Rinoplastia – Uma febre no Oriente Médio

 rinoplastia

  Se tem algo que sempre me atraiu foi um nariz. Isso era até motivo de piada na minha família. Principalmente aquele nariz estilo árabe. Sinceramente, eu acho um charme. Mas, gosto é gosto. Há quem deteste. Principalmente, o dono do nariz. É exatamente isso que acontece no Oriente Médio, onde a mulherada (e os homens também!) correm em busca da rinoplastia, a famosa cirurgia para modificar o formato do nariz e deixá-lo com padrões ocidentais.

nosejob4

  Dos países do Oriente Médio, o Irã é o que tem o maior percentual de rinoplastia no mundo! Segundo o jornal Etemad, cerca de 200.000 iranianos, a maioria mulheres, entram na faca para ter o nariz de seus sonhos.

 O principal motivo que faz a mulherada querer entrar na faca é ter um rosto de boneca, um rosto delicado, como os que elas vêem em Hollywood (este seria o último modelo no qual eu me inspiraria, mas…gosto é gosto.)

 No Irã, meninas de 14 anos já estão entrando na faca para ficarem mais atraentes e com uma aparência mais ocidental, dizem os médicos. E, a cirurgia seria, também, uma forma de se rebelarem conttra o famoso hijab.

nosejob2

 Segundo uma mulher iraniana entrevistada pelo The Guardian, a obrigatoriedade do hijab estaria impedindo as mulheres de mostrar sua beleza e, a cirurgia seria uma forma de reação contra tantas regras.

 “É da natureza humana querer chamar a atenção com o rosto, cabelo ou pele bonita. Mas, o Hijab não nos deixa fazer isso. Então, nós precisamos satisfazer este instinto mostrando a arte feita em nossos rostos., diz a moça.”

nosejob3

E, segundo o jornal, elas não sentem vergonha em admitir que entraram na faca para ter um nariz mais bonito.

 Segundo pesquisas, Teerã é a capital da rinoplastia, tendo atraído, inclusive, vários descendentes de iranianos que vivem nos Eua, Inglaterra e outros países. Eles desembarcam em Teerã com um único objetivo: Sair de lá com um nariz novo.

nosejob5

Só para vocês terem uma idéia do tamanho de grana que isso movimenta, as pessoas tem até feito empréstimo nos bancos para poder pagar a cirurgia.

Quando assistimos os vídeos das cantoras árabes, você percebe que todas tem o mesmo tipo de nariz. Chega a ser engraçado, porque elas antes da cirurgia já são parecidas e têm, claro os mesmos traços. Nancy Ajram, Dana Halabi, Lola, etc. Insistem em fazer a cirurgia para ficarem diferentes, mas como todas fazem o mesmo tipo de intervenção cirúrgica, elas acabam todas novamente com a mesma cara!Nos vídeos abaixo vocês verão que a faca não passou só no narigão.

Vejam:

Dana Halabi

Haifa Wehbe

Nancy Ajram e outras

Outras estrelas árabes

  Alguns cirugiões iranianos acreditam que além de serem movidos pelo complexo e insegurança causada pela influência de Hollywood, outro motivo para a cirurgia seria algumas citações encontradas na literatura persa, a qual se refere a belas mulheres com narizes pequenos.Outros já acreditam que isto se deve às rígidas regras de vestimenta das mulheres, já que elas elas se cobrem todas e a única parte exposta seria o rosto. Então, elas precisariam apostar tudo no rosto. Isto, claro, no caso das mulheres. Mas, e os homens, então? Isto poderia ser explicado por algumas leis islâmicas concernentes à aparência. Um bom exemplo seria o fato de o Ayatollah Khomeini, ter abençoado a rinoplastia na década de 80, citando o hadith Deus é belo e ama a beleza. E os feios, gente? Como faz?

  O assunto tem sido amplamente discutido nas sociedades e congressos islâmicos pelo mundo afora. Assim como em outras religiões, o Corão tem inúmeras interpretações. E, isto tem gerado uma discussão enorme dentro da sociedade muçulmana. É haram ou não é? Vai pro mármore do inferno ou não? Tio Ali responde.

tioali

Ou o Tio Abdul

tioabdul

  jadedadepressao

   E aí, gostaram? Um abraço e até a próxima!

    by Tabibito

Anúncios

3 comentários

  1. Sou a favor da rinoplastia e acho que entendo o que as iranianas passam..a genética favorece o nariz grande! Acho super charmoso o nariz grande dos homens. Eu por exemplo, já fiz rinoplastia e foi umas das melhores coisas que fiz na vida, minha vida mudou depois disso pois tem a ver com o psicológico. Eu sofria bullying, era horrível. Nunca usava boné, nunca prendia os cabelos com um rabo-de-cavalo, não tirava foto de perfil ou seria capaz de usar dupatta ou qualquer véu tranquilamente porque eu pensava que assim deixaria meu nariz à mostra 10 vezes mais e essa ideia me atormentava. Eu via as moças com o perfil perfeito e sonhava com isso.
    Mas não sou a favor do “nariz industrial” das cantoras árabes, esses que parecem que foram feitos em série, todos iguais. Tira traços importantes da beleza delas! Os homens também se incomodam muito com o nariz mas acho que a cobrança de estar nos “padrões” de estética não são tantas, pra variar!
    Beijos!!

    Curtir

    • Oi, Star!Puuuxa…obrigada mesmo pelo seu depoimento, viu?É verdade,. Quando entra na questão do bem-estar da pessoa e afeta o lado psicológico, com certeza a intervenção cirúrgica é necessária mesmo. Sim, você disse tudo: Os narizes das cantoras árabes parece feito em série. Aqui no Japão é bem comum também fazer a operação para “abrir” os olhos, visto que alguns têm o olho bem fechadinho mesmo e sofrem bullying por causa disso. Beijos!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s