Estava para falar sobre este assunto há algum tempo e, claro, a inspiração veio enquanto eu usava o …banheiro indiano!
Antes de falar mais especificamente sobre os banheiros na Índia, deixe-me falar sobre a situação dos banheiros aqui na Ásia.
Seja no Japão, país considerado de 1o mundo ou no Myanmar, você verá que o banheiro tradicional deles é aquele onde o vaso sanitário é embutido no chão e você precisa fazer suas necessidades agachado.
Para muitos ocidentais, esta forma de banheiro é considerada primitiva, desagradável, desconfortável, nojenta, etc. Mas, uma coisa que você percebe depois de morar em outros países é que a noção de higiene varia muito de um lugar para o outro. Aquilo que você considera sujo ou desagradável, na verdade, para eles, é muito mais higiênico e prático.
A privada embutida no chão é um exemplo disso. Muitos asiáticos consideram este tipo muito mais higiênico, já que você não teria contato com o local onde a outra pessoa sentou antes de você. Já tinha pensado nisso? Nunca? Pois é..eu também considero os banheiros embutidos no chão mais higiênicos. Mas, se você não está acostumado, vai começar a ficar com as pernas bambas e com cãimbra. Era o que acontecia comigo no início quando fui morar no Japão. Na minha casa tinha banheiro ocidental, privadinha com assento que esquenta, chuveirinho e toda aquela frescura.
Mas, no predio onde eu trabalhava, só tinha 1 privada estilo ocidental, que era usada pelos deficientes físicos. Imagina só o perrengue! Acho que já contei isso aqui no blog, mas só relembrando, tive que passar por uma lavagem intestinal, porque simplesmente não conseguia usar o banheiro para número 2. Trágico, não? Agora eu tiro de letra!
Mas, e na Índia? Bem, na Índia, é a mesma coisa, só que com um agravante a mais. Ou melhor: a menos. Como vocês devem saber, aqui não se usa papel higiênico. Como faz? Limpa com água. Sim. Todo banheiro indiano, mesmo que seja em estilo ocidental, dificilmente terá papel higiênico. Mas, sempre terá dois itens importantíssimos: uma torneirinha e um baldinho para você se lavar após as necessidades. Com a mão esquerda, é claro. Não consegue imaginar a cena? Bem, infelizmente, da cena eu não tenho fotos, mas é mais ou menos assim:
1. Terminei número 1 ou 2
2. Pego o baldinho com água com a mão direita.
3. Com jeitinho, começo a lavar a partir da parte de trás. Com a mão esquerda, é claro.
4. O que sobrou da água, você lava as mãos.
5. Provavelmente terá alguma pia com sabonete perto do banheiro, onde você poderá limpar melhor as mãos.
Quem avisa, amigo é: 1– Se você não sabe usar este tipo de banheiro, melhor tirar toda a roupa de baixo. Ou, poderá ter consequências desastrosas.
2– Cuidado para não deixar nada cair nada dentro do vaso. Já imaginou seu Iphone lá?
Este link aqui também é bastante esclarecedor.
http://www.wikihow.com/Use-an-Indian-Bathroom
Ai, que horror! – talvez você esteja pensando. O que é horrível para você, não é horrível para eles. Pior para eles é ver você usando papel-higiênico, pois segundo eles, não limpa nada. Eu, por exemplo, prefiro a combinação dos dois: papel higiênico e água.
E, tem outro detalhe: Dependendo do local da Índia onde você esteja, talvez o vaso não tenha suporte para receber o seu querido papel higiênico. E, o que vai acabar acontecendo é que você vai acabar entupindo o vaso! Já aconteceu comigo mais de uma vez, inclusive, na casa da minha sogra. E, isso, porque eu estava usando um papel higiênico umedecido e próprio para este tipo de ocasião. Mas, como o papel higiênico era japonês, ele não foi muito bem aceito pelas privadas indianas. E, todo mundo ficou sabendo que eu fui no banheiro e , o pior: que fiz número 2!
