Os japoneses são frios? – Desmistificando ….Parte 5

  Continuando o polêmico asssunto título do post…

– Os japoneses são muito racistas. Não casam com pessoas de outros países.

kokusaicouple kokusaicouple2 darling

   Essa é outra questão bem polêmica, viu! (Vide as fotos acima)  Você vê muitos casais onde a esposa é japonesa e o marido estrangeiro. Vê o oposto, também. Eu tenho alguns amigos que estão nesse time. Claro que há famílias que ainda sentem uma certa insegurança, principalmente pela barreira do idioma e tal. Mas, quando o estrangeiro fala pelo menos o básico do idioma eu acho que eles não vêem isso como um grande empecilho. E, é aquela estória: tudo depende do jeito da pessoa. Se ela se mostra interessada na cultura alheia e busca aprender o idioma, eu duvido que algum japonês ainda seja contra! E, acho que isso funciona em qualquer país e qualquer cultura!

Não dá para generalizar, mas isso varia muito de família para família. Acredito que no começo eles devam ficar meio apreensivos, mas depois, não creio que hajam muitos problemas.

– Os japoneses são muito machistas! Já viram os casais? É o homem lá na frente e a mulher lá atrás!

japanesecouple  machista1 machista2

   Hmm…essa é um pouco complicada, porque depende muito do que você considere machismo. Depois de ter conhecido pessoas da Índia e de países muçulmanos, posso te dizer que os homens japoneses não são esse horror todo de machista! Quando você ver casais acima de 60, 70 anos, é comum sim, você ver o homem andando lá na frente e a mulher lá atrás, mas..elas não parecem se importar muito. Tem um casal japonês, conhecido meu, que é exatamente assim. Geralmente, quando estou com eles, eu ando de braço dado com a senhora e o senhor vai lá na frente, sempre com pressa. Acho que na mentalidade japonesa DELE, ele precisa se comportar como um homem e, resolver tudo. Então, ele vai na frente, compra os tíquetes do trem, chama os táxis, entra nos restaurantes e já pega uma mesa…enfim..tudo na nossa frente. Acho que já abordei esse assunto aqui antes, mas se você olhar sobre um outro ângulo, pode entender isso como um baita de um cavalheirismo! Sim, porque você não precisa nem se dar ao trabalho de enfrentar fila, nem nada. Ele já faz tudo para você. Talvez, você seja do tipo de pessoa que gosta estar com o companheiro em tudo que é canto e fazer tudo junto. Ótimo!Tem casais assim aqui, também. Os mais jovens são assim. Fazem tudo juntos. Mas, geralmente, quem paga é o homem. E, se você acha que eles são machistas e as japonesas umas pobres submissas, saiba que depois que eles se casam, a mulher controla totalmente a renda do marido. Ele traz o salário e dá na mão da mulher. E, ela, como é quem administra a casa, administra também a carteira do esposo. E, regula e controla também quanto que o marido vai levar para o trabalho todo dia. Se ela for bem boazinha, pode até ser que dê um para ele tomar uma cervejinha com os amigos, mas, no geral, a quantia dada por dia é bem pouca e, geralmente, elas mesmas cozinham e preparam a marmita do maridão todo dia. Então, não tem porquê dar dinheiro nenhum para ele, não é verdade? Gostaram desse sistema?

Mas, esta questão da relação entre os casais varia muito, pois tenho amigas casadas com japoneses que são donas de casa sim, mas em casa os caras não  apitam nada!!Já vi alguns casais de namorados em pé no trem lotado e, quando esvazia um lugar, ao invés da mulher sentar, o namorado senta na frente. Ou, ela mesma deixa ele sentar. Mas, não é uma regra como em alguns países, de que a mulher tem que servir o homem e ponto final. É beeeem mais light. E, também acho que na cabeça da mulher japonesa, este é um jeito de demonstrar carinho ou gentileza. Acho que nem passa na cabeça delas que seja machismo. Quem vê como machismo são os ocidentais. Pode ter certeza.

Pois é…para muitos asiáticos, o absurdo mesmo é deixar a esposa se matar de trabalhar depois que casa. Eles acham que ao casar, ela deve se dedicar a casa, ao esposo e aos filhos. E, convenhamos que só com essas três tarefas já acabou o dia da mulher,né? Kakakaaka…

Claro que hoje a situação do Japão não é mais a mesma de 20, 15 anos atrás e cada vez mais, as mulheres estão tendo que sair para trabalhar mesmo para aumentar a renda do casal.

