Gente, acabei de receber este e-mail e estou divulgando aqui para quem estiver interessado. Um abraço e boa sorte a todos!
Programa JET
Conhecem o programa JET?
É a sigla em inglês de “Japan Exchange and Teaching Program”.
O que é o JET
Instituições autônomas locais do Japão convidam jovens de outros países como “funcionários de categorias especiais” e através desse programa esses jovens ensinam seu idioma nas escolas ou tomam parte nas atividades internacionais nas províncias e cidades do Japão.
Através do programa JET espera-se que o intercâmbio e o entendimento mútuo entre o povo japonês e o de outros países, sejam aprofundados.
E dependendo de cada contrato com essas instituições autônomas, esses jovens ficam de um a cinco anos no Japão. A cada ano mais de quatro mil jovens vão viver e trabalhar no Japão através desse programa.
As despesas da viagem são custeadas pelo programa e ao exercerem uma atividade como funcionário local, são também remunerados; então, financeiramente não há com o que se preocupar.
O Programa JET está disponível em três categorias (siglas em inglês)*:
1. Professor assistente de língua estrangeira (ALT)*
2. Coordenador de Relações Internacionais – (CIR)*
3. Conselheiro de Intercâmbio de Esportes – (SEA)*
No Brasil o programa está disponível para as categorias “2” e “3”.
<Coordenador de Relações Internacionais – CIR>
Candidatos que tenham habilidades funcionais na língua japonesa podem se inscrever para trabalhar como CIR, auxiliando os escritórios do governo local em atividades de intercâmbio internacional. Pouco menos de 10% dos participantes são CIRs e suas principais funções incluem tradução/interpretação para funcionários dos governos.
Outras funções que um CIR também pode desempenhar:
- Receber convidados do exterior
- Produzir e editar panfletos em inglês ou japonês
- Planejar e dar assessoria a programas de intercâmbio internacional
- Ensinar inglês, ou outras línguas, a funcionários do governo e residentes locais
Em 2011, 368 jovens de vários países foram convidados a participar dessa categoria CIR.
<Conselheiro de Intercâmbio de Esportes – SEA>
SEAs trabalham para governos locais, treinando e promovendo a internacionalização através da linguagem universal dos esportes. Os SEAs são profissionais do esporte cujo papel é auxiliar na formação desportiva e no planejamento de projetos esportivos. Há seteSEAs no Japão participando do Programa JET 2011-2012.
O recrutamento dos SEAs difere muito dos CIRs e os candidatos devem ser recomendados ou pelo Comitê Olímpico Nacional de seu país ou por outra organização governamental.
Participantes brasileiros
Até hoje 103 jovens brasileiros estiveram no Japão através deste programa. Neste momento há 16 brasileiros em várias partes do Japão. O mapa mostra em sua parte colorida, que províncias já receberam brasileiros.
|
Como se inscrever neste programa
A inscrição foi iniciada no dia 21 de novembro e a agenda deste ano é a seguinte:
21.11.2012 Abertura das inscrições
04.01.2013 Encerramento das inscrições
Exame dos documentos apresentados
23.01.2013 Entrevista com os candidatos selecionados no primeiro exame
Fevereiro de 2013 Anúncio dos candidatos aprovados
Abril de 2013 Orientação aos candidatos
Viagem ao Japão
Impressões de ex-participantes
Ouvimos de muitos participantes as suas impressões de que foi uma experiência esplêndida e só vou citar aqui duas. Se tiver interesse em ver mais comentários, acesse o site do JET.
– “Foi muito bom viver na sociedade japonesa; durante o período em que estive no Japão viajei muito pela Ásia; fiz inúmeras amizades e graças a essa experiência minha visão do mundo foi muito ampliada.”
– “Levo uma vida muito agradável e todos os dias dou aulas de inglês; tenho muitas oportunidades de falar à comunidade local sobre meu país. Estou aprendendo muitas coisas.”
Há uma associação chamada JET AA – Jet Aluminum Association, que tem 53 sucursais e 24 mil membros no mundo. No Brasil há também a JET AA.
Eu mesmo quando estava na Missão Permanente do Japão em Genebra, trabalhei com um ex-JET americano e ele sempre me contava sobre a amizade que fez com alunos e professores das escolas e órgãos das comunidades locais; ele considerava o período que passou no Japão um tempo muito divertido e me falava sobre o quanto essa experiência foi útil para sua vida. Eu que conhecia só Tóquio, pude, através de seus relatos, aumentar os meus conhecimentos sobre o meu próprio país.
No ano passado, quando tive oportunidade de visitar a província de Toyama, conheci um JET paulista e fomos juntos a um karaokê; ele me disse que estava gostando muito de sua estada no Japão.
Então, recomendo muito esse programa aos jovens brasileiros. E digo, é sempre tempo!
E aos brasileiros que acham que não são tão jovens, peço que divulguem aos jovens que estejam ao seu redor estas informações sobre esse programa tão interessante.
Sites:
JET PROGRAMME OFFICIAL
http://www.jetprogramme.org/index.html
CLARE (Council of Local Authorities for International Relations)
http://www.clair.or.jp/e/index.html
CONSULADO GERAL DO JAPÃO no RJ – Para as inscrições, que já estão abertas!
http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/index.html
Juliana Sensei, cá estou eu encontrando você novamente! Estava procurando informações e acabei aqui no seu blog. 🙂 Obrigada pelas dicas!
CurtirCurtir