Iguarias da Ásia – Funazushi

O que você faz quando o peixe apodrece? Se você respondeu que joga fora, até é compreensível, mas não é o que acontece no Japão. Principalmente, na Província de Shiga.

Lá, o peixe que nós consideramos pobre, é uma iguaria caríssima. O nome deste prato é Funazushi. Funazushi é o peixe cru deixado no sal por 1 ano, depois é seco e misturado com arroz. Esta mistura deliciosa é fermentada, então, por mais 3 anos.

O arroz é trocado todos os anos, mas o peixe continua lá, até terminar seu estado de total decomposição. Resumindo, é um sushi fermentado.

funazushi2

Como já era de se esperar, o Funazushi tem um cheiro bem característico, o que faz muita gente, incluindo os japoneses, torcerem o nariz.

Comi Funazushi pela 1ª vez quando morei em Shiga. O cheiro, sinceramente, não me pareceu tão horrível quanto diziam. Tem um cheiro de queijo podre ou de chulé de uma sem trocar há 1 semana. Algo assim. Não é pior que o toufu podre, eu garanto.

funazushi3

O gosto? O gosto é meio azedinho (que nem chulé mesmo) e lembra de longe o gosto do queijo Roquefort.

funazushi

Acredito que muitos japoneses não comam justamente por causa do gosto, já que há muitas pessoas aqui que não conseguem comer queijo. Então, se você encara qualquer queijo, talvez o Funazushi não seja tão traumático para você. Comparado com o toufu podre e a tartaruga medonha (suppon), Funazushi você tira de letra!

Explicação detalhada
Explicação detalhada

E aí? Deu água na boca? Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

 

Anúncios

4 comentários sobre “Iguarias da Ásia – Funazushi

  1. Se é peixe podre e fedido, deve ser que nem o Surströmming sueco né? Eu não encaro, não suporto nem o cheiro horroroso de queijo roquefort, quanto mais peixe podre!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s