando os alimentos fossem arrancados.

Típicos jainistas
Típicos jainistas

 

Quando a gente pensa que já viu de tudo nesse mundo…

Ainda não completou 1 mês que estou morando em terras indianas, mas a cada dia, a gente aprende tanta coisa…

Um abraço e até a próxima!

 

 

 

 

Anúncios

20 comentários sobre “O que se come na Índia?

  1. Olá! Estou fazendo um trabalho sobre uma possível exportação de açaí para a Índia. Você poderia me dizer se tem açaí nos mercados ou se os indianos consomem esses alimentos?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Amei seu blog,parabéns!Eu fico imaginando se eu aguentaria viver sem carne, se só o cheiro de churrasco me abre o apetite.hummmm carne é muito bom!VC é corajosa flor rssss bjssss felicidades

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Nayara!

      Tudo bom?

      Obrigada pela visita ao meu blog.

      Eu vi que você deixou uma mensagem perguntando sobre as passagens para a
      Índia, saindo de São Paulo.

      Bem,os preços variam de acordo com a temporada e conveniência das
      companhias aéreas. Na época que fomos ao Brasil, em Setembro do ano
      passado, a companhia que tinha o preço mais barato era a Ethiopian
      Airlines. Então, escolhemos esta companhia e a usamos pela primeira vez.
      Foi uma boa escolha e o trajeto que eles fazem é bem menos cansativo que as
      outras companhias. (São Paulo- Lome- Addis Abeba- Delhi ou Mumbai)

      O preço, na época, estava uns 1400 dólares por pessoa (ida e volta).
      Vale dar uma pesquisada no site deles.
      Recentemente, a KLM também estava com um preço simpático. A KLM faz conexão
      em Amsterdam.

      Há muitas opções para quem vem à Índia, com conexões na Europa, África ou
      Oriente Médio.

      Um grande abraco e fique a vontade para me escrever!

      Juliana

      Curtir

    1. Oi, Gláucia! Se come de tudo que comemos no Brasil, mas o modo de preparo é bem diferente. No Brasil comemos legumese verduras,mas não temos uma grande variedade de pratos usando estes alimentos. Geralmente, verduras acabam virando salada que acompanha o feijão e outros pratos. Em relaçao ás frutas, os indianos também consomem muitas frutas. A maioria nos temos aí no Brasil, mas há outras típicas daqui e que não encontramos no Brasil.

      Curtir

    1. Ola!Obrigada pelo comentario, mas acho que voce nao entendeu os posts. Eu nao moro na India e vou ao Japao. Eu morava no Japao, visitei a India, me mudei para a India e depois disso nao fui mais ao Japao. E, aqui compartilho apenas minhas experiencias e nao ha nada para se gabar nisso.

      Curtir

    1. Oi, Mariana!Obrigada pela visita. Bem, para quem segue o hinduísmo, a carne de frango, como qualquer outra é proibida. Mas, como temos sikhs, muçulmanos, cristãos e pessoas de outras religiões aqui no país, é fácil encontrar carne de frango. Aqui em casa, por exemplo, a gente come frango quase todo dia. Um abraço e fique à vontade para perguntar o que quiser.

      Curtir

  3. ola ,meu nome é Viviane e estou aprendendo sobre a índia ,adorei seu blog muito interessante obrigada por nos proporcionar um pouco dessa cultura maravilhosa.bjss

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s