Hoje nós vamos apresentar para vocês as vestimentas daquele que foi considerado o país mais feliz do mundo. Sabe qual é? Sim, ele mesmo!O Butão! Nunca ouviu falar no Butão? Realmente no Brasil não se ouve falar tanto e, na aulas de geografia da escola, provavelmente ele não aparece, também.
Então, vou te dar uma ajudinha:
Se localizou?
Desde que o Butão foi eleito o país mais feliz do mundo, a tv japonesa não cansa fazer documentários sobre ele. Na verdade, o Butão já estava na minha lista de futuros destinos de viagem há muito tempo.
Bem, uma das coisas que mais me chamou atenção ao ver documentários sobre o país foi exatamente o fato de a maioria das pessoas usar as roupas tradicionais do país no dia-a-dia. Acredito que eles devam mesmo se orgulhar de sua cultura e da fama de melhor país para se viver no mundo. Porém, a verdade é que o governo butanês implantou uma lei na qual diz que o uso da vestimenta tradicional é obrigatória para todos: homens, mulheres e crianças. E, devem usar estas roupas nas escolas, prédios do governo e em ocasiões formais.
Então, vamos conhecer um pouco mais das vestimentas deste interessantíssimo país.
Gho
Esta é a vestimenta tradicional dos homens, uma espécie de roupão, no estilo tibetano. O nome dela é Gho. Esta vestimenta vai até a altura dos joelhos e, geralmente ele a amarram com um cinto chamado Kera. Este cinto é grosso e tem compartimentos, servindo para carregar várias coisas. Podemos dizer que é uma pochete. Aaai…você tem horror a homens de pochete? Eu também!
De acordo com a tradição, os homens devem carregar sempre um pequena faca na cintura.
Os sapatos, geralmente, são botas de couro, no estilo gaúcho, mas hoje em dia são mais usadas em festividades. A maioria dos homens butaneses usa tênis ou sapatos de couro.
O Gho pode ter vários estilos mas há dois dados curiosos: Não devem jamais serem floridos e nem totalmente de cor vermelha ou amarela, pois estas cores são usadas pelos monges.
Kira
O Kira é a roupa tradicional das mulheres. Na verdade, nada mais é do que um pano bem longo e colorido amarrado ao corpo sobre uma blusa de seda estil tibetano chamada Wonju.
Elas também usam um cinto e, às vezes, por cima, uma jaquetinha chamada toengo. Vamos ver algumas fotos.
Vamos assistir a um breve vídeo onde eles apresentam o Gho e Kira.
E aí, gostaram? Bem coloridos, né? Em breve apresentaremos mais roupas tradicionais da Ásia para vocês. Um abraço e até a próxima!
by Tabibito