E, não pense você que este tipo de banheiro é coisa de gente pobre e sem instrução lá dos cafundós da Índia. Eu já visitei vários lugares, inclusive casas de funcionário de alto escalão do governo indiano e, lá estava ele: o vaso sanitário embutido no chão.
Eu perguntei aqui se os indianos sofrem do mesmo problemas dos japoneses jovens e crianças, que não sabem mais usar o banheiro estilo oriental e, começam a usar, pela 1a vez, quando vão para a escola. Afinal, 98% dos banheiros das escolas públicas japonesas são em estilo oriental.
Mas, diferente dos japoneses, me explicaram aqui que não. Que todo indiano, desde que sai das fraldas e do piniquinho, já começa a usar este banheiro e, provavelmente o usará pela vida toda.
E, tem mais outro detalhe: Muitos asiáticos (não só indianos) não sabem como usar o vaso sanitário estilo ocidental. Na cabeça deles, funciona como o deles. Então, eles precisam estar na posição que estão acostumados. Para isso, então, eles sobem no vaso e se agacham. O resultado: desastroso!Pelo menos, no alojamento onde morei por 1 ano, quando era estudante lá no Japão. Literalmente, uma cagada só!E, banheiro interditado. E, o cheiro, claro, insuportável.
Na minha atual casa, também usamos o banheiro indiano. Eu uso papel, mas também água. Mas, confesso que já estou ficando de saco cheio do papel e tô tentada a começar a me aventurar no banheiro indiano. Será que eu consigo? O que vocês acham?
Acho que o momento de usar o banheiro aqui na Índia é no qual todas as castas e classes viram uma só. O rico, o pobre, o mendigo. Todos, um só. E, viva o banheiro indiano!
Acho q a expressão, ” pimenta no dos outros é refresco” surgiu ai heim! kkkk deixa eu ficar quieta kkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Kkakakakakaa….faz sentido.
CurtirCurtir
Nossa! kkkkk que dilema my God! Eu não ia conseguir não, acho q ia fazer tudo no pé, mas confesso q antes de saber da existência desses banheiros eu vivia tentando inventar algo do tipo por imaginar q seria mais higiênico por não ter sentar e na verdade a maioria das pessoas aq no Brasil faz um malabarismo danado pra usar os banheiros públicos de cocoras para não encostar no vaso, oq gera os desastres nos banheiros, como não acertar o buraco, já vi banheiro q conseguiram fazer o número 2 na parede kkkkk. Então esse estilo acho q acaba sendo melhor no caso de banheiros públicos.
Uma vez recebi pelo whatsapp um vídeo horroroso filmado em um banheiro do Japão pelo ângulo de trás, então o vídeo era uma sequência de cagadas femininas, e se via a desire toda aberta, mas achei interessante o vaso pois era embutido no chão, porém tinha um suporte de cerâmica na frente dele para se segurar, como se fosse um guidon de bicicleta, kkkk apesar do vídeo ser horrendo achei o vaso muito interessante, talvez um daquele eu conseguiria usar kkkk, e sobre a ausencia do papel e o uso do baldinho sem comentários kkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
OI, Claudia!!Sim, la no Japao os banheiros tinham uma parte elevada na frente e alguns tinham uma especie de corrimao ao lado, mas nao eram todos. Nas escolas japonesas, a maioria dos banheiros ainda eh assim e, muitos japoneses da nova geracao, nao sabem usa-lo corretamente e precisam aprender e passar por treinamento no primeiro ano do ensino fundamental. Um abraco!
CurtirCurtir
Oi! Gostei muito da licao, mas eu acho que agachar seria muito dificil para mim, pois tenho problemas de dores nas pernas. Tambem acho melhor usar a agua mas com sabao porque so agua tambem deixaria um cheiro. Entao o sabao nao so seria para as maos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, quando nao estamos acostumados, agachar eh muito dificil mesmo. Eu nao chego a sentir muita dor, mas nao consigo ficar muito tempo agachada pois perco o equilibrio. Sim..um sabaozinho eh bem-vindo! Um abraco!
