Estudar no exterior – Parte 1
Um dos grandes sonhos que eu tinha desde criança era conhecer a Ásia, mais especificamente o Japão, sonho o qual realizei aos 20 anos de idade. Porém, todos nós sabemos que vir para o Japão para estudar não é algo barato e que nem todas as famílias podem bancar isso para seus filhosainda que queiram. Na minha casa, não era diferente. Então, já que não ia rolar mesmo, o jeito era meter a cara nos estudos e me candidatar para alguma bolsa de estudo que me mandasse para cá. E, foi o que eu fiz.
Quando fiquei sabendo que o governo japonês oferecia bolsas de pesquisa, graduação e outros, eu decidi que ia conseguir uma bolsa dessas e viria ao Japão. Claro que não foi fácil. Estudei muito e lembro que na época da prova, larguei até o curso preparatório do Toefl para me dedicar exclusivamente ao estudo da língua japonesa + faculdade. E, graças a Deus, o esforço foi recompensado. Desde então, eu incentivo todo mundo a tentar essas (e outras) bolsas de estudo.
Na época que eu comecei a estudar japonês, o Japão ainda dominava a Ásia e não se falava muito da China, Cingapura ou Coréia. Mas hoje, além das que o Japão oferece, há inúmeras bolsas de estudos oferecidas por estes outros países. E, é sobre isso que eu quero falar hoje.
A parte das bolsas do governo japonês eu vou deixar para o próximo post, já que vai ficar bem extenso.
Coréia do Sul
Um dos destinos que tem atraído os brasileiros é a Coréia. Na verdade, até uns anos atrás eu nem sabia que o governo coreano oferecia bolsas integrais de estudo. Mas, descobri através do blog de um rapaz brasileiro que estudava lá, o qual está na lista abaixo (de prosa na coreia). Hoje em dia já tem tantos brasileiros estudando em universidades coreanas, que eles já tem até um site!
http://deprosanacoreia.blogspot.jp/
http://www.dce.mre.gov.br/oportunidades/Coreia/KDIS01.jpg
No link abaixo você vai encontrar mais informações sobre como funciona este sistema de bolsas do governo coreano e o que deve fazer parase candidatar. O vídeo foi feito por uma menina chamada Jéssica, bolsista do governo coreano.
Jéssica na Coréia
Se você sonhava em vir ao Japão mas não passou em nenhuma bolsa, não desista e tente as bolsas do governo coreano. Assim, indo ara a Coréia, poderá realizar seu sonho de conhecer o Japão, também, já que com menos de 2 horas de vôo você já chega lá!
China
E a China? De uns 10 anos para cá aumentou demais o número de pessoas interessadas em aprender mandarim e em estudar ou trabalhar na China. Se eu estivesse no Brasil, com certeza, eu ia tentar uma bolsa para estudar na China ou Singapura. Sem dúvidas! O governo chinês também oferece bolsas de estudo para diversas áreas. Se você é estudante de mandarim e quer aprender de vez o idioma, também já tem uma bolsa só para estudantes de mandarim. Interessante,não? A China tá tão na moda no Brasil, que foi o país mais fácil de encontrar links e informações para postar aqui.
http://www.estudenachina.com.br/cursos/
http://www.study-china.org/estudar-na-china.html
http://www.oas.org/en/scholarships/china.asp
http://www.oas.org/en/scholarships/china2012/OAS-CHINA_Announcement_2012.pdf
http://guiadoestudante.abril.com.br/exterior/materia_404311.shtm
http://blog.dwbrazil.com.br/tag/estudar-na-china/
http://br.china-embassy.org/por/whjl/t894412.htm
http://dicamatica.blogspot.jp/2012/02/suecia-bolsas-de-estudo-de-licenciatura.html
Vídeos
Brasileiros que vão para a China estudar mandarim
Mandarim no Brasil
Estudantes brasileiros na China
Brasileiros em Pequim
E aí? Se animou para tentar alguma dessas bolsas? No próximo post eu vou falar mais sobre bolsas para outros países da Ásia. Um abraço e até a próxima!!!
Se você já foi bolsista de alguns dos programas citados acima, mande seu depoimento pra gente!Basta escrever para:
juinjapansince2007@gmail.com