Mas, a maioria que eu conheço, trabalha porque quer ter um dinheiro só para si mesma, para gastar com roupas, cosméticos, viagens ou até mesmo, em alguns casos, para aumentar a poupança do casal.

A verdade é que o Japão mudou tanto, que a maioria dos homens japoneses hoje, são meio bananas, e de nada te fazem lembrar que isso aqui já foi um dia um país cheio de samurais, ninjas, etc.

setesamurais jiraya

soushku2 soushoku

Uma coisa que os ocidentais consideram muito machista e atrasada é o fato de não termos leis trabalhistas justas para mulheres. Geralmente, elas ganham menos que os homens. E, para completar, quando têm filhos, elas até tem uma pequena licença, mas muitas acabam voltando e perdendo o posto. Para vocês terem uma idéia, até mesmo no meu trabalho, até o ano passado, essa lei estava em vigor. Mas, alguma alma caridosa pensou e mudou a lei. Agora, já podemos engravidar sem o risco de perdemos o emprego.

workingmother ninnshin bebejapinha

No próximo post, a última parte desta série!Não percam!

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Anúncios

13 comentários sobre “Os japoneses são frios? – Desmistificando ….Parte 5

  1. bom..amigo agora eu estou confuso, bom eu tenho m primo que sempre queria ter uma japonesa e ele conseguiu, ele esta casado com ela, ela e realmente japonesa, ela a conheceu no japão e tem 2 filhos com ela e eu estou namorando com uma japonesa também, ela se chama Misayo, então ela me rejeitaria no casamento, de tanto ela se declara e falar pra mim que um dia vamos nos casar?, acho que nem todos são assim, bom, a japonesa que eu namoro pretende casar comigo!

    Curtido por 1 pessoa

  2. é vdd que no casamento japones eles dormem em quartos separados? se dormem são a maioria dos casais ou a minoria? queria saber pois quero muito futuramente casar com um japones amo muito o japão e eles mesmo que alguns tenham preconceito contra mulheres não consigo deixar de parar de gostar deles porem não aceito preconceito mais amo o sentimento de proteção 🙂 responda quando puder beijoquinhas *-* kisu

    Curtir

    1. Oi, Gabriela!Obrigada pelo comentario. Bem, em relacao a fato de os casais japoneses dormirem separados, isso depende muito de casal para casal. Os casais jovens geralmente dormem juntos. Em relacao ao preconceito contra as mulheres, tambem depende da mentalidade do seu japinha. Como voce mesma disse, tem muitas coisas que eles fazem, que para as mulheres ocidentais pode soar como machismo, mas que na verdade, para eles, eh algo como um carinho, querer proteger ou querer se sentir mais “homem”. Acho que tudo depende de muuuuita conversa. Boa sorte na busca pelo seu japinha!Se quiser saber mais sobre o Japao, pode me mandar um email a qualquer hora: juinjapansince2007@gmail.com. Beijos

      Curtir

      1. oizinha eu de novo >< , obrigada pela resposta :D, eu queria aprender japones será ki vc poderia me ensinar? 🙂

        Curtir

      2. Oi, Gabriela!Desculpe a demora para responder. Estava de ferias. Claro que posso te ensinar! Como moro longe, fica um pouquinho mais dificil, mas me diz o que voce quer aprender que eu te ensino, sim!Voce ja esta fazendo algum cursinho?

        Curtir

  3. Eu pensava que o homem japones andava na frente para proteger a japonesa mulher de perigos,nunca acreditei que eles são machistas,por andarem na frente da mulher. E aqui no Brasil está cheio disso,e querem falar dos japoneses? me poupe.

    Curtir

    1. Obrigada pelo comentário, Cuca!É verdade!Na minha família, onde todos são brasileiros, tem uns homens que andam lá na frente e a as esposas têm que ficar implorando para ele ir mais devagar. Em relação ao comentário que você fez, dos japoneses andarem na frente para proteger a mulher, na mente deles pode ser bem isso mesmo, já que a mulher é considerada mais fraca, indefesa e tal. Muito bem observado.

      Curtir

    2. Na verdade, eu assisto muitos animes então acabei ki aprendendo algumas palavras, queria aprender a falar e escrever japones, ah tipo queria aprende tudo ><

      Curtir

  4. Eu não me importo quando meu marido vai indo na frente pra resolver logo as coisas: quando eu chego, ele já resolveu tudo e eu não tenho trabalho nenhum, kkk. Mas não sei se todo homem taiwanês é assim ou se isso é mais um costume aprendido durante o período colonial japonês…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s