O Natal no Japão

christmascapa       Como é o Natal no Japão? Os japoneses comemoram o Natal? Papai Noel japonês tem olho puxado? Emfim…essas são algumas das perguntas que muita gente me faz.
Bem, como vocês sabem, o natal no Brasil é aquela alegria toda, família reunida, peru na mesa, panetone, muitos presentes. Tudo bem que muitas pessoas têm o Natal como uma data triste, mas no geral, todo mundo comemora e adora ganhar presentes.
Mas, e aqui no Japão? Bem, enquanto no Brasil natal é coisa de família, aqui no Japão é coisa de namorado!!Sim!Natal é uma das datas tidas como mais românticas aqui, mais do que o Valentine`s Day, talvez. E, geralmente os casais saem para jantar nesse dia e ver a belíssima iluminação de natal que as cidades preparam.

christmas4christmaschristmas3

Geralmente os restaurantes preparam pratos diferentes, exclusivos para esta data e, claro, como tudo no Japão é extremamente comercial, praticamente todas as lojas, seja lá do que for, lançam produtos exclusivos para esta data.

christmasmenu   Ou seja, os japoneses comemoram o Natal, mas, do jeito deles, comprando e consumindo sempre, é claro. Outra coisa que marca o Natal daqui é o famoso bolo de natal, o kurisumasu keeki (christmas cake). E, claro, as lojas e confeitarias se matam para inventar bolos mais arrojados e diferentes a cada ano que passa. E, geralmente este bolo de natal é comido em família. O bolo em si, é minúsculo, parece de brinquedo e dá até pena de comer de tão fofo. Vamos ver algums modelos.

kk4kk1

kk2

kk6

Que fofura!
Que fofura!

Tem Papai Noel?? Tem sim, claro!Nos shoppings ou nas ruas, sempre distribuindo sorrisos e tchauzinhos. A maioria dos papais-noéis aqui são japoneses mesmo, mas alguns shoppings e lojas contratam pessoas com cara de europeu para se vestir de Papai Noel e deixar a japonesada doida!

papainoel   O Natal aqui no Japão também é marcado por duas músicas: Onde quer que você vá nesta época, vai estar tocando uma dessas duas músicas, senão, as uas, uma seguida da outra.

Christmas Eve – Yamashita Tatsurou

All i want for Christmas is you – Mariah Carey

Este é será o meu último natal no Japão. Mas, já de antemão, aproveito para desejar aos meus amigos do Japão e Brasil e outros lugares do mundo, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!

 

Publicidade

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo de 13 anos no incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração, continuo compartilhando informações do continente com vocês!

Um comentário em “O Natal no Japão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: