Roupas típicas – Quirguistão

krygyztravel

Hoje nós vamos viajar até a parte central da Ásia para mostrar a vocês as roupas típicas de outro país do qual quase não se ouve falar: o Quirguistão! Vamos recorrer ao nosso melhor amigo: O mapa mundi!

kyrgyzPronto!Descobriu onde fica o Quirguistão?
Para falar a verdade, até vir ao Japão pela 1ª vez, eu também nunca tinha ouvido falar nele. Mas, como terminava em ão, imaginei logo que fizesse parte da extinta U.R.S.S., hoje, Rússia. Porém, na época que era estudante aqui no Japão, a minha vizinha do lado era ninguém mas ninguém menos do que uma nativa do Quirguistão, a qual, a princípio achei que fosse chinesa ou qualquer coisa do tipo, devido aos seus traços orientais. Mas, a garota abria a boca e falava algo que soava como russo!Aí, confundiu a cabeça da carioca aqui! Mas, depois, conversando com ela, que era um amor de menina, fui entendendo mais da coisa. E, ela me contou algo que preciso compartilhar com vocês!Sabem que música foi super tocada lá no Quirguistão e ela chegou a se apresentar na escola cantando esta música?? Esta aqui, ó!

Mas, voltando ao assunto das roupas….

A roupa masculina é chamada de Jelek, mas hoje, é usada mais em festividades no país. Jelek é um casaco tradicional em azul, preto ou marrom, com um cinturão. Além disso, outra peça muito comum é o chapéu tradicional chamado de Kolpok.

kyrgyz3 kyrgyz8 kyrgyz7

A roupa feminina é chamada de Koinok, e tem detalhes bordados nas saias e mangas. É comum, também, elas usarem uma espécie de casaco de textura pesada, geralmente com desenhhos florais.

kyrgyz5

Outro acessório que chama bastante atenção é o chapéu tradicional das moças.

kyrgyz dress

kyrgyz dress2

As senhoras já preferem usar vestidos mais simpes e discretos.

kyrgyz4

Algumas, também utilizam aquele chapéu de pele, que geralmente chamamos de chapéu ou gorro russo. Vamos apreciar algumas fotos.

kyrgyz1

kyrgyz6

E aí, gostaram?? Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Anúncios

2 comentários sobre “Roupas típicas – Quirguistão

  1. Isso me lembrou quando conheci duas meninas do Cazaquistão que estudaram comigo e ficamos super amigas: no começo pensei que fossem coreanas ou chinesas, mas quando abriam a boca falavam em russo. Nessa época, só a americana e eu éramos as únicas da nossa turminha que não falavam russo, haha! Mas até que no final a gente tava entendendo alguma coisa de tanta convivência.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s