O kanji está entrando em extinção!!!

Hoje pela manhã, entrei na internet para ver algumas notícias e encontro esta manchete:

“Aumenta o número de jovens chineses que estão se afastando do Kanji.”

Aliás, este problema também é grave no Japão.

Para quem não sabe, os kanjis são aqueles ideogramas belíssimos que encantam todos os ocidentais e que muita gente adora usar em camisetas, sabonetes, tatuagens, etc.

Apesar de lindos, os kanjis são uma dor de cabeça para quem resolve estudá-los, pois há milhares de kanjis e, no Japão, por exemplo, você só é considerado alfabetizado quando sabe cerca de 2000 kanjis!!!

E, vale lembrar que, no caso da língua japonesa, cada kanji tem, no mínimo, 3 leituras diferentes. Ou seja, só com muita dedicação e persistência que você consegue superar essa barreira. E, detalhe: Aqui no Japão, além do kanji, há mais 2 alfabetos oriundos do mesmo, cada um com sua função. Ou seja, não tem para onde escapar! – “Então porque não abolir logo esta porcaria??” – você deve estar se perguntando.

Já pensaram nisso muitas vezes aqui no Japão, mas a verdade é que sem o kanji a língua japonesa perde o sentido e o kanji é muito, muito prático na maioria das vezes.

Na China, onde só se usa kanji (em chinês se chama han zi), entao, dá para imaginar como eles são importantes!!! Ainda mais porque o kanji foi inventado lá!

No dicionário mais famoso a China, há cerca de 47.000 kanjis!!!!No dia-a-dia, parece que eles usam cerca de 3000 letras, mas segundo uma pesquisa, 80% dos entrevistados disse esquecer estes kanjis com bastante frequência. O governo chinês também está preocupado com os estudantes que cada vez menos sabem ler e escrever os ideogramas. Um desses motivos, segundo o próprio governo chinês, é que na competição ferrenha dos vestibulares, os estudantes estão com a cabeça cheia de números e de inglês! O outro motivo, claro, é o fato de hoje, os jovens usarem vários equipamentos eletrônicos, como computadores e celulares e, cada vez menos escreverem os ideogramas. Para se ter uma idéia, parece que tem jovens que só sabem escrever os ideogramas do seu próprio nome!!!E quando precisam escrever algum texto, usam o computador ou o smart phone, i-phone, etc. E, com isso, cada vez menos os estudantes têm a oportunidade de escrever em ideogramas chineses.

Além disso, o uso na internet de expressões como 88 (bye-bye) e 3Q (Thank you) tem preocupado ainda mais o governo chinês de educação.

Aqui no Japão, eu posso dizer com toda a certeza de que o kanji é uma verdadeira dor de cabeça para os estudantes japoneses. O treino aqui é feito na base da decoreba. Eles escrevem a mesma letra umas trezentas vezes e depois fazem vários exercícios usando as possíveis combinações com estas letras. Mas, é no dia-a-dia que eles aprendem a ler os benditos ideogramas.

Mas, a verdade é que, hoje em dia a maioria dos jovens que termina o ensino fundamental no Japão não sabe ler bem e muito menos, escrever bem os ideogramas!

Sim, os kanjis estão estando em extinção. Hoje em dia você vê muitos estrangeiros que sabem ler mais kanji que os próprios japoneses!!Eu mesma, já cansei de ver. E, creio que no caso da língua chinesa, aconteça o mesmo.

Anúncios

Um comentário sobre “O kanji está entrando em extinção!!!

  1. hhahahah me senti um pouco melhor lendo isso, sou terrível nos kanjis! ler alguns até vai, mas escrever…não sei nem básicos tipo HEYA…esqueço MESMO. mas é tudo questão de prática, eu acho…

    kanji é algo muito antigo, eles tinham que mudar isso e modernizar pq né…kkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s