CurtirCurtir
Adorei o post…muito esclarecedor e de fácil entendimento
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom!Espero sua proxima visita!
CurtirCurtir
Muito bom o blog.. mas a questao é vou sofrer quando for pra india!!! Meu namorado e indiano e nao me vejo morando la e mto estranho kkkkk prefiro brasil kk
CurtirCurtir
Oi, Grazzi!Obrigada pela visita! Olha, tudo depende muito do lugar onde vive e da familia a qual pertence, mas o negócio é vir de mente e coração abertos e jamais tentar comparar com o Brasil ou qualquer outro lugar do mundo. Assim, fica mais fácil de encarar!Um abraço e boa sorte!
CurtirCurtir
Estou na India, a primeira casa que fiquei foi sucesso! Tinha papel higiênico e vaso como os nosso. A casa que estou hoje o vaso também é como o nosso mas sem papel😁😁😁
O problema não é lavar porque tem o chuveirinho mas não tem como secar, incomoda da mesma forma, o 2 só faço antes do banho para não correr o risco de não lavar direito.
CurtirCurtido por 1 pessoa
acho que eu iria ficar com muitas dores nas pernas até me acostumar,pois gosto de ler no banheiro,independente se é o 1 ou 2,fico lá ….lendo,lendo lendo….ótima matéria…bjs 😉
CurtirCurtir
Oi, Rafaela!Obrigada pela visita!Sim…eu confesso que também adoro ler no banheiro. Agora estou morando em um apartamento em Mumbai e tem a privada estilo ocidental, mas na casa onde morava antes, era daquele jeito. Então, ler…nem pensar!Haja perna!Um abraço e volte sempre!
CurtirCurtir
Mas não seria mais anti-higiênico? Por que as pessoas usariam o mesmo balde pra pegar agua pra se limpar, com as mãos sujas… mesmo usando agua ficaria uma coisa estranha.
CurtirCurtir
Olá, Fabrício!Obrigada pelo comentário.Muito bem pensado. Eu não tinha cogitado essa hipótese. Obrigada e volte sempre!
CurtirCurtir
Eu bem que ja tentei usar mas acabei toda molhada lol nao sei o que hei-de segurar se o salwar, o baldinho?? pareco uma doida!!
CurtirCurtir
Hahahahaa….entendo perfeitamente!!Eu tambem ja dei uma dessas, mas nao na India e sim, no Japao. Principalmente quando as pernas comecavam a ficar bambas!Obrigada pelo comentario!
CurtirCurtir
hahaha… altamente esclarecedor para quem não conhece o sistema, concordo com tudo!
Não gosto muito da privada no chão, principalmente na hora de fazer xixi e na hora de se lavar, prefiro a de sentar mesmo. Mas se tem algo que aprendi na Índia e nunca mais deixei de fazer foi a usar ducha/água para me limpar, papel higiênico apenas para secar, usar água é muito mais higiênico.
Bj
CurtirCurtir
Eh verdade!Com a aguinha fica tudo mais limpo mesmo. Obrigada pelo comentario!!Um abraco!
CurtirCurtir
Não sabia que no Japão o banheiro tbm era assim não, deve ser um pouco cansativo ficar agachado assim por mt tempo (melhor não ter prisão de ventre! rs).
CurtirCurtir
Sim….precisa de bastante treino, mas a gente acostuma. Os japoneses, chineses, indianos estao acostumados a ficar nessa posicao. Tanto que muitos deles agacham assim para conversar na rua e ficam horas. Nao sei como nao da caimbra!Hahahaha…
CurtirCurtir
Acho que o fato de ficar agachado, como os indios e os orientais limpa mais os intestinos, prefiro essa posição. Parabéns pelo blog, adorei “uma burka por amor”, assisti 2 vezes, adoro outras culturas, outros jeitos de encarar a vida!!
CurtirCurtir
Ola, Vania!!!Obrigada pelo comentario e pela visita ao blog. Sim!Eu tambem gostei muuuito do filme Uma Burka por amor.Um abraco!
CurtirCurtir