A Ásia e suas roupas típicas – Japão

   chinadress2koreanhanbok2salwar

     Quando vim ao Japão pela 1a vez, em 2000, morava em um alojamento cheio de estudantes do mundo todo. Alguns dias depois de chegar ao Japão, nos convidaram para participar de um jantar onde cada pessoa deveria vestir a roupa típica do seu país. Daí, surgiu o dilema: Qual é a roupa típica do Brasil?? E, eu sendo do Rio de Janeiro, o povo achava que eram aquelas roupas, ou falta de roupas, que se usa no Carnaval!!Por favor…
Bem, aí, fiquei pensando: Qual a roupa típica do Brasil?? Se fossem vocês, que roupa vocês vestiriam? No final das contas, eu e as outras brasileiras fomos arrumadinhas, mas sem nada típico. Mas, na festa, o mais legal foi a oportunidade que eu tive de conhecer várias vestimentas típícas dos países, o que foi bem interessante.

saree2tajikistandress

aodai7

salwar3

     E, outro dia, lembrando disso, resolvi escrever este post. Então, vamos conhecer as roupas típicas de alguns países aqui da Ásia.
Vamos começar pelo nosso velho conhecido: o Japão!
Japão – A roupa tradicional do Japão, como o mundo todo tem conhecimento, é o quimono. Ou, em japonês, kimono (着物). Além do kimono, há também o yukata, que seria a versão do kimono para o verão, com tecido bem mais leve e bem mais colorido. Não sei se vocês sabem, mas para cada faixa etária, há um tipo e kimono. E, pelo kimono, também dá para saber se a mulher é casada ou não. Antigamente, as japonesas só usavam kimono. Então, quando o kimono tinha as mangas compridas, arrastando pelo chão, isso era sinal de que a moça era uma donzela, era virgem. Quando ela casava, os seus kimonos deveriam ter a manga mais curta, sem arrastar no chão. Hoje em dia, você ainda vê algumas mulheres de kimono, mas não é tão comum assim. Geralmente elas usam kimono para ir a casamentos ou cerimônias bem importantes (as mais velhas), ou então, quando praticam alguma arte japonesa, como ikebana (arranjos florais), koto (instrumento de música clássica japonesa) e outros. O kimono é belíssimo, mas para vestir é um sacrifício só. Não é possível vestir sozinha. Há locais especializados onde você vai só para eles te vestirem um kimono. E, o resultado nem sempre é muito legal, já que se você não tem corpo de japonesa, dificilmente o kimono cairá bem em você. Em mim, com certeza, ficou horrível e eu me senti um colchão amarrado ao meio. Mas, que é bonito, é! Vamos ver algumas fotos.

kimonobabykimono

kimonosenhora

  Aqui o yukata, o vestimenta tradicional para o verão.

yukatayukata2

yukatacouple

Mas…e os homens? Eles não têm roupa típica? Tem sim e é bem charmosa. Se você é apaixonada por algum japonês, não se ofenda com o meu comentário, mas… a maioria dos japoneses abaixo de 30 anos têm um jeito meio gay e de nada lembram os samurais, fortes e corajosos. Mas, não é que quando eles vestem as roupas típicas até que eles ficam com jeito de homem de verdade??

hakamakimonomen hakama2

Em breve apresentaremos mais roupas típicas dos países. Aguarde!!!

 Um abraço e até a próxima!!!

                                        by Tabibito

 

Anúncios

5 comentários em “A Ásia e suas roupas típicas – Japão

  1. copiei um de mulher e um de homem para a feira dos pais que vai ter na minha escola cada sala saiu com um pais a minha sala saiu com japao infeslimente hihihi bay bjss

    Curtir

  2. ola alguem pode me ajudar, preciso de uma roupa desse tipo para um teatro vamos representar algumas nações e aqui em sao paulo, tenho procurado emprestado ou aluguel e não estou conseguindo, grata desde já.

    Curtir

  3. HAHAHHAHA adorei. “Colchão amarrado ao meio”, que exagero! hahaha Na fundação Japão eu tive a oportunidade de vestir um yukata, mas eu não gostei das cores…mas não deu pra escolher um diferente. E eu sou alta para o padrão das japonesas, então não ficou muito legal tb kkkkk Mas valeu a experiência.
    Fiquei curiosa pra saber como foi a roupa que você usou pra representar o Brasil kkk
    Bjss

    Curtir

    1. Oie!!!Pois é….para ficar bem num quimono, infelizmente a mulher precisa ser desprovida de qualquer traço feminino em seu corpo, como seios, quadris, etc. (rs).
      Eu usei uma roupa social mesmo. Acho que foi um tailler ou algo assim. Mas, não me vesti de passista e nem de baiana…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s