O Japão é um país seguro?

anzen2

O blog anda meio paradinho, mas é porque estou na correria e tentando me desdobrar entre as festas de despedida, arrumações de malas e faxinão no apartamento, já que faltam apenas 4 dias para eu deixar o país.

Bem, a  pergunta título deste post me veio à mente depois de eu perceber que havia dormido com a porta da varanda aberta na semana passada, durante uma noite inteira. Só fui perceber mesmo no dia seguinte, lá pelas 18:00, quando cheguei em casa e fui tirar algumas roupas do varal. Levei um susto, é claro!

Então, pode-se dizer que o Japão é um país seguro? Ou será que depende do ponto de vista? Outro dia estacionei minha bicicleta lá fora e, como fez muito frio na semana toda, não a usei mais. Um tempo depois, quando fui usá-la, percebi que eu havia deixado a chave lá. Se alguém quisesse levá-la, já estava no ponto!

Por mais que bicicletas sejam roubadas com bastante frequência aqui no Japão, a verdade é que a minha não foi. Também já cansei de deixar coisas no cesto da bicicleta, como compras e, quando voltei, estava tudo lá, direitinho.

anzen3

Andar na rua falando no celular sem ninguém passar a mão, usar jóias, boas roupas e sapatos, ouvir música no seu ipod de última geração, abrir o seu laptop super moderno…tudo isso pode. Ninguém nunca vai te incomodar ou te assaltar. Que beleza, né?

Sim, neste ponto é uma beleza mesmo. Mas, então não há crimes no Japão?

Há crime desde que o mundo é mundo e, no Japão, não seria diferente. Só que a maioria dos crimes aqui, não estão tão ligados à parte financeira, se bem que estes também têm aumentado.

Os maiores crimes aqui são do grupo das patologias sociais.

anzen4

É bem comum ouvir casos de pessoas que surtaram e saíram matando um monte de gente pela rua. Gente que, do nada, cismou com a tua cara e resolveu lhe dar uma facada. Fora os tarados. Esses aí estão em todos os lugares e há várias placas dedicadas a eles, como já falamos exaustivamente aqui no blog.

chikagochuui

Outra coisa bem comum aqui são os pais que matam seus filhos. Ou matam de uma vez, asfixiando ou degolando, ou simplesmente, largam a criança dentro de uma caixa e a fecham  lá até ela morrer. Outra bem comum são os pais que largam a criança trancada em algum cômodo da casa ou varanda, e não dão comida, nem água e nem nada para ela. E, aos poucos, ela vai definhando, até que morre.

Isso sim, é bastante comum por aqui. Se eu me sinto segura no Japão? Sim e não. Em relação aos meus pertences, sim. Mas, sempre que vejo alguém chegando muito perto, eu já fico cabreira. Já olho logo pra mão da pessoa para ver se não é um doido qualquer pronto a fazer mais uma vítima. Não gosto de voltar sozinha para casa à noite, porque bêbados e tarados podem aparecer a qualquer hora.

No geral, é seguro sim, mas é sempre bom tomar cuidado e no meu caso, não esquecer de verificar se fechou a porta da varanda.

Um abraço e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s