Tabibito na Índia – Mathura e Vrindavan – Parte final

DSCN4071 Após a visita ao Templo Bihari, fomos conhecer um dos mais famosos templos da região, o templo da Iskcon, cujo nome oficial é Sri Krishna Balarama Mandir, mas também é popularmente conhecido pelo nome de Westerner´s Temple, ou Templo dos Ocidentais. Vendo as nossas fotos e os vídeos, você vai entender o porquê.

O templo é bem bonito e, já na entrada, me deparo com a cena de duas moças dançando. Uma, tava na cara que era estrangeira. A outra, não sei,mas parecia ser indiana.

DSCN4073 DSCN4077

 

Aliás, as pessoas lá pareciam todas muito alegres. Em volta, um bando de gente local, sentada, observando ou apenas andando pelo templo, como vocês podem ver nas fotos acima. Além disso, nos deparamos com mais esta figura aqui, vendendo alguns livros da religião.

DSCN4074

 

DSCN4079

Achei o templo muito bonito e a decoração belíssima. Fomos nos aproximando da parte principal, e, lá estava acontecendo o culto deles, o qual achei super interessante por vários motivos. Primeiro, porque tinha muitos estrangeiros, todos com pinta de europeus ou americanos. Segundo, porque eles não só eram fiéis, sentados no chão e acompanhando o culto, mas os músicos e o rapaz que dirigia todo o grupo musical eram todos estrangeiros.

Menininho estrangeiro já com o cabelinho típico
Menininho estrangeiro já com o cabelinho típico

 

DSCN4095 DSCN4096

Segundo o meu esposo, eles sabem mais hindi que qualquer indiano e ainda por cima, lêem os livros sagrados deles em sânscrito!!Realmente, é de tirar o chapéu, mas não me surpreende tanto, visto que o mesmo fenômeno otaku acontece com o povo que ama o Japão e acaba conhecendo mais os ideogramas japoneses do que os próprios japoneses. Tinha várias dessas figurinhas na minha faculdade aqui do Japão. Até tinham a petulância de corrigir o professor!!!
Mas, voltando aos estrangeiros de Vrindavan, é mesmo impressionante o jeito que eles dominam o idioma e ainda tocam aqueles instrumentos tradicionais indianos. No início a música é lenta, mas de repente, as batidas dos tambores vão ficando cada vez mais rápidas e aí, você já se sente como se estivesse num grande bloco carnavalesco ou num número musical de algum filme indiano.
Então, vários do fiéis, tanto indianos como estrangeiros, levantam e começam a dançar livremente, a pular como se estivessem numa rave…Uma animação só! O ritmo é realmente contagiante!
Vou deixar aqui os links para vocês curtirem esse momento.

Em matéria de animação, deixa no chinelo qualquer culto de igreja que eu já participei! O ritmo é tão contagiante, que, no final, comprei até um cdzinho.

Independente de você ser hindu ou não (eu também não sou), este templo realmente vale a pena ser visitado. A gente saiu de lá e o povo continuou dançando!

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Anúncios

3 comentários

  1. Ai, esse pessoal otaku que acha que sabe mais que os próprios nativos me dão nos nervos… lembrei do episódio de TBBT em que o Sheldon chama o Raj pra assistir filmes de Bollywood e fica o tempo todo querendo mostrar que entende mais do que o próprio Raj! O Sheldon ainda fala “vc é quem não entende nada de filme indiano!” Que nem quando esse povo que idolatra o Japão e nunca foi lá quer mostrar que sabe mais do que eu que sou japa e morei/estudei/trabalhei no Japão!!! Maji mukatsukuuuu!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s