5 coisas que nunca te contaram sobre o Japão -versao Tabibito

susto  Este post foi inspirado por um link de uma matéria que nossa amiga Eri-chan mandou. Quem quiser ler o original, em inglês, tá aqui:

http://www.cracked.com/article_20118_5-things-nobody-tells-you-about-living-in-japan_p2.html

Depois de ler e dar muitas risadas, resolvi fazer a minha própria versão.

Qual a reação que as pessoas têm quando você diz que mora no Japão ou já morou??
Bom, minha família e amigos acham o máximo e acreditam que aqui no Japão, onde tudo é tão tecnológico, estou ganhando rios de dinheiro e nunca mais vou querer pisar num país de terceiro mundo! Não, gente. Não baixou o Caco Antibes em mim ainda, e eu adoooooro países de terceiro mundo, onde ainda é possível ver seres humanos com características de humanos e não de robôs.

cacoantibes
Mas, enfim…seja em qualquer lugar do mundo, a imagem estereotipada que se tem do Japão é que todo japonês é muito inteligente e que aqui tudo é movido por computadores. Tsc, tsc, tsc…Lamento muito, mas terei que te tirar do seu mundo de sonhos e personagens de anime para te trazer até a realidade.

No artigo do link acima, o rapaz fala sobre como as coisas no Japão são atrasadas. Mas..como?? Aqui não é o páis que exporta tecnologia para o mundo todo?
Bem, a tecnologia é algo meio como o nosso Carnaval: É pra turista. Sim, porque no dia-a-dia, você ficará pasmo coma falta de intimidade do povo com a chamada tecnologia. Vamos a alguns exemplos para você entender melhor.
A estória do fax, que o rapaz contou no site, é a mais pura verdade. Eles adoram usar fax. Dificilmente você vê alguém mandando um arquivo por e-mail, escaneado ou zipado. É tudo no fax e tudo escrito mesmo.

word
Quando cheguei aqui em 2007 e fui trabalhar em um órgão do governo japa, realmente fiquei assustada com o que vi. Primeiro, até fiquei feliz porque tinha um laptop em cima da minha mesa, só para mim. Quando fui abrir, me deparei com o Windows 98 ou alguma versão anterior. Tudo bem, mas no Brasil em casa, eu já usava uma versão mais avançada. O segundo susto se deu quando fui escrever meu primeiro texto. – Cadê o word?? – Word?? Não, não. Só temos Ichi Tarou. – Quem??
ichitarou2
Caros leitores…ichi tarou é um programa que eles acham que é bom e acham que substitui o word. Eu hoje até sei usar, mas acho uma bela porcaria. Mas, não sei porque cargas d água eles usam esse treco em todos os locais onde eu já trabalhei!!!Eu achei que fosse coisa lá do interior, já que na época eu estava num local bem remoto do Japão, mas não! 2 anos depois fui para a Secretaria de Educação do Estado e…lá estava o ichi tarou!Nooooooooooo!
Depois de pedir com jeitinho, eles arranjaram uma pessoa para instalar o Office no meu laptop. Arigatou gozaimashita.
Aliás, outro susto foi ver que o laptop que cada um usava era suuuper antigo, daqueles pesadões, estilo o que eu comprei na minha primeira vinda ao Japão em 2000!!!!

benza
E os banheiros??? Você sabe que aqui no Japão nós temos aquelas privadas tecnológicas, que sai jato pra tudo que é lado e limpa até o ouvido, se bobear! Mas, onde estão estas privadas??? Nas grandes lojas do ramo, porque na maioria das repartições públicas elas são existem ainda. Recentemente, há coisa de 2 meses, inauguraram a primeira privada que esquenta o popô, lá no banheiro de uma das escolas que eu trabalho. Mas, é do estilo mais simples e, o resto dos banheiros continua sendo estilo oriental, no chão mesmo!!!

washikitoirewashikitoire2
E, na primeira repartição do governo onde trabalhei, não tinha privada estilo ocidental. Só mesmo oriental. Eu, que nunca tinha feito número 1 e nem 2 ali, passei um perrengue! Primeiro, consegui fazer, pelo menos o número 1. Mas, o 2, não conseguia. E, como passava mais de 8 horas lá, eu acabava prendendo quando dava vontade. Resultado: Fiquei com uma prisão de ventre do caramba e fui parar no hospital para uma lavagem intestinal. Eca!

Quando souberam que tudo isso por causa da minha falta de prática com o banheiro oriental, imediatamente liberaram para que eu usasse o banheiro para deficientes, que era o ÚNICO que tinha privada estilo ocidental!Ó, Senhor!
No próximo post eu continuarei contando para vocês aquilo que nunca lhe contaram sobre a terra do Jaspion, Dragonball, Naruto e outros.
Um abraço e até a próxima!

Tabibito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s