Apesar de a minha mesa de computador ser uma bagunca e arrumar a casa não ser o meu hobby predileto, confesso que em outros departamentos eu sou bastante organizada. E, quando se trata de planejar viagens, eu sou bastante!
Quando você vai fazer uma viagem dentro do seu próprio país, acho que já deve se preparar de algums forma. Por exemplo: ver a época mais propícia para visitar, saber que tipo de roupa deve levar, os principais pontos da cidade, como chegar até lá, etc. Mesmo sendo num país onde todos falamos o mesmo idioma, acredito que uma certa preparação e pesquisa são a chave para o sucesso de uma viagem.
Quando era criança, não tinha internet. Então, por isso mesmo eu mergulhava nos livros e enciclopédias, sempre querendo saber mais. Porém, hoje, com a internet, não se tem mais desculpa. Com apenas um clique você vê desde a temperatura local ao preço da passagem. O que demoraria meses no passado, hoje é possível em alguns minutos.
Mas,claro que tudo depende do propósito de sua viagem. Você está indo a intercâmbio, trabalho ou por algum motivo amoroso?
Se for a turismo, é o tipo a viagem mais fácil de se preparar. Mas, os passos abaixo servem para todo e qualquer motivo de viagem ao exterior.
1º passo – Ver seus reais objetivos (passeio, intercâmbio cultural, profissional, amor, etc.)
2º passo – Estude, leia e pergunte a quem já foi ou mora lá sobre o país o qualvocê pretende visitar. stude os hábitos e um pouco da cultura local
3º passo – Tente aprender pelo menos algumas frases básicas no idioma local
4º passo – Tente fazer amizade com nativos. Hoje a internet está aí para isso.
5º passo – Evite comparar a cultura do país alheio à sua.
Agora, vamos discutir mais sobre cada item acima.
TURISMO
1º passo – Meus objetivos
Se você deseja ir apenas para passear e tirar belíssimas fotos, ótimo!Essa é a parte mais fácil, já que você não se mudará de mala e cuia para o local. Porém, não deixe de estudar e ler bastante sobre o país, planeje bem o seu roteiro e tente aprender algumas frases no idioma local.
2º passo – Estudar sobre o país e a cultura – Se você pretende vir à Ásia, tem que vir bem preparado, pois se adaptar aqui não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Por isso mesmo, leia!Leia muito! Estude, pesquise…muito!
Estudar sobre o local é básico e o Google é o melhor amigo nesta hora.Na internet você encontra todo o tipo de informação para a sua viagem ser um sucesso!Mas, não fique só procurando hotéis e restaurantes. Tente ler sobre os hábitos do país e sobre a etiqueta local para evitar que você cometa alguma gafe muito grande. Por exemplo: Se você é que nem eu que adora criança e sempre tem que passar a mão na cabeça delas, se segure se o país que você pretende visitar é a Tailândia!Lá é uma gafe enorme passar a mão na cabeça de uma criança ou seja lá de quem for. Eles acreditam que ali é onde habita o espírito e a força. Entendeu?
3º passo – Tentar aprender ums frases básicas no idioma local
Todo mundo (não só os americanos) tem mania de achar (e se achar!) que só com o inglês vai conseguir se comunicar bem no exterior. Depende muito do país. Acho que já contei aqui no blog que, em Shanghai, por exemplo, quando disse para o motorista de táxi: – International Airport, please, ele não entendeu. Ainda insisti e tentei falar o nome do aeroporto em chinês, mas, por causa da complexidade dos tons, ele deve ter entendido algo completamente diferente. Então, o jeito foi escrever em ideogramas chineses mesmo. Aí, sim! Ele entendeu! Ufa!
Isso tudo porque, apesar de eu ter um livro com expressões básicas em chinês, eu já tinha enfiado o livro na mala. Então, dependendo do local que você queira visitar, é altamente indicado que você saiba algumas coisas básicas no idioma local. Até mesmo aqui no Japão. Quase ninguém fala inglês e, te juro que é mais fácil entendê-los falando em japonês do que quando tentam balbuciar algo em inglês.
Então, você pode até ter gabaritado o Toefl, mas recomendo que calce as sandálias da humildade e não espere que os nativos sejam obrigdos a saber e dominar tanto inglês quanto você.
4º passo – Tentar fazer amizade com os nativos.
Para isso, você precisa seguir o passo 3, primeiramente. Claro que se é apenas uma viagem a passeio, fica mais difícil de ter um contato mais próximo com os locais, mas não custa tentar. E, dependendo do país e da simpatia do povo, você vai ter conversas muito divertidas e fazer um ótimo intercâmbio cultural. Pode ter certeza.
Muitas vezes, eles mesmos se dirigem à você com a clássica frase: Where are you from? E aí, pronto! Já começou uma conversa. Mas, esta dica nem sempre é muito válida se você é mulher e estiver viajando sozinha, pois muita simpatia na Ásia geralmente é mal interpretada. Geralmente nestas conversas com os nativos é que aprendemos mais e sempre recebemos dicas preciosas sobre algum restaurante ou local para se visitar que não constava no seu guia.
5º passo – Evite comparar a cultura do país com a sua.
Vejo muita gente caindo neste erro e, eu mesma já caí uma vez. Você planejou, pagou uma nota para conhecer um país e quando chega lá, só sabe reclamar e ficar comparando à sua terra natal. Você está à passeio. Não é obrigada a morar lá. Então, relaxa e….tire muitas fotos! Aproveite cada momento para aprender. Quanto menos a gente critica, mais a gente consegue observar e aprender.
Claro que coisas inesperadas acontecem, mas seguindo alguns dos itens aí em cima, duvido que sua viagem não seja um sucesso!
No próximo post, parte 2, vou falar como o seu intercâmbio ser um sucesso.
Um abraço e até a próxima!
by Tabibito
oh gosh… estou indo para Tailandia e….. adoooooro passar a mao na cabecinha das criancinhas, kkkk, tao fofas gente!!
Ainda bem que vi isso aqui!
xoxo
-Ana
CurtirCurtir