Os japoneses são frios?

frieza2

Tá aí uma coisa que muita gente me pergunta, incluindo a minha família.
Outro dia, estava lendo um comentário feito numa comunidade onde uma pessoa, casada com um asiático, disse que os asiáticos eram frios e calculistas, que enganavam você, que não eram dignos de confiança, que isso e aquilo. Confesso que fiquei um pouco chocada com o comentário, uma vez que a própria é casada com um. Depois, me lembrei de que quando estava no Brasil sempre ouvia as pessoas falando que europeus e asiáticos são frios, etc.

Vou expressar a minha opinião a respeito e, agora, que estou deixando o Japão, acho que é até uma boa hora de tocar neste assunto.
Vou focar meus comentários mais ao Japão, pois eu convivo e trabalho com os japoneses há anos e, posso me atrever a dizer que conheço bem eles. Já os outros povos, como chineses e indianos, até conheço um pouco, pois tenho muitos amigos no Brasil descendentes de chineses e, os indianos, bem, hoje os indianos fazem parte da minha vida. Mas como é algo recente, ainda estou aprendendo e prefiro não comentar muito a respeito. Então, vamos lá!

  Quem foi criado no Brasil já deve ter ouvido comentários do tipo:

pearlharbor kamikaze

Noossa…esses japoneses são muito frios. Já viram o que elez fizeram na guerra? Mataram milhares! Atacaram Pearl Habour..que horror!

Os japoneses são traiçoeiros! Sorriem na sua frente e quando você dá as costas, eles te dão uma punhalada!

Os japoneses são muito frios!Nem se beijam, sem se abraçam!

ojigi

Os japoneses são falsos. Já viram o sorrisinho deles?

japanesesmile

Os japoneses são só eles!Não deixam ninguém entrar no grupo e nem fazem questão disso.

Os japoneses são muito racistas. Não casam com pessoas de outros países.

Os japoneses são muito machistas!Já viram os casais?É o homem lá na frente e a mulher lá atrás!

japanesecouple

E no final, sempre a pérola:

Ah, minha filha!Povo igual o brasileiro não tem, não!Nós somos alegres, pra cima, carinhosos, beijamos, abraçamos, não temos vergonha de expressar nossos sentimentos! O Brasil é muito bom!
Parace que estou vendo meus padrinhos ou minha mãe falando isso. Realmente o Brasil é muito bom. Afinal, foi lá que eu nasci e cresci. Outra pérola que meu padrinho adorava soltar:

Vai …vai se meter com os japoneses!Eles nunca vão te aceitar! Você vai ser sempre excluída!
    Bom, estes comentários eu ouvia quando estava no Brasil toda vez que ousava dizer que estudava japonês ou que meu sonho era conhecer o Japão.

   Mas, será que este pensamento embutido na maioria da cabeça dos brasileiros é correto? Será que eles têm mesmo razão?? Será que os japoneses e asiáticos são tão frios assim??
Outro dia eu estava pensando nisto dentro do ônibus, voltando para casa. Sim, este momento de reflexão dentro do ônibus é um dos melhores do meu dia!
E, cheguei à seguinte conclusão: Depende da sua definição de frieza.
No Brasil, se uma pessoa é mais reservada ou não é de ficar dando beijinhos e abraços quando encontra ou se despede de alguém…pronto! Ela já é taxada de fria! Ou seja: No Brasil, se você não toca as pessoas com determinada frequência, você é uma pessoa fria. Ou, no mínimo, metida.
Falo por experiência própria, porque eu mesma não sou muito de ficar beijando todo mundo (com exceção da minha mãe, crianças e animais) e nem sou de ficar tocando muito os outros. Não cumprimento homens, muito menos os casados com beijinhos e abraços e sempre fui bem reservada. Não quer dizer que eu seja melhor do que as que têm este tipo de comportamento, mas é o meu jeito. Fazer o quê? Pronto! Não precisa muito para seu receber o rótulo de PESSOA FRIA.
Já ouvi até comentários do tipo: – Tá forçando a barra para parecer japonesa, é?
Enfim… no Brasil, só quem eles consideram humanos de verdade, são os latinos. Quem saiu disso, já é frio!

  diadobeijo
Como eu disse: essa questão da frieza depende muito do que você considera como frieza. No próximo post, vou dar alguns exemplos de atitudes que já vi os japoneses fazendo e, você vai me dizer no final, se você os considera frios ou não. Um abraço e até a próxima!

                                                                     by Tabibito

Anúncios

6 comentários

  1. Engraçado, se vc assistir o programa O mundo segundo os brasileiros vc repara facilmente que o problema não são os outros, somos nos brasileiros que somos calorosos ou “carentes” demais. Muitos brasileiros no exterior relatam a mesma coisa, não importando o local do mundo onde se encontram. Assisti os mesmos comentários ate mesmo na America central e países da America do sul, muitos brasileiros tem dificuldade de se adaptar em outros países por conta disso, são extremamente apegados a família e sentem dificuldade em se comunicar como no Brasil onde vc faz novas “amizades”(conhecidos) mais facilmente .
    Eu não vejo isso como algo especial vejo isso como mais uma forma de cultura. No Brasil estas mesmas que demonstram carinho através de abraços e beijos fazem isto por uma questão de norma social, como e em outros países. Esse habito em tom de brincadeira de taxar uma pessoa que não segue esse padrão de comportamento de fria, também e uma forma de intolerância não aceitando quando vc e diferente. A grande verdade e que alguns brasileiros que criticam a arrogância e frieza de outras culturas no mundo não se tocam que também somos assim, a nosso modo, nos considerando especiais e únicos por ser como somos onde “os outros são frios”. Acho que aprendemos na convivência com outras culturas que em essência todos somos iguais, ou seja, a cultura não nos distancia tanto assim. Ao conversar com as pessoas de forma mais direta vc acaba percebendo que os medos, e os anseios são os mesmos.

    Curtir

  2. Olá, esse é o quarto post seu que leio de forma aleatória, mas sabe o que foi curioso para mim? Apesar de voce começar o texto numa tentativa de respoder a um questionamento ou curiosidade, vc nunca responde diretamente ou claramente. Quando terminei de ler esse pequeno artigo fiquei procurando uma seta de continuação, pois achei que era apenas a introdução.

    Curtir

  3. Ah agora sim dá pra comentar cada post sem fugir do assunto! Eu tb não supoooooooorto essa mania que o brasileiro tem de achar que gostar de dar beijinho e abraço é sinal de “calor humano”. Sabe aquelas “amigas” mais falsas que nota de 1000 reais? Então, odeio esse mela-mela de gente falsa!! E qdo vc acaba de conhecer uma pessoa e ela já vem logo te passando a mão? Aaaai fico pra morrer!!!

    Curtir

    1. Kakakakakak!Bem, eu nao sou de tocar as pessoas muito, mas nao me importo que me toquem. Isso, claro, dependendo da pessoa. Mas, realmente, não sei de onde tiraram a idéia de que dar beijinho é sinal de calor humano. Calor humano é algo muito mais profundo. Hoje mesmo escrevo a continuação. Bjs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s