Cinema indiano, os japoneses e sua estranha relação com os estrangeiros.

 

duvidacruel

Este tema me veio à mente agora à tarde. Fui à Nagoya assistir o belíssimo e emocionante filme Guzaarish e, chegando lá, estavam vários japoneses que são fissurados por cinema indiano. Eles sabiam todos os nomes dos atores, filmes, ano que foi produzido e se estiver passando um filme indiano em outro província, eles viajam até lá para assistir. Tudo bem…fã é fã. Adoro cinema indiano, mas minha doença indiana ainda não chegou a tal ponto.

guzaarish

Mas, hoje, algo me chamou a atenção. A princípio, eu era a única estrangeira (com cara de estrangeira)lá. Com essa cara que eu tenho, não dá para saber qual o meu país. Eu podia ser muito bem  indiana, brasileira, peruana, árabe..enfim..são muitas as opções. Mas, digamos que eu fosse indiana. Eu ia chegar, assistir o filme e iria embora sem nenhum dos fanáticos por cinema indiano trocarem um Namaste sequer comigo!Achei isso impressionante. Nem a famosa pergunta: Okuni wa dochira desu ka? (Qual o seu país?) foi feita!

Como nos cinemas indianos eles fazem intervalo no meio do filme, aqui eles também fizeram, mas nem no intervalo rolou um papo. Só mesmo entre umas duas ou três pessoas maníacas por cinema indiano e que já se conheciam. Aí, eis que eu avisto um…indiano!Sim!Um autêntico. Estava com a esposa(japonsa) e a filhinha. Ele ficou olhando pra minha cara e eu percebi que ele queria falar alguma coisa. Aí, ele vem e me pergunta com um ar suspeito: – Anata wa nihonjin desu ka? (Você é japonesa)

Putz!Acabou comigo….japonesa?Eu???Nãooooooo!Olha bem pra minha cara, po!

Aí, eu falei que era brasileira e ele deve ter entendido menos ainda o que eu estava fazendo ali. Enfim…apesar da bola fora, foi a única alma viva que se dirigiu à minha pessoa. Como pode, né? E, detalhe: Com ele, que é indiano mesmo e tava na cara, NINGUÉM falou!!!!Nem o organizador do evento que é tão fissurado por cinema indiano. Acho tao estranho isso…

Quando eu estudava japonês no Brasil eu era doida para ter amizade com japoneses e para encontrar um que me ajudasse a falar melhor o idioma. Acho isso normal. Por isso, fiquei tão chocada com o descaso dos japoneses em relação a mim e ao indiano lá. Apesar de já estar aqui há quase 6 anos, eu acho que NUNCA serei capaz de entendê-los.

Mas, isso é mais comum do que imaginamos.Não sei se isso aconteceria se no nosso lugar estivesse um francês, por exemplo, já que 10 entre 10 japoneses sonham em conhecer a França. Enfim…mesmo assim, muito estranho e lamentável esta atitude japonesa. Por isso eu acho que o Japão sempre, sempre continurá tendo a mente de Shimaguni (Ilha).

Mas, o que importa é que o filme foi MA-RA-VI-LHO-SO e fez todos os japas ali chorarem.Tão vendo como eles têm sentimentos? Mas, tem coisas que nem Freud e nem a Dra. Frida explicam.

Para espairecer um pouco, vamos assistir a um famoso vídeo do filme Guzaarish, que foi exibido hoje, aqui em Nagoya.